Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Letramento: um tema em três gêneros
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Avaliando a alfabetização
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ALFABETIZAÇÃO NO CICLO INICIAL
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Rotina na Alfabetização:
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
2008 Rede Estadual – SP.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Orientação Técnico-Pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Alfabetização Níveis da escrita.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Etapas de uma sequência didática
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Didática da Alfabetização
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
ALFABETIZAÇÃO.
Antecedentes Um dos problemas históricos da educação brasileira diz respeito à alfabetização de suas crianças. Os dados coletados pelo Saeb, no decurso.
Transcrição da apresentação:

Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008 PROVINHA BRASIL Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008

PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Processos complementares e inseparáveis. LEITURA + ESCRITA + ORALIDADE

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS!

A alfabetização é um processo de construção de hipóteses sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita. Para aprender a ler e escrever, o aluno precisa participar de situações que colocam a necessidade de refletir, transformando informações em conhecimento próprio e enfrentando desafios. Assim, descobrimos que ler é muito mais do que decodificar.

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Apropriação do sistema de escrita, que supõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e da escrita.

LETRAMENTO Refere-se às práticas e aos usos sociais da leitura e da escrita em diferentes contextos.

NÍVEIS Para constituir os níveis, foi feita uma análise da dificuldade das habilidades medidas no teste. Em seguida, as habilidades foram distribuídas gradativamente, desde as que estão associadas a processos cognitivos e conhecimentos básicos até os mais avançados.

NÍVEIS: Nível 1 – até 13 acertos Nível 2 – de 14 a 17 acertos Nível 3 – de 18 a 20 acertos Nível 4 – de 21 a 22 acertos Nível 5 – de 23 a 24 acertos

NÍVEIS: Cada nível apresenta novas habilidades e engloba as anteriores. Por exemplo: uma criança que alcançou o nível 3 já desenvolveu as habilidades dos níveis 1 e 2.

NÍVEIS: Importante: Esses níveis servem para mostrar em que ponto do processo de aprendizagem as crianças se encontram no momento da aplicação da Provinha Brasil e devem ser usados como referência para o planejamento de ensino e da aprendizagem.

NÍVEIS: A atenção deve ser dada às crianças que estão no Nível 1 e 2, de modo que no final do ano letivo elas atinjam, pelo menos, os níveis 3 e 4 respectivamente. Já as crianças que se encontram nos Níveis 3 e 4, as ações pedagógicas devem possibilitar que elas avancem para os níveis 4 e 5 respectivamente.

NÍVEL 1 (até 13 acertos) Os alunos se encontram em um estágio muito inicial em relação à aprendizagem da escrita. Estão começando a se apropriar das habilidades referentes ao domínio das regras que orientam o uso do sistema alfabético para ler e escrever.

NÍVEL 2 (de 14 a 17 acertos) Além de já terem consolidado as habilidades do nível anterior, referentes ao conhecimento e uso do sistema de escrita, já associam adequadamente letras e sons. Embora ainda apresentem algumas dificuldades na leitura de palavras com ortografia mais complexa, são capazes de ler, por exemplo, panela, aranha, cachorro – entre outras. São capazes de ler palavras com vários tipos de estrutura silábica.

NÍVEL 3 (de 18 a 20 acertos) Neste nível, os alunos demonstram que consolidaram a capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, conseguem ler frases com sintaxe simples (sujeito + verbo + objeto) e utilizam algumas estratégias que permitem ler textos de curta extensão.

NÍVEL 4 (de 21 a 22 acertos) Os alunos lêem textos de aproximadamente 8 a 10 linhas, na ordem direta (início, meio, fim) e de estrutura sintática simples (sujeito + verbo + objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Nesses textos, são capazes de localizar informação, realizar algumas inferências e compreender qual é o assunto.

NÍVEL 5 (de 23 a 24 acertos) Os alunos demonstram ter alcançado o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho, tendo em vista as habilidades que definem o aluno como alfabetizado e considerando as que são desejáveis para o fim do segundo ano de escolarização. Assim, as crianças que atingiram este nível já avançaram expressivamente no processo de alfabetização e letramento inicial.

INCENTIVO DOS PAIS:

Seus filhos têm de fazer O DEVER DE CASA E AS TAREFAS QUE OS PROFESSORES MANDAREM. MAS ATENÇÃO: OS PAIS NÃO DEVEM FAZER O DEVER PARA SEUS FILHOS. SE TIVEREM DIFICULDADE, CONVERSEM COM ELES E COM AS PROFESSORAS. É ASSIM QUE OS PAIS AJUDAM A CRIANÇA A APRENDER MAIS E MELHOR. LEIAM. PODE SER UM LIVRO, UMA REVISTA, UM JORNAL. PEÇAM QUE SEUS FILHOS LEIAM SEMPRE PARA VOCÊ. É IMPORTANTE CRIAR O HÁBITO DA LEITURA. Incentivem seus filhos a freqüentarem a biblioteca da escola ou da cidade. Seus filhos precisam saber que tem hora para BRINCAR, JOGAR, VER TV, PASSEAR. E ESTUDAR!

LEMBREM-SE! O SEU INTERESSE EM ACOMPANHAR OS ESTUDOS DE SEU FILHO CONTRIBUI PARA QUE ELES APRENDAM SEMPRE MAIS!