FARMACOLOGIA A Farmacologia pode ser definida como o estudo da atividade biológica de substâncias químicas na matéria viva. Uma substância tem atividade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Advertisements

Prof: Ueliton S. Santos.
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
União de Ensino Superior de Campina Grande Disciplina: Farmacologia
PARTE 3.
Aula 03 – Farmacocinética
Antibióticos Aminoglicosídeos
AÇÃO MEDICAMENTOSA. Introdução Medicamento: qualquer produto natural ou sintetizado, que quando administrado tem por objetivo amenizar ou eliminar um.
Metabolismo de Fármacos
Papers O que são, como são e onde estão....
SENAI Técnico em Segurança do trabalho Toxicologia Enf. Juliana Rita Pinheiro.
Sistema Digestório. Digestão: quebra de macromoléculas em micromoléculas através da hidrólise, para que as moléculas menores possam ser absorvidas. Enzimas.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
Mecanismo geral de ação dos fármacos MSc. Michel Tavares Martins Farmacêutico Generalista Mestre em Ciências Farmacêuticas- UFPA
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Universidade Estadual do Maranhão Curso: Bacharelado em Medicina Disciplina: Farmacologia I Prof. Luciano Assunção Acadêmicos:
FUNDAMENTOS DA FARMACOLOGIA Prof.ª Rosemilia Cunha.
Metabolismo do Glicogênio. Claude Bernard ( ) Claude Bernard e a Descoberta do Glicogênio Paris Buscava entender o “caminho” percorrido.
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
Sistema Digestório..
FERMENTAÇÃO LÁTICA.
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
FARMACOCINÉTICA Prof.ª Rosemilia Cunha.
Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água
Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Colégio Maria Imaculada
A digestão humana Sistema digestório.
Produção de energia e eliminação de resíduos
DIVISÃO CELULAR.
ENZIMAS NO DIAGNÓSTICO
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Professor: Guilherme Vieira
RISCO QUÍMICO Cádmio.
Conceitos Importantes em Farmácia
Sistema Excretor Renal
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
Ciências Naturais – 9.o ano
Objetivos do metabolismo:
Sulfonamidas Foram os primeiros agentes quimioterápicos eficazes.
Vias de administração e influência da absorção de fármacos
F ARMACOLOGIA Prof.MSc Daniele Cazoni BAlthazar.
Seres heterotróficos Seres heterotróficos são os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo.
O QUE É HEROÍNA? A heroína é uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína.
Alunas: Fernanda de Paula Professor: Milton de Paula Rego Junior
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS. As interações entre drogas podem ser significativas. A incidência das interações oscila de 3% a 5% nos pacientes que recebem.
Unidade I FARMACOLOGIA Prof. Alípio Carmo.
Metabolismo Energético
PROTEÍNAS.
FARMACOCINÉTICA Enfª Isabelle Barberino. Fatores que influenciam a trajetória da droga até os tecidos alvo, ou células alvo: Fluxo sanguíneo Permeabilidade.
Professora/Enf.: Elizabeth Batista. INTRODUÇÃO Á FARMACOLOGIA.
INTRODUÇÃO A dieta influencia todos os estágios do ciclo da vida, fornecendo nutrientes necessários ao sustento do corpo humano. Alterações de ordem.
QUINOLONAS UNIDADE DE PEDIATRIA –HRAS
PROTEÍNAS Prof. Marcelo C.
FARMACOLOGIA Aula 2-Introdução a Farmacodiâmica.
MORTE CELULAR.
DELINEAMENTO DE FORMAS FARMACÊUTICAS
SISTEMA URINÁRIO É responsável pela eliminação de uma das excretas do corpo, portanto também é chamado de Sistema Excretor. Excreção é o processo de eliminação.
Eliminação de produtos da atividade celular
FACULDADE PITAGORAS- BACABAL CURSO: FARMÁCIA 6º PERÍODO DISCIPLINA: QUÍMICA FARMACÊUTICA DOCENTE: PROF. MS. JOSÉ LOPES PEREIRA JÚNIOR Acadêmicas: Aline.
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Enquanto os linfócitos recirculam através do sangue e da linfa pelos orgãos linfóides secundários.... Zona B Zona T.
Propriedades e transformações da matéria Capítulo 4 E.E. João Paulo dos Reis Veloso Nome: Renata, Ellen Fernanda, Giovana Barbosa Data: 17/03/2019 1ºD.
Solos Alagados Em condições de inundação, os solos sofrem profundas transformações químicas, decorrentes do processo de redução provocado por micro- rganismos.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
Resposta às catecolaminas Márcia Pimentel Unidade de Neonatologia do HRAS/SES/DF Brasília, 6/12/2010 A resposta às catecolaminas.
 Curso Atendente de Farmácia  Prof. Farm. Vaniscley Henicka INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA.
ASPECTOS GERAIS DA MORTE CELULAR
REGULAÇÃO HORMONAL DO EQUILÍBRIO HIDROELETROLÍTICO
Alterações farmacocinéticas no paciente pediátrico José Lopes Júnior Farmacêutico Especialista em Farmacologia Clínica e Dispensação Farmacêutica Especialista.
Transcrição da apresentação:

