ASSUNTO 3: INSTRUMENTOS DE OBRAS SUBTERRÂNEAS EQUIPAMENTOS SUPERFICIAIS DE TUNEIS Aluno:

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Transcrição da apresentação:

ASSUNTO 3: INSTRUMENTOS DE OBRAS SUBTERRÂNEAS EQUIPAMENTOS SUPERFICIAIS DE TUNEIS Aluno:

INTRODUÇÃO Ao longo dos anos a engenharia brasileira tem crescido e se desenvolvido cada vez mais em relação as novas tecnologias no ramo da construção civil, com ajuda de grandes órgãos, centros de pesquisa e tecnologias, e grandes universidades que visam por meio acadêmico agregar com o conhecimento de modo geral, como estudos de Instrumentos de Obra subterrâneas, que tem como objetivo aqui nesta apresentação o tema “EQUIPAMENTOS SUPERFICIAIS EM TÚNEIS”. Os Túneis no Brasil tem provado a cada dia sua importância, auxiliando nas ligações interestaduais tanto entre cidades como municípios brasileiros onde cada vez mais com as necessidades acontece um alto crescimento no surgimento de grandes empresas de engenharia, em tecnologia de túneis e obras subterrâneas. Os túneis estão tornando-se opções cada vez mais viáveis para as rodovias brasileiras, principalmente devido à intenção do Poder Público em investir nos caminhos mais curtos para o escoamento da produção. Além disso, há a necessidade latente da implantação do metrô nas cidades, proporcionando a melhoria no deslocamento dos cidadãos.

VA VANTAGENS  Economia no traçado da rodovia. Exemplo: não se faz necessário subir morros inviáveis, basta apenas “atravessá-lo”;  Menor índice de desapropriações;  Ocorrência mínima de manutenção com relação aos taludes que deverão ter intervenção contínua;  Menor impacto ambiental. DESVANTAGENS  Mão de obra especializada;  Custos fixos, como iluminação artificial, ventilação e outros;  Investigações complexas e caras no solo.

COM BASE NO TEMA, SEGUE 3 PASSOS NECESSÁRIO AO ESTUDO E ESCOLHA DO EQUIPAMENTO IDEAL PARA UTILIZAÇÃO EM SUPERFICIAIS DE TÚNEIS: Modelos de equipamentos – (será apresentado 2 tipos) Desenho – projetos de execução de cada modelos Execução – Modelos construtivos 1 2 3

MODELOS DE EQUIPAMENTOS USADOS EM SUPERFICIES DE TÚNEIS

EQUIPAMENTO DE ATIRANTAMENTO DO TÚNEL

EQUIPAMENTO DE CIMBRAMENTO DO TÚNEL

DESENHOS E PROJETOS E PROJETOS

MODELO DE PROJETO ATIRANTAMENTO DO TÚNEL

MODELO DE PROJETO DE CIMBRAMENTO DO TÚNEL

MODELOS EXECUTADOS

É utilizada em terrenos mais consistentes, como argilas rijas e duras, em que as paredes do furo permanecem estáveis após a execução. A perfuração é realizada por rotação de hastes de perfuração, com auxílio de circulação de água ou jato de ar sob pressão, que é injetada pelo interior delas e retorna à superfície pela face externa. Estas hastes vão sendo emendadas (por rosca) à medida que a perfuração avança, sendo posteriormente retirados após o término do furo. O diâmetro e o comprimento do tirante serão de acordo com as especificações de projeto/obra. A protensão segue como critério a Norma Brasileira (NBR 5629), todos os tirantes, de uma obra devem ser submetidos a ensaios de protensão. Para tensionamento e cravação dos tirantes é utilizado bomba e macaco de acionamento hidráulico e com capacidades para atingir, com folga, as cargas limites de ensaio. Os ensaios, seus estágios e tempos de estabilização, a monitoração dos deslocamentos e apresentação dos informes e gráficos, etc., serão desenvolvidos observando rigorosamente o projeto existente, além da Norma Brasileira pertinente ao caso (NBR-5629).

A Linha C, que liga a periferia ao centro da cidade, se tornou a maior via de transporte público da Itália e a primeira do metrô de Roma. Um projeto único, com extensões de 30m de profundidade e 25,5km de comprimento. Estação Alessandrino: Comprimento de 2 túneis paralelos: 115 m Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m Comprimento do carro de fôrma: 12,1 m Ciclo de concretagem: 2 dias Montagem: in-loco em 23 dias. O carro sob trilho foi utilizado em ambas as galerias e se dividiu em módulos de 6m para executar o túnel de 28m. Estação Malatesta: Comprimento do túnel: 165 m Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m Comprimento do carro de fôrma: 12,1 m Ciclo de concretagem: 3 dias Montagem: in-loco em 17 dias. Foi utilizado o mesmo carro desse sistema permitindo com uma única solução, reutilizar cimbramento em diferentes galerias com uma mínima adaptação as diferentes geometrias. A segurança foi integrada aos sistemas ULMA, já que em todos os carros porta fôrma incluíram plataformas e escadas de trabalho. Metrô de Roma, Linha C, Itália

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