UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
Lucas Rhuan Fischer Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
MIDDLEWARE PARA FORNECIMENTO DE SERVIÇO DE SEGURANÇA EM CONFORMIDADE COM A ISO/IEC Bruno Castellani Gucowski Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
SISTEMA PARA AUXILIXAR NO GERENCIAMENTO DA ONG SOCIEDADE CASA DA ESPERANÇA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Arã Mahatma.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA MONTAGEM DE CARDÁPIOS NUTRICIONAIS Natasha Zimmermann Orientador:
APLICAÇÃO DA TÉCNICA RBC NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SUPORTE AOS CLIENTES DA EMPRESA MULTITHERM SISTEMAS E AUTOMAÇÃO JOÃO RODRIGO DA SILVA ORIENTADOR:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Fernando Welter Orientador: Paulo Roberto Dias Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Operacionalidade.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
PLUGINS PARA TESTES AUTOMATIZADOS DE CONFORMIDADE COM A NORMA ISO/IEC Dionei Herkenhoff Orientador: Paulo Fernando da Silva.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
Universidade Regional de Blumenau Curso de Sistemas de Informação Mateus Viel Prof. Cláudio Ratke, Orientador WORKCONTROL – FERRAMENTA DE APOIO AO ATENDIMENTO.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mayara Barbieri.
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
Automatização do processo decisório na geração do EFD Contribuições: uma solução baseada em RBC Alex Vilmar Silveira Orientador: Prof. Rion Brattig Correia.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.
FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE ARTEFATOS EM PROJETO DE MELHORIA NO PROCESSO DE TESTES. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
GERENCIADOR DE INSTALAÇÃO DE ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS
GERAÇÃO DE CÓDIGO PARA A MÁQUINA VIRTUAL DE RÓTULOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOFTWARE DE APOIO AO PROCESSO DE REVISÃO POR PARES APLICADO NUM SISTEMA COMERCIAL Camila Kleine Prof. Everaldo A. Grahl, Orientador

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Desenvolvimento e Especificações do sistema 4. Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

INTRODUÇÃO Devido a preocupação das empresas de software em garantir a qualidade do seu produto, a procura de apoio para gerenciar o seu desenvolvimento vem aumentando. O CMMI é um modelo desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI), que possui como objetivo principal guiar as organizações a conhecerem e melhorarem seus processos de software.

A empresa Senior Sistemas situada em Blumenau – SC, percebeu essa necessidade em seus processos e implantou o CMMI. Ao obter o nível 3 de maturidade, surgiu a necessidade de padronizar e definir procedimentos e métodos. Padronizar a codificação do sistema Sapiens através de revisão por pares.

OBJETIVO Desenvolver um software de apoio ao processo de revisão por pares que permita o gerenciamento na codificação do Sistema Sapiens. * Disponibilizando uma lista de verificações; * Relatórios de acompanhamento das revisões; * Atendendo as metas estabelecidas pelo CMMI.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O CMMI é um modelo de orientação que tem como objetivo eliminar as inconsistências durante o processo de desenvolvimento de software. - Dividido por 4 categorias: Gerência de processo, Gerência de Projeto, Engenharia e Suporte.

- Metas: resultado que deve ser alcançado - Práticas: atividades devem ser realizadas para atingir essa meta. - Representação Estagiada: 5 níveis, conjunto áreas. - Representação Contínua: 6 níveis, seleciona ordem.

O objetivo da verificação é garantir que o software, ou um determinado processo do mesmo, esteja sendo implementado ou aplicado corretamente.

Revisões são focadas em especificações de requisitos, projetos e código fonte e podem variar em grau de formalidade do informal ao formal.

Metas e práticas da Verificação

No processo de revisão por pares deve ser definido: Papéis: autor dos artefatos, revisor e o coordenador. CheckList: focar a atenção do revisor num conjunto pré-definido de questões. -Critérios de Saída: resultados e ações devem ser monitorados com os dados gerados. *Sugestões de Melhorias e Não Conformidades.

Sistema Atual - Lista de verificação mantida em planilhas Excel. - Ambiente de revisão executado em um sistema Help-Desk sem recursos para gerenciamento. - Sem compartilhamento de informações.

Fluxo Atual

CheckList e Sugestão de Melhorias

Trabalhos Correlatos Ebertz desenvolveu o “Protótipo de Apoio ao Processo de Verificação Baseado na Norma ISO/IEC 12207”, que é um sistema de apoio ao processo de verificação. Junkes desenvolveu o “Software de Apoio ao Processo de Auditoria Segundo Normas de Qualidade”, que tem como objetivo auxiliar o processo de auditoria de sistemas. Filappi desenvolveu um modelo de avaliação de qualidade de abrangência ampla. E um estudo sobre as técnicas de inspeções e revisões de software, destacando um estudo sobre a ferramenta web IBIS.

DESENVOLVIMENTO E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA Principais Requisitos Funcionais Manter: usuário; itens de verificação; tipos de defeito; não conformidade; sugestão de melhoria; tarefa de revisão; consulta da revisão efetuada; revisão. Emissão: relatório de itens de verificação; relatório mensal de revisões. .

Requisitos Não Funcionais

Diagrama de Caso de Uso

Diagrama de Atividades

Técnicas e Ferramentas Utilizadas Ferramenta desenvolvimento: Delphi 7 - linguagem Object Pascal. Banco de dados: MySQL 5.5.8. Gerenciador do Banco de Dados: MySQL-Front 5.1

OPERACIONALIDADE DO SISTEMA Tela inicial com a opção de login

Tela inicial com perfil de administrador

Tela de revisão

Informações extraídas do sistema Help-Desk

Consulta da Revisão efetuada

Relatório dos Itens de Verificação

RESULTADOS E DISCUSSÕES

CONCLUSÃO A melhoria da qualidade de um produto de software é obtida quando se elimina as causas que geram os defeitos, e a redução destes defeitos vem acompanhado da redução de custos e de re-trabalhos. Disseminação do conhecimento; A padronização alcançada; O gerenciamento e controle de informações; Adoção de um processo com base em um modelo que já é aplicado na empresa, o CMMI. Objetivos atingidos; Conhecimentos pessoais agregados;

EXTENSÕES controle do tempo nas revisões; adaptação para novos tipos de revisões e grupos de trabalho; versão em ambiente web; abrangência nos itens de verificação; anexar figuras e texto na revisão; envio de instruções por e-mail.

DEMONSTRAÇÃO DA FERRAMENTA