Origem do Petróleo Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Do petróleo ao plástico
Advertisements

Petróleo Surgimento do petróleo
QUÍMICA ORGÂNICA E SEUS DERIVADOS
AULA 3 – 1ª Parte: CLASSIFICAÇÃO DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO
Hidrocarbonetos propriedades e características
FRACIONAMENTO DO PETRÓLEO
Fonte de energia não renovável
Química Orgânica e os derivados do petróleo
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Mestranda: Gabriela Collazzo Santa Maria, 2008
PETRÓLEO Líquido oleoso e viscoso, de coloração escura.
PETRÓLEO.
Processos Industriais Orgânicos
PETRÓLEO Mistura de Hidrocarbonetos(moléculas formadas por carbono e hidrogênio: CxHy )
Petróleo.
Implantação da Refinaria Premium no Ceará PETROBRAS Julho de 2009.
Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
Aplicações dos Hidrocarbonetos no dia- a- dia
PETRÓLEO PROF. CÉSAR. PETRÓLEO  Petra = pedra  Oleum = óleo  Características: líquido viscoso, preto ou cinza escuro, menos denso que a água.  d água=
Cultura de Tecidos Vegetais
Química do petróleo, biomassa e gás natural
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
METANOL O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde,
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Energia.
Do petróleo à gasolina - Parte 3
Separação de misturas Filtração comum
Óleo Diesel Parte IV Fernando Borges AB-LO/OL/MD Julho/2012.
Óleos Combustíveis Parte V Fernando Borges AB-LO/OL/MD Julho/2012.
CESBRA Biodiesel Avenida Paulo Erley Alves Abrantes 2500 Distrito Industrial de Três Poços – Volta Redonda – RJ.
Máquinas Térmicas Turbinas.
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
Extração Líquido-Líquido
ÁCIDO GRUPO: JOEL E EDUARDO DE JESUS
XII Feira Científico-Cultural FeCC
Exploração de recursos minerais e energéticos na América
Substâncias e Misturas
Hidrocabonetos dia a dia
LAURO HENRIQUE HAMOY GUERREIRO
A Produção do Etanol Nome; Bruno e Tiago.
Introdução Na pré-história eram utilizados os fluxos de energia natural Revolução Industrial começou a ser utilizado como fonte de energia combustível.
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Química Ensino Médio, 1º ano MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Biocombustíveis.
Substância, matéria, corpo e objeto - O que são?
Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
PETRÓLEO Fernando Rodrigo Schneider; João Carlos Decker; João Paulo Decker; Márcia Regina Montibeler Gava UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS.
Funções Orgânicas Aldeído e Cetona.
Do petróleo à gasolina - Parte 1
Energia.
Williane Lopes Carneiro
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
Extração Líquido-Líquido
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
FRACIONAMENTO DO PETRÓLEO
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
ENERGIA ¹.
O que você deve saber sobre
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Prof. Bechara Química Química QUÍMICA PROF. BECHARA Indústria Petroquímica.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Origem do Petróleo Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

Principais produtos: Asfalto Diesel / óleo diesel Nafta Óleo combustível Gasolina Querosene e querosene de aviação Gás liqüefeito de petróleo Óleos lubrificantes Ceras de parafinas Coque Petróleo

Plataformas Fixas - Têm sido as preferidas nos campos localizados em lâminas d`água de até 200m.Plataformas Auto- eleváveis - São constituídas basicamente de uma balsa equipada com estrutura de apoio, ou pernas, que, acionadas mecânica ou hidraulicamente, movimentam-se para baixo até atingirem o fundo do mar.Plataforma de Pernas Atarantadas (Tension-Leg Plataform - TLP) - São unidades flutuantes utilizadas para a produção de petróleo. Sua estrutura é bastante semelhante à da plataforma semi-submersível.

Plataformas Semi-submersíveis (Semi-Sub Plataform)- As plataformas semi- submersíveis são compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada em flutuadores submersos.Navios-sonda - Navio-sonda é um navio projetado para a perfuração de poços submarinos. Sua torre de perfuração localiza-se no centro do navio, onde uma abertura no casco permite a passagem da coluna de perfuração.Sistemas Flutuantes de Produção - Os Sistemas Flutuantes de Produção, também conhecidos como FPS - Floating Production Systems, são navios, em geral de grande porte, com capacidade para produzir, processar e/ou armazenar petróleo e gás natural, estando ancorados em um local definido. Em seus conveses, são instaladas plantas de processo para separar e tratar os fluidos produzidos pelos poços.

Derivados do Petróleo Gás liquefeito de petróleo Consiste de uma mistura composta por butano e propano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.Gasolina:É um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil, consiste de uma mistura de hidrocarbonetos de c5 a c9. A gasolina é obtida por destilação e outros processos na refinaria. Com o propósito de baratear ou aumentar a octanagem da gasolina, são adicionados produtos não derivados do petróleo como o metanol e o etanol. No Brasil, o teor de álcool na gasolina é especificado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Querosene:O querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido pela destilação fracionada do petróleo cru. O querosene é largamente utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, e é ainda usado como solvente. Tem como característica a produção de queima isenta de odor e fumaça. Óleo diesel:É um combustível empregado em motores a diesel. Sua característica primordial é a viscosidade, considerando que, através desta propriedade é garantida a lubrificação.Parafinas:É um produto comercial de aplicação ampla, é usado como impermeabilizante de papel, explosivo, revestimento de pneus, e é misturado ao chocolate com o objetivo de dar consistência ao mesmo.AsfaltoÉ obtido do resíduo das destilações do petróleo. Tem grande utilidade na pavimentação de e sua forma oxidada é utilizada como revestimento impermeabilizante.