SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia
EXERCÍCIOS RESULTADO.
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
III ENCONTRO NACIONAL DE VISA EM ALIMENTOS
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO DOS SLIDES Assinatura Termo de Ajuste de Conduta - TAC Atribuições de cada instituição Penalidades Produtos derivados do leite Metodologia.
cve Coordenação de Vigilância Epidemiológica
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Questionário de Avaliação Institucional
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Renda até 2 SM.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
PARA NO ESTADO DO PARANÁ DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 01.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Projeto Agilizar Licitações
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA – GGTOX GERÊNCIA GERAL.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais Gerência de Vigilância Sanitária em Alimentos

PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA)  Minas Gerais: 2001  Desafio: perigos químicos  Divulgação: reunião supermercados, VISA, IMA, ANVISA e MP/PROCON Estadual (análise de orientação)

Programa PARA Resultados das amostras coletadas em Minas Gerais a a

% 9% 26% 5% 5% 44% 27% 17% (%) FIGURA 1 Número de amostras analisadas e % de resíduos de agrotóxicos detectados em situação irregular, em 2002

96 11% % (%) FIGURA 2 Número de amostras analisadas e % de resíduos de agrotóxicos detectados em situação irregular, em 2003

FIGURA 3 Número de amostras analisadas e % de resíduos de agrotóxicos detectados em situação irregular, em % 26% 71% 10% % % 21 Amostras com resíduos em situação irregular (%) Amostras analisadas

Priorização da cultura de morango, considerando:  Laudos analíticos do PARA  Dados do IMA/MG: contaminação de morango  2003: a produção do Estado foi superior a 40 mil toneladas, sendo comercializado para SP (42%), RJ (30%), BH (13%) e áreas de produção (15%)  Comercialização 2003 no CEASA/MG: superior a 3 mil toneladas

PROJETO DE CONTROLE DE AGROTÓXICOS EM MORANGO  Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. (CEASA/MG)  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA/MG)  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/MG)  Secretaria de Saúde do Estado de MG (VISA e Saúde Trabalhador)  Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de MG (FAEMG)  Agência Nacional de Vigilância Sanitária  Participação do Ministério Público

PROJETO DE CONTROLE DE AGROTÓXICOS EM MORANGO  Vigência: junho 2004 a dezembro 2006  Selecionados 5 municípios Sul MG: 80% produção

PROJETO DE CONTROLE DE AGROTÓXICOS EM MORANGO 1 OBJETIVO GERAL 1 OBJETIVO GERAL Implementar ações para sensibilizar e provocar mudanças de comportamento nos produtores de morango quanto a importância da segurança no uso dos agrotóxicos e sua relação com a saúde dos trabalhadores rurais, dos consumidores e do meio ambiente Implementar ações para sensibilizar e provocar mudanças de comportamento nos produtores de morango quanto a importância da segurança no uso dos agrotóxicos e sua relação com a saúde dos trabalhadores rurais, dos consumidores e do meio ambiente

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Reduzir os riscos de acidentes e de contaminação de trabalhadores que aplicam agrotóxicos e afins  Reduzir a contaminação por resíduos de agrotóxicos em desacordo com a legislação  Criar competitividade e condições para a implementação da Produção Integrada de Morango em Minas Gerais  Melhorar a rastreabilidade do produto, cumprindo a Instrução Normativa Conjunta MAA/ANVISA/MIC Nº 009 de 12 de novembro de 2002

2 PÚBLICO ALVO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA 2 PÚBLICO ALVO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA Produtores e trabalhadores rurais de Minas Gerais que cultivam morango nos municípios de Pouso Alegre, Barbacena, Alfredo de Vasconcelos, Bom Repouso e Estiva Produtores e trabalhadores rurais de Minas Gerais que cultivam morango nos municípios de Pouso Alegre, Barbacena, Alfredo de Vasconcelos, Bom Repouso e Estiva

3 AÇÕES PROPOSTAS E RESULTADOS (1) AÇÕES PROPOSTAS  Encaminhar os laudos do Programa PARA/ANVISA para a coordenação do projeto (CEASA/MG)  Responsável: VISA/MG  Capacitar profissionais da Saúde (PACS/PSF)  Responsável: SES/MG (Saúde do Trabalhador)

