PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Advertisements

Política Nacional de Atenção Básica Situação e Perspectivas Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Brasília,
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Sete Lagoas Dilma Luiza Jorge Schwenck Secretária Municipal de Assistência Social.
VISITA DOMICILIAR. INTRODUÇÃO Também denominada Assistência Domiciliar (AD) é praticada desde a antiguidade ; Atendimento prestado no domicílio por profissionais.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
SUS Marco histórico de surgimento do SUS: VIII Conferência Nacional de Saúde (1986) Saúde com direito de todos, Equidade e Integralidade das ações de.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Especialização em Saúde da
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Qualificação da Atenção a Hipertensos e a Diabéticos Usuários da Unidade Básica de Saúde de Carrapichel em Senhor do Bonfim-BA Ricardo Bruno Macedo Tavares.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
O ACESSO AO SUS PELAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
Diagnóstico da Cidade de São Paulo e Estratégia
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA DO ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA.
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 3 Ampliação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Núcleo de Saúde Coletiva
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Sistema Único de Saúde SUS
São Paulo das Missões, RS
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
SAÚDE DO TRABALHADOR ENFERMEIRA GRAZIELA DA SILVAZ MOURA.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ População: 128
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
Ministério da Saúde - Brasil
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Longitudinalidade Continuidade do Cuidado. Atenção Primária ATENÇÃO BÁSICA  Conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a.
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA

No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. As Unidades Básicas de Saúde – instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem – desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade. PNAB – Política Nacional de Atenção Básica

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. PNAB – Política Nacional de Atenção Básica

Atribuições do Agente Comunitário de Saúde:

II - Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

III - Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

IV - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

V - Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.

VI - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

VII - Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas;

VIII - Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças; e ao acompanhamento das pessoas com problemas e das condicionalidades do Programa Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe. É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

 Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde,  Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada na íntegra na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde:  Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, 2017 Referências