O NEGRO NA LITERATURA : Por uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros Myrna A. Valente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O Currículo na Educação Infantil
Escola Estadual Angelina J
I- Concepção de Educação
Máscaras Africanas.
XI fórum fapa - conhecimento fazendo a diferença
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
Realismo - Naturalismo
DIRETRIZES CURRICULARES
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Cristiane jonas Francisconi
Waléria Cristina Hipólito Gonçalves
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
.Charge: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva,
Atribuição de significados
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Literatura Linhas de Pesquisa
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS
A arte literária.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
LETRAMENTO E O FORTALECIMENTO DAS VIRTUDES CRUZ ALTA 2014
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
As histórias de lá para leitores daqui: os (re)contos africanos para crianças pelas mãos de escritores brasileiros Área de conhecimento: Ciências Humanas/Linguagens.
I ENCONTRO DE NÚCLEO DO PROJETO
Textos bíblicos sobre as Origens
Contadores de histórias
Universidade Federal do Amapá
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
“Um novo olhar sobre a ARTE”
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Estudo do texto “As ruínas circulares”, de Jorge Luís Borges.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
2º EM: Gilberto Freyre e Casa-grande e Senzala
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Jornalismo Cultural e Publicidade da Capital Europeia da Cultura ou o Declínio da Ética.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
O universo do cinema mudo no teatro
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Fundadora da Piraporiando
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
Problemas da Estética.
M A R K E T I N G 1ºA PROJETO DE ENSINO BERNOULLI 2009 GRUPO DE MARKETING 1º ANO A FREDERICO ELOI MATHEUS BORGES PEDRO IVO THALES MAYA TIAGO TORRES.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
Transcrição da apresentação:

O NEGRO NA LITERATURA : Por uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros Myrna A. Valente

A criação iconográfica e a representação estética no contexto da Educação manifestam vínculos com a estilização de imagens cujo traço, plasticidade e coloração , de forma que se construam imagens a partir de uma realidade social e cultural expressa ou implicitamente narrada.

O texto literário permite, dessa forma, a construção e a consolidação de valores culturais, morais e padrões de beleza reforçando “o ético e o estético” (ABRAMOVICH, 1997:36)

O padrão oferecido ao leitor pode permitir uma identificação com a obra literária através das representações predicadas dela se abrindo às relativizações de outras formas de representação ideológica, a ausência de posicionamentos relativistas, porém, favorece condutas preconceituosas. A representação de poder, por exemplo, é um aspecto negligenciado na literatura infantil que criou historicamente imagens distorcidas de poder colocando personagens de outras etnias convivendo e se redimindo de sua condição étnica e cultural pela proximidade com a cultura eurocêntrica (ZILBERMAN, 1988).

A prática pedagógica do trabalho com literatura e contação de histórias deve embasar-se em outros aspectos dos contos clássicos, possibilitando um contato crítico com a obra e ao mesmo tempo, utilizar obras em que se verifique o negro desempenhando papel principal ou em atividades socioeconômicas valorizadas, com participação ativa no tempo presente na narrativa. (SOUZA, 2001)

As imagem narrativas e iconográficas podem significar, na prática pedagógica, a massificação de um posicionamento étnico-cultural e de uma visão de poder ou ser a oferta de representações positivas das diversas etnias que compões o povo brasileiro, ausentadas de visões estereotipadas. (ARBOLEYA, 2008)

Alguns livros: Coleção

Coleção