História 6º ano.  Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Advertisements

O que pesquisa o historiador
Calendários.
Introdução ao estudo da História
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Lição da Escola Sabatina 03 de Julho a 09 de Julho.
II UNIDADE.  Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos.
Realizando Sonhos O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. É o que.
O TEMPO Relatividade Instrumentos e unidades de medida Calendários Linha do tempo historiamelao6. wordpress.com.
Lição da Escola Sabatina 21 de Julho a 27 de Agosto.
A Evolução da Comunicação Trabalho elaborado por: Jéssica Jubilado.
CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
O TEMPO E A HISTÓRIA.
MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS
1. Evangelismo Pessoal: Áreas para Discussão:
Meios de Comunicação em massa.
Jesus Cristo vem e você vai para onde?
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
O que pesquisa o historiador
EVANGELISMO QUE FUNCIONA
Exercício do descanso 26 DE AGOSTO DE 2017
A "origem" do Universo e do homem
História Cruzadas Ciência medieval
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula 02
Vigília Pascal.
FILOSOFIA GREGA.
HISTÓRIA Professora Marta Cibele
Medidas de Tempo.
#SQN. #SQN O que você seria capaz de fazer para ter o seu nome conhecido em todo o mundo? O que é necessário para se tornar famoso e ter seu nome lembrado.
Ordenação de Anciãos.
Colégio Maria Imaculada
Orientações ao professor
Capítulo 1: Tempo e história Professora: Arluce Dantas Bezerra.
A PÁSCOA NA VISÃO ESPÍRITA
OS ESCOLHIDOS Lição 11 para 16 de dezembro de 2017.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Realizando Sonhos. Realizando Sonhos O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear.
A estruturação da personalidade
Primeiramente a História não pode ser compreendida como uma repetição de acontecimentos, já que os acontecimentos são protagonizados por sujeitos pertencentes.
O LUGAR E A PAISAGEM PROFª LUCIENE “ O CENTRO DO MUNDO ESTÁ EM TODO LUGAR.O MUNDO É O QUE SE VÊ DE ONDE SE ESTÁ”. MILTON SANTOS.
QUARESMA.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
As primeiras manifestações religiosas.
FONTES HISTÓRICAS E O TRABALHO DO HISTORIADOR
Introdução aos estudos Históricos
O TEMPO E A HISTÓRIA.
APRENDENDO A NASCER COM UM NOVO DIA... LIGUE O SOM.
1º DOMINGO DO ADVENTO.
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
Bençãos e expectativas

Lembrança.
Roma: origens de um império
Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes
DANDO OS PRIMEIROS PASSOS
Roteiro: 22/02/2019 Aulas 9 e 10 – Fontes Históricas e o Ofício do Historiador Objetivos: Estudar diferentes tipos de fontes históricas e como elas contribuem.
Música: Catedral- Cassia Eller
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
HISTÓRIA 2018 poder 1.a Série ENSINO MÉDIO.
2ª Semana VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO.
Técnicas de Apresentação
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

História 6º ano

 Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país.  Quando alguém nos conta algo, colocando os acontecimentos em ordem, está contando uma história. Toda vez que contamos uma história, estamos dando sentido a um acontecimento.

História é formada pelas ações humanas ao longo do tempo. Somente o ser humano tem a capacidade de transformar sua vida e a vida dos outros. O ser humano faz história agindo sobre a natureza e relacionando entre si. Estamos sempre fazendo história. Nossa maneira de atuar no presente com certeza irá influenciar o futuro.

 Os historiadores são os especialistas que estudam a história.  Para recuperar e interpretar o passado eles utilizam documentos (fontes históricas).  Vestígios podem ser: textos (livros, cartas, documentos oficiais, etc.); imagens (pinturas, fotografias, desenhos e filmes); sons (depoimentos pessoais, músicas, etc.); objetos (utensílios, adornos, etc.).

 Veja o exemplo:

O tempo tem um papel importante em nosso estudo. Vamos conhecê-lo melhor? Formas de dividir e marcar o tempo:  Segundos;  Minutos;  Horas;  Dia;  Noite;  Mês;  Ano;  Estações, etc..

 Os mesopotâmicos dividiam o dia em 12 partes e se iniciava ao meio dia;  Para os judeus o dia começa no pôr do sol;  Outros povos, chegaram a estabelecer que o início do dia era quando o sol aparecia, e alguns nem se preocupam com isso.

Foi observando a natureza e suas mudanças que os homens estabeleceram a duração das horas, dos dias, das noites, dos meses e das estações. Alguns calendários antigos são ainda hoje utilizados, como o calendário CRISTÃO, o MUÇULMANO, o JUDEU e o CHINÊS.

 Cristão: o ano 1 começa segundo o nascimento de Cristo – (a.C. – d. C.), também é comum usar a sigla a. D., do latim anno Domini, que quer dizer ano do Senhor.  Judaico: o 1 ano começa com criação do mundo, que segundo a Bíblia, ocorreu há a. C..  Muçulmano: o ano 1 foi a partida de MAOMÉ de Meca para a Medina. O ano corresponde ao ano 622 do calendário cristão.