Centrifugação e Eletroforese

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar.
Advertisements

Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
Fluxo de energia Primeira Lei da Termodinâmica Energia: capacidade de realizar trabalho.
Aula 2: Revisão Denise Weiss. Termodinâmica É uma ciência que estabelece os conceitos para explicar os fenômenos físicos de transferência de energia térmica,
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 15. Estática.
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
Livro 3 - Capítulo 5 HIdrostática.
Normas regulamentadoras (NR-19 / NR-20)
Prof. Edi A célula.
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
Disciplina: Máquinas de Fluxo
Capítulo 4 Equação de energia para regime permanente.
OSCILAÇÃO SISTEMA MASSA – MOLA Pêndulos
Cap. 05 – Movimento Circular Professor: ISRAEL AVEIRO
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
ONDAS Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
Aulas Multimídias – Santa Cecília
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
Processos de separação
ESTATÍSTICA AULA 11 Modelos probabilísticos mais comuns – Unidade 7
Sistemas de Controlo: Realimentação
Fundamentos de Mecânica
Aluno: Arthur victor mezadri 2º m03
Estudando para o ENEM de forma Invertida.
Energia e Tipos de energia
Processos de separação de misturas
Fundamentos de Eletricidade
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
TERMODINÂMICA.
CROMATOGRAFIA - Histórico
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
Perfil de Velocidade em Escoamento Pulsátil
ELETRICIDADE.
Escoamento Laminar e Turbulento
Prof. Klecius Celestino
Transporte celular.
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Professora: Ellen Lima
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Hidrodinâmica 12º ano.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Movimento Circular Uniforme
SEPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS
SEPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Interações e movimentos
Processo de Separação de Misturas
SEPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Movimento Circular TIO ROSY.
ESTERILIZAÇÃO Preparo de meio Esterilização de meio.
SENSORES EM LINHA PARA PROPRIEDADES CELULARES
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA
Movimento Circular.
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
SEPARAÇÃO DE PROTEINAS POR CROMATOGRAFIA
Lei Fundamental da Hidrostática
Características físicas do estado gasoso
Mestrado Profissional em Física Médica
Desenho Aplicado à Automação e Controle
SEPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS
O Movimento Circular Prof. Rodrigo.
Primeira atividade do curso de Hidráulica básica.
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
Movimento Circular Ednilson Oliveira.
OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Centrifugação e Eletroforese Monitoria – Biofísica 01

Eletroforese

Centrifugação

O que é centrifugação? É um processo de separação em que a força centrífuga relativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. É usada em diferentes aplicações laboratoriais, industriais e domésticas. Realizar a centrifugação é acelerar o processo de decantação. Se o objectivo for separar rapidamente o sólido de um líquido, podemos submeter a mistura a uma centrífuga. Ela vai girando em alta velocidade e depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas.

Técnica de centrifugação Em geral, as misturas de interesse são introduzidas em tubos de diferentes tamanhos, que são dispostos num rotor de centrífuga. As centrífugas estão normalmente adaptadas para a utilização de diferentes tipos e tamanhos de rotores, conforme a velocidade e aplicação desejadas.

Técnica de centrifugação Quando uma suspensão de partículas é centrifugada a sedimentação das partículas é proporcional à força aplicada. As propriedades da solução também irão interferir na taxa de sedimentação. Qualquer corpo ou partícula que apresente um movimento circular uniforme está submetido a uma força centrípeta, que tem como referência, o centro da trajectória circular que a partícula descreve, e pode ser representada pela relação:

Técnica de centrifugação Quando uma suspensão de partículas é centrifugada a sedimentação das partículas é proporcional a força aplicada. As propriedades da solução também irão interferir na taxa de sedimentação. Qualquer corpo ou partícula que apresente um movimento circular uniforme está submetido a uma força centrípeta, que tem como referencia, o centro da trajetória circular que a partícula descreve, e pode ser representada pela relação: Fc = m . ac = m .v2/r , onde: m = massa do corpo ac = aceletração centripetal v = velocidade r = raio de rotação

Fatores que influenciam Viscosidade da massa Concentração da massa Tamanho e regularidade dos cristais Rapidez da aceleração Força centrífuga: velocidade / diâmetro Tempo de friagem e descarga

Princípios básicos de sedimentação Ao planejar um protocolo de centrifugação é importante ter em mente que: Quanto mais densa a estrutura biológica, mais rapidamente ela sedimenta num campo centrifugo. Quanto mais massiva a partícula biológica, mais rapidamente ela se move num campo centrifugo Quanto maior o coeficiente de fricção, mais lentamente a partícula vai se mover. Quanto maior a força centrifuga, mais rapidamente a partícula sedimenta. A velocidade de sedimentação de uma dada partícula será zero quando a densidade da partícula é igual a do meio ambiente.

Aula prática

Aula prática As técnicas que permitem o fracionamento celular e a obtenção de frações relativamente puras de organelas contribuíram muito para o desenvolvimento da biologia. As organelas são separadas pela centrifugação de um homogeneizado de células em que as membranas plasmáticas são rompidas.

Cuidados a ter com a centrífuga Verifique se o rotor correto está sendo usado e se ele está corretamenteinstalado no eixo. Verifique se o rotor está preso antes de iniciar. Equilibre a carga no rotor - cada tubo necessita de um tubo de equilíbrio no compartimento oposto, com o mesmo volume de fluido;   Verifique se você está usando o tubo de centrífuga apropriada para o trabalho - eles podem se romper a uma velocidade muito alta. Você vai precisar de tubos especiais para altas velocidades de centrifugação.