Simpósio da CEDEAO “Sair do Sub- Desenvolvimento, Que novas pistas para a África Ocidental?” Os efeitos do princípio da Liberdade de circulação da CEDEAO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
Advertisements

O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Teoria dos Atos do Comércio e Teoria da Empresa
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Começar pelas histórias? Porquê?. Viagem ao mundo das histórias... Viagem ao interior de nós mesmos: anseios, medos, sonhos... Formação do carácter e.
Direito da Economia A Constituição Económica 29 de Setembro de 2010.
A CONSTITUIÇÃO ECONÓMICA ALEMÃ
‘A Constituição Económica Europeia’ 6 de Outubro de 2008
Direito da Economia Direito e Economia. Evolução das suas relações 29 de Setembro de 2010.
A questão da regulação da Internet
Maria Manuel Leitão Marques
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
I ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOÁO PESSOA – 25 A 27 DE NOVEMBRO Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho:
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
MODOS DE PRODUÇÃO.
O transporte aéreo e a liberdade tarifária
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
Integração econômica regional
Professor Luciano Henrique
MERCANTILISMO.
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
Apresentação 2ºPeríodo
Migrações.
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Estrutura fundiária brasileira Histórico
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
A economia da Regeneração
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE
Integrações Africanas
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos Acordos Comerciais Histórico, Estrutura, Negociação.
Lisboa, a 19 de Outubro.
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Povos que habitaram na Península Ibérica
Educação Cooperativista
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
Características e fundamentos da Economia Social.
União Europeia.
1 Sociedade ou mercado da informação? Valores económicos e liberdades e direitos individuais na UE.
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
UNIDADE I: ATIVIDADE EMPRESARIAL
 A atividade dos empresários: articular os fatores da produção: capital, mão-de-obra, insumo e tecnologia;  O risco é inerente;  “Seu objeto é o estudo.
A construção da Cidadania Europeia
NOVA ORDEM MUNDIAL.
Turismo Rural.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho 27 a 31 de Julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
São Tomé e Príncipe, 2 de Setembro de 2015 Instituto Regulador do Sector Eléctrico IRSE Apresentação de : Dr. Marino Bulles Jurista do Gabinete de Assessoria.
R EFUGIADOS NO M UNDO Amanda Suellen Panassolo Cíntia Kerbes Taís Wengenovicz Tuana Paula Lavall Valéria Melo Cazarotto.
DIREITO À PAZ.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Com a economia produtora, o Homem deixa de ser nómada, para passar a ser sedentário (passa a viver num lugar fixo). Razões Razões:  Como produz os seus.
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
Globalização e os processos de integração regional
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
RISKS CONSORTIUM (Direito) Ciência 2010 Lisboa, 5-6 Julho, 2010.
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
Transcrição da apresentação:

Simpósio da CEDEAO “Sair do Sub- Desenvolvimento, Que novas pistas para a África Ocidental?” Os efeitos do princípio da Liberdade de circulação da CEDEAO nos sistemas comunitários de produção e comercialização de produtos: Exemplo do Sudeste da Guiné - Bissau; Sector De Bambadinca Fodé ABULAI MANÉ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Faculdade de Direito de Bissau Ouagadougou Outubro 2010

Igualdade e interdependência entre os Estados membros O artigo 4º do tratado da CEDEAO estabelece alguns princípios fundamentais: ´ Igualdade e interdependência entre os Estados membros Solidariedade e a inter-ajuda comuns entre os Estados; Cooperação entre os Estados, harmonização de politicas e programas de integração:

A Evolução da liberdade da circulação no Sudeste Da Guiné-Bissau 1 . Durante o Período colonial a deslocação só era permitida mediante um guia de marcha; 2. A liberdade de Circulação interna só foi estabelecida internamente a partir de 21 de Novembro de 1980. Nem todos os produtos podiam ser transportados livremente.

As alterações no sistema produtivo; A partir de 1986, Começou a o período da liberalização económica; Monocultura da Mancara deu lugar a diversificação de produção; Exploração de produtos silvícolas: Palmeiras, madeiras, ervas etc. Surgimentos dos mercados transfronteiriços.

Resultados Incremento da cultura de batata-doce ( Ipomoea batata) e de produção de mel em grande escala. Instalação de pastores fulas vindos da Guiné Conacri; desenvolvimento da pastorícia. Introdução da produção de artesanato domestico e da produção de artigos em ferro; Intensificação das actividades comerciais com a criação de feiras semanais rotativas locais ( Lumos).

Conclusões Surgimento de novas relações sociais; Produção comercial voltada para o mercado fronteiriço; Aumento de conflitos inter-étnicos e de conflitos de terra.

Obrigado