Fazer acontecer! O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil “Porque há distância entre intenção e gesto...” Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br
BLOG http://oglobo.globo.com/blogs/inteligenciaempresarial/
AGENDA Sociedade do conhecimento e o Brasil E o setor Público? Como “fazer acontecer” ?
Fonte: Institut for the Future Contexto Exportações EUA Fonte: Institut for the Future http://www.iftf.org
Conhecimento: o novo motor da economia Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker
O que queremos ser ? TERRA CAPITAL TRABALHO CONHECIMENTO ?
2 principais produtos da pauta de exportações Peso do conhecimento 2 principais produtos da pauta de exportações Complexo Soja: $ 7 bi Ferro: $ 3 bi $ 20 / ton 1 Kg = $ 0,02 1 Kg = $ 0,2 $ 191 / ton
Peso do conhecimento CEM MILHÕES DE VEZES!!!! 1 Kg = $ 0,2 1 Kg algodâo colorido = $ 0,5 1 Kg roupa = $ 15 1 Kg moda = $ 90 1 Kg = $ 20.000.000 CEM MILHÕES DE VEZES!!!!
O peso do conhecimento
O que queremos ser?? Exportador de commodities / importador de produtos intensivos em conhecimento; “execução” Produtor de produtos e serviços de alto valor agregado; “concepção”
Projetos inovadores estão pondo em cheque monopólios FATOS A Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários Projetos inovadores estão pondo em cheque monopólios
Como se “produz” riqueza? 1 para 1 1 para muitos
De Gutemberg para cá o “um para muitos” se sofisticou.....
Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) Um cacique diz o que todos devem aprender, ler, ouvir, ver... MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS
“WEB 2.0”: MUITOS PARA MUITOS NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT
Inteligência coletiva Vacina contra paralisia infantil Vacina contra AIDS, câncer?
A Internet antes era considerada: A Internet agora assumiu: Mudança de conceito A Internet antes era considerada: A Internet agora assumiu: Convergência de pessoas Convergência de mídias O primeiro meio muitos para muitos Mais um meio de um para muitos Mais um meio de comunicação Um meio de interação do ser humano
Por que eclodiu agora As fases: “Web 2.0” “Web 1.0” Características Da web 2.0 para...?? (projetos assumidamente voltados para o muitos para muitos) Início dos projetos de Inteligência Coletiva de forma efetiva (2005 - ) “Web 2.0” Da entrada da Internet comercial à chegada da web 2.0 (insistência na repetição do modelo um para muitos) e difusão da banda larga. Povoamento (1995-2005) Do âmbito acadêmico à entrada da Internet comercial Formação (1960-1995) “Web 1.0” Características Fases Etapas Fases do Ambiente de Rede (Internet, Intranets e Extranets) As fases:
Sociedade Industrial terra, capital, trabalho, energia, matéria-prima Produção em massa; escala; bens tangíveis; Mão de obra; “Todo mundo pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto” EXECUÇãO
Sociedade do Conhecimento terra, capital, trabalho, energia, matéria-prima e CONHECIMENTO Personalização; bens intangíveis; Trabalhador do conhecimento; Visão sistêmica CONCEPÇãO Como impacta gestão pública?
AGENDA Sociedade do conhecimento e o Brasil E o setor Público? Como “fazer acontecer” ?
E o setor público? Prefeitura e a dengue... Tapar buraco Escola Em 2006, despesas globais da Câmara e do Senado (incluindo folha de pagamento, compra de materiais e viagens de funcionários) R$ 6,1 bilhões X FUNDEB: Em quatro anos, o investimento federal será crescente até chegar a R$ 4,3 bilhões anuais em 2009 Judiciário: preciso falar alguma coisa???
Como fazer acontecer? Visão sistêmica Mudar o modo de ver... Operacionalizar a mudança (Ação) Ter estratégia Mudança cultural
(1) Ter estratégia (1) Ter estratégia!!! EXECUÇÃO CONCEPÇÃO? ou automobilística Laranja Ferro Indústria Naval Biotecnologia / agronegócios Soja Química TV Digital EXECUÇÃO CONCEPÇÃO? ou Celular Software Gado Aeroespacial Biodiesel Construção civil Eletro-eletrônica Petróleo / Energia Cultural / Turismo / Entretenimento Computadores Cimento Siderurgia Papel e celulose
“Sociedade do conhecimento não é para nós !” (2) Mudança cultural! 1o MITO: “Sociedade do conhecimento não é para nós !” (superar) Complexo de inferioridade
Mito 1 Quem tem 25 anos ? 1980 Hoje: Qual o “segredo” ??? Não estava entre 50 maiores PIB Qual a “riqueza natural” ??? Hoje: 13o PIB (à frente do Brasil) Renda per capita 3 vezes maior que o Brasil Qual o “segredo” ???
Patentes depositadas EUA Quadro Comparativo Coréia – Brasil Coréia: Analfabetismo (2001): 2,2% 100% de jovens na escola (1990) 70% na Universidade (2001) Patentes depositadas EUA 1980 2000 BRASIL 24 98 CORÉIA 8 3314
Mito 2: Não estamos parados! Escolaridade Ensino Fundamental 1990-86% 2001-97% Ensino Médio 1990–15% 2001–71% IDH (saúde, educação e renda) 1995-0,64 2000-0,757 Inflação 1994-1082% 2005- 5.69%
Índice de Competitividade global Mas estamos ficando para trás... Mito 2: Não estamos parados! Índice de Competitividade global (IMD – International Institute of Management and Development / WEF – World Economic Forum Mas estamos ficando para trás... 2001: 45o 2002: 47o 2003: 54o 2004: 57o 2006: 59o Brasil Atrás do Chile, México, El Salvador, Uruguai, Costa Rica, ...
Falo da FAPERJ daqui há pouco... Mito 3: Não temos dinheiro Investimento em C,T&I (2005) Coréia do Sul : 3,0% Austrália : 1,5% Cingapura : 2,2% Israel : 3,5% Investimento médio p/ pesquisador TI (2000)/ U$ 1.000 EUA : $195 Canadá : $162 Japão/UK : $153 Austrália : $118 Brasil : 1,0% Brasil : $193 Falo da FAPERJ daqui há pouco...
Mito 4 : “O País só cresce se o governo reduzir gasto” Raul Velloso (Revista Indústria Brasileira – CNI) MITO!!! O Governo não gasta muito, gasta MAL!!!
Política Diagnóstico Dados/informação Mito 5 : Política Pública? Política Diagnóstico Dados/informação Ex: Educação RJ: 591.000 alunos 50.000 profs ativos 11,82 alu/prof França: 12.111.900 alunos 884.000 profs 13,70 alu/prof
Como fazer acontecer? Visão sistêmica Mudar o modo de ver... Operacionalizar a mudança (Ação) Ter estratégia Mudança cultural
Operacionalizar a mudança! Estrutura: Poder articulador Processos: foco no cidadão Ex: “Buracos”, SUS, Educação, abrir empresa, tirar diploma, ... Métricas Ambiente
Características do gestor público Raciocínio preciso, linear, cartesiano “Vai lá e faz!” Técnico “Veste a camisa” Visão sistêmica, raciocínio não linear Capacidade de análise e realização Capacidade de ouvir e interagir com o outro Vê o interesse social antes de tudo
Quem é mais importante para o Brasil? Ciep Guiomar Gonçalves Neves (Trajano de Moraes-RJ) Quem conhece o Renan Calheiros? Obrigado!!! Quem é mais importante para o Brasil?
Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br Obrigado!!! Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br Contatos: 21 2562-7843 info@crie.ufrj.br www.crie.ufrj.br