FARMACOLOGIA A Farmacologia pode ser definida como o estudo da atividade biológica de substâncias químicas na matéria viva. Uma substância tem atividade biológica quando, em pequenas doses, inicia alterações celulares e subcelulares; é seletiva quando a resposta ocorre em algumas células e não em outras. A Farmacologia estuda a natureza dessas alterações seletivas, a sistematização das respostas das substâncias química que as causam, assim como o mecanismo pelo qual essas alterações foram efetuadas.

 Fase farmacêutica  Dose administrada  Desintegração do medicamento  Dissolução da susbtância ativa  Fase farmacocinética  Absorção  Distribuição  Metabolização/biotransformação  Excreção  Fase farmacodinâmica  Interação droga x receptor DIVISÕES DA FARMACOLOGIA

 Tem relação com a via de administração  Exemplo: Oral, parenteral, tópica, até que ocorre a dissolução do medicamento e liberação da substância ativa: o princípio ativo. FASE FARMACÊUTICA

 Os eventos não farmacológicos que ocorrem após a administração de uma droga.  Uma droga é absorvida para a corrente sangüínea, distribuída através do organismo e, a seguir, é eliminada por meio de sua transformação em outro composto ou de sua excreção.  Esses eventos são importantes no que diz respeito à ação farmacológica de uma droga, uma vez que determinam a quantidade da mesma que chega ao local de ação e duração do efeito. FARMACOCINÉTICA

Farmacocinética – ABSORÇÃO

 O medicamento será distribuído pelo sistema circulatório, chegando aos tecidos e células para que ocorra ação.  O fármaco circula ligado a proteínas plasmáticas  MAS ANTES ELE SERÁ METABOLIZADO. Farmacocinética - DISTRIBUIÇÃO

 É a biotransformação que ocorre no fígado principalmente.  É uma reação química catalizada por enzimas que transformam o fármaco em ATIVO, ou INATIVO  A fração ativa, circulará livre ou ligada as proteínas plasmáticas até o receptor para fazer seu efeito. Farmacocinética - METABOLIZAÇÃO

 Reações de biotransformação  OXIDAÇÃO (D + O)  REDUÇÃO (D + H)  HIDRÓLISE (quebra da molécula)  CONJUGAÇÃO ( X + Y) geralmente inativa Farmacocinética METABOLIZAÇÃO

 Rins (urina)  Intestinos (fezes)  Pulmões (ar)  Fígado  Pele (suor)  Glandulas (suor, lágrimas, leite…) Farmacocinética EXCREÇÃO

 A via mais importante de excreção de drogas é através dos rins, na urina.  Algumas drogas sofrem reabsorção, e esse indice de reabsorção influencia na quantidade de droga livre circulando, portanto a função renal interfere na concentração do medicamento circulante. Excreção Renal

 Biodisponibilidade  Quando o fármaco entra no organismo ele está em duas formas, ligado a proteínas plasmáticas (reserva) ou livre (biodisponível) Importante saber para evitar overdose por deslocamento  Ex. CUMARINA (marcoumar) X BUTAZONA Farmacocinética - BIODISPONIBILIDADE

 Só a droga livre se liga ao receptor para fazer efeito  Absorção  Distribuição  Metabolização  Excreção Interferem na quantidade livre para se ligar aos receptores. Só neste momento é que começa a fazer efeito farmacológico FARMACODINÂMICA

FARMACODINAMICA

 Antagonistas Beta Adrenérgicos  Propanolol  Atenolol  Antagonistas do receptor da angiotensina  Losartan, candesartan  Antagonistas do receptor H2 (histamina)  Cimetidina  Ranitidina FARMACODINAMICA ANTAGONISTAS

 1) Conceitue Farmacologia e Farmacocinética  2) Explique os 4 processos básicos da farmacocinética  3) Na sua Bula, encontre e explique o que foi descrito como um processo farmacocinético. Exercícios em grupo no caderno