ILUMINISMO As luzes da razão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
A SOCIEDADE PRÉ-CIENTÍFICA II
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo Quais países foram mencionados? 2. Em qual.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
ILUMINISMO.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
Absolutismo e mercantilismo
ILUMINISMO Daniela Torres.
Absolutismo Revisão – 1ªEM.
Ensino Médio 3ª Série..
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Organização social política e econômica
0 ILUMINISMO.
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Definição:
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Século XVIII Século das Luzes
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
“Temei a Deus, honrai o rei”
Transcrição da apresentação:

ILUMINISMO As luzes da razão

Definição Movimento cultural do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento. Acreditavam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor – mediante:

livre exercício das capacidades humanas, engajamento político-social. introspecção (sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles), livre exercício das capacidades humanas, engajamento político-social. O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação.

Objetivos Promover o intercambio intelectual. Lutar contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado absolutista, das seguintes formas: Derrubando o direito divino dos reis. Restringindo a política econômica mercantilista. Destituindo os privilégios da nobreza. Limitando o poder político da Igreja Católica.

o liberalismo econômico a liberdade de culto Pensamento Defendiam: a democracia o liberalismo econômico a liberdade de culto a liberdade de pensamento.

Principais filósofos iluministas: René Descartes (1596 – 1650) John Locke (1632-1704) Voltaire (1694-1778) Montesquieu (1689-1755) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Denis Diderot (1713-1784) Principais filósofos iluministas:  

Déspotas Esclarecidos Com o avanço dos ideais iluministas alguns governantes europeus viram-se obrigados a realizar reformas sociais e econômicas a fim de modernizar seus países, mas sem abrir mão do poder (mistura resquícios do Antigo Regime com ideias iluministas). Criaram uma legislação favorável ao comércio com o objetivo de fortalecer a burguesia, Criaram escolas laicas (não religiosas), Decretaram a liberdade de culto, a fim de reduzir os privilégios do clero católico.

Considerações finais Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII. A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. 

Conceitos importantes Direito divino dos reis: doutrina política e religiosa que baseava-se na crença de que o monarca tem o direito de reinar por vontade de Deus e não devido a vontade de seus súditos, parlamento, aristocracia ou qualquer outra autoridade. Mercantilismo: conjunto de práticas econômicas que caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), por isso, todas as potenciasProcura de uma balança comercial favorável). O Estado desempenha um papel intervencionista na economia, implantando novas indústrias protegidas pelo aumento dos direitos alfandegários sobre as importações, (protecionismo), controlando os consumos internos de determinados produtos, melhorando as infraestruturas e promovendo a colonização de novos territórios (monopólio), entendidos como forma de garantir o acesso a matérias-primas e o escoamento de produtos manufaturados.