3 AÇÕES PROPOSTAS E RESULTADOS (2) AÇÃO PROPOSTA  Realizar Seminários nos municípios selecionados  Responsáveis: IMA, EMATER-MG, CEASA-MG, FAEMG e SES/MG Participação do Ministério Público Participação do Ministério PúblicoRESULTADO  05 seminários realizados (2004)

3 AÇÕES PROPOSTAS E RESULTADOS (3) AÇÕES PROPOSTAS  Capacitar produtores e trabalhadores rurais  Responsáveis: FAEMG/SENAR RESULTADO  05 cursos técnicos: município de Alfredo de Vasconcelos (2005)  05 encontros técnicos (2005)

3 AÇÕES PROPOSTAS E RESULTADOS (4) AÇÕES PROPOSTAS  Elaborar 01 Boletim Técnico sobre a cultura e material informativo para produtores e trabalhadores rurais  Responsável: CEASA/MG RESULTADO  Elaboração de material informativo e 01 boletim técnico sobre a cultura (2005)

3 AÇÕES PROPOSTAS E RESULTADOS (5) AÇÕES PROPOSTAS  Aplicar, por amostragem (10%), questionários junto a produtores e trabalhadores rurais dos municípios selecionados  Responsáveis: EMATER-MG e IMA RESULTADO  Aplicação de questionários em 206 produtores de morango dos municípios selecionados (2005)

FIGURA 4Grau de escolaridade dos entrevistados, em 2005 FIGURA 4 Grau de escolaridade dos entrevistados, em % 15% 14% 206 7%

FIGURA 5Ao comprar agrotóxico, verifica se está registrado para FIGURA 5 Ao comprar agrotóxico, verifica se está registrado para a cultura, em %

FIGURA 6Período do dia em que faz as aplicações, em 2005 FIGURA 6 Período do dia em que faz as aplicações, em % 20%19%

FIGURA 7Local onde lava o equipamento, em 2005 FIGURA 7 Local onde lava o equipamento, em % 22% 13%

FIGURA 8Destino das embalagens vazias, em 2005 FIGURA 8 Destino das embalagens vazias, em % 28%

FIGURA 9Se é feita a tríplice lavagem das embalagens, em 2005 FIGURA 9 Se é feita a tríplice lavagem das embalagens, em % 13% 12%

FIGURA 10Se tem conhecimento da Lei de destinação das embalagens vazias, em 2005 FIGURA 10 Se tem conhecimento da Lei de destinação das embalagens vazias, em % 8%

3 AÇÕES PROPOSTAS E RESULTADOS (6) AÇÕES PROPOSTAS  Analisar 03 amostras de morango por semana, 72 amostras/ano e 216 amostras/projeto para verificação dos níveis de resíduos dos agrotóxicos (análise fiscal)  Responsáveis: IMA RESULTADO  Análise de 100 amostras de morango, coletadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (2004/2005)

Município AnalisadaIrregular * (%) AnalisadaIrregular * (%) Pouso Alegre (26%) Estiva1-163 (19%) Bom Repouso (43%) Barbacena136 (46%)104 (40%) A. Vasconcelos 108 (80%)83 (37%) Total3314 (42%)6723 (34%) Amostra TABELA 1 Número de amostras analisadas, por município, e % de resíduos de agrotóxicos detectados em situação irregular, em 2004 e 2005 de agrotóxicos detectados em situação irregular, em 2004 e 2005 * Resíduos acima do LMR e de uso Não Autorizado

3 AÇÕES PROPOSTAS E RESULTADOS (7) AÇÕES PROPOSTAS  Fiscalizar as propriedades rurais que apresentarem resíduos de agrotóxicos em desacordo com a legislação  Responsável: IMA /parceria MP RESULTADO  Fiscalização pelo IMA nas propriedades que apresentaram amostras com irregularidades (resíduos acima do LMR e de uso Não Autorizado e instauração de Processos Administrativos

MUITO OBRIGADA PARCEIROS DO PROJETO DE CONTROLE DE AGROTÓXICOS EM MORANGO SES/MG: CEASA/MG: IMA/MG: EMATER/MG: FAEMG: