E-SUS/AB.

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Transcrição da apresentação:

e-SUS/AB

CAPACITAÇÃO BRASÍLIA –ABRIL 2014 Sistema e-SUS AB

PROJETO E-SUS Projeto de reestruturação dos sistemas de informação do SUS em busca de um SUS eletrônico oficina maio em São Paulo: Informatização dos processos de trabalho Garantir um fluxo eletrônico de informações Otimizar a gestão do cuidado, dos serviços e das redes de atenção à saúde.

Estratégia e-SUS AB

Desafios da Atenção Básica Informatização das unidades Adesão dos profissionais Qualidade das informações Relatórios Gestão do Cuidado Coordenação do Cuidado

Novo Sistema de Informação e-SUS AB 24 UNIDADES BASICAS: 06 CONTENDO ESF; 18 UBS TRADICIONAL

Censo UBS - 2014 50% das Unidades 50 % das Unidades

e-SUS EM BAURU – MARCO LEGAL Portaria Nº 59/2014 cria a Comissão para capacitação dos profissionais da rede de atenção básica no SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). Objetivos: 1. Criar na Secretaria Municipal de Saúde uma Comissão para capacitação dos profissionais da rede de atenção básica no SISAB e acompanhar a instalação do sistema e-SUS nestas Unidades. 2. São atribuições da Comissão: a. Capacitar os profissionais da rede de atenção básica envolvidos no processo; b. Instalar o sistema nas Unidades com o auxílio da equipe de TI a Secretaria; c. Acompanhar as Unidades quando o sistema estiver em funcionamento para sanar as dúvidas dos profissionais, tornando-os aptos para a sua utilização. A COMISSÃO

A comissão Profissionais da TI; Enfermeiros; Assistente social; Dentista.

PRIMEIRA REUNIÃO DA EQUIPE DISCUSSÃO DA IMPLANTAÇÃO A ESTRATÉGIA Aos vinte e oito dias do mês de maio de 2014, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, às 14h30min, reuniram-se o os membros da Comissão de Instalação, Acompanhamento e Capacitação (CIAC) dos profissionais da rede de atenção básica de saúde no sistema SISAB, onde foi apresentando o sistema e-SUS na versão PEC e CDS e ficou definido: Que será liberado acesso total a base de testes do sistema para os membros da Comissão testarem suas funcionalidades e verificarem suas dúvidas e dificuldades; Haverá uma nova reunião dia 02/06/2014, as 14h, onde serão definidos os critérios para capacitação dos profissionais da rede, datas e local.

DESENVOLVENDO OS MATERIAIS e-SUS AB JUNHO 2014 CONSTRUINDO AS OFICINAS TEORIA PRÁTICA

CAPACITANDO A EQUIPE AB JUNHO DE 2014 CAPACITANDO A EQUIPE AB 23/06/2014- As unidades que utilizariam o sistema CDS (fichas) e no dia 26/06/2014 as equipes que utilizariam o sistema com Prontuário eletrônico (PEC)

E A ODONTO??? Aos treze dias do mês de novembro de 2014, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, às 14he30min, reuniram-se o os membros da Comissão de Instalação, Acompanhamento e Capacitação (CIAC) dos profissionais da rede de atenção básica de saúde no sistema SISAB, para dar prosseguimento aos trabalhos da comissão. Os ASSUNTOS APRESENTADOS foram: Capacitação dos profissionais da Seção de Odontologia no e-SUS CDS; Equipamentos de informática para atender as necessidades dos serviços; Digitação das fichas das unidades que não possuem equipamentos.

Foram capacitadas as unidades no dia 03/12/2014 ; O sistema passou a ser utilizado pelos profissionais após a capacitação; 2015- Capacitação em São Paulo sobre odontograma no versão 2.0

O acompanhamento das unidades No decorrer do ano após a capacitação, todas as unidades foram visitadas e realizado capacitações exclusivas conforme a características e dificuldades das equipes.

MUDANÇA NO PROCESSO DE TRABALHO

ORGANIZANDO O FLUXO DAS UNIDADES

Manutenção do Sistema no Município PORTARIA SMS Nº 45/2017 A comissão atua estudando todas as versões do e-SUS AB; Promove a capacitação a cada versionamento de toda rede de atenção básica.

INTEGRAÇÕES

Em estudo atualmente

Expectativa e-SUS AB 3.0

ADMINISTRATIVAS Painel de atendimento; Verificar consulta dos profissionais no dia; Acompanhar consultas demanda espontânea ( consulta no dia e urgência); Relatório de produção da equipe; Relatório de produção por profissional; Organização e acompanhamento das agendas; Relatórios do território para planejamento da assistência; Cuidado continuado.

ADMINISTRATIVAS Relatório consolidado (território e individual), por dia e não permite gerar de determinado período; Relatório individual permite apenas consolidados de consulta, não apresenta nominal por paciente atendidos; Ausência de relatório do cadastro efetuado no PEC; Ausência de informações no cadastro do PEC como ( gestante, HAS, DM e emprego atual....)

VANTAGENS ASSISTENCIAIS Registro do cuidado permitindo continuidade; Sistema SOAP atendimento na integralidade do cidadão; Acompanhamento do pré-natal, puerpério e puericultura; Prescrição de medicamentos; Classificação de risco; Encaminhamentos para serviços especializados; Orientação; Folha de rosto com visualização da ultima consulta e lembretes para o profissional e ou equipe;

Relatório produção individual do profissional; Agenda permite consulta pelo nome do paciente; Carteira virtual da gestante; Curva de crescimento do bebê; Acompanhamento dos usuários que vivem na rua (consultório na rua); Cadastro do território conforme as suas características; Acompanhamento da situação dos pacientes das EMADS; Acesso remoto da Vigilância Epidemiológica para investigação e elucidação de casos; Consulta ao prontuário, sempre que necessário.

DESVANTAGENS PARA A ASSISTÊNCIA Ausência de alguns barramentos para doenças de notificação compulsória; Ausência de situações de gestantes que mudaram ao abandonaram o pré – natal, qual CID e ou CIAP informar; Não contempla todas as opções para as UBS sem ESF.

VANTAGENS PARA A ODONTOLOGIA Plano de tratamento; Vigilância em saúde bucal; Apontamento paciente portador de deficiência; Odontograma dinâmico; Conclusão de tratamento; Relatório de atendimento de pacientes agendados e atendidos; Relatório de atendimento primeira consulta e tratamento concluído.

DESVANTAGENS PARA ODONTOLOGIA Não pode lançar mais de um procedimento no mesmo dente; Insuficiência de informação na vigilância em saúde bucal; Ações de atendimento odontológico do bebê; Relatório de atendimento por condição de saúde;

CONSIDERAÇÕES FINAIS “Um bom sistema de informação em saúde, não é só aquele que possa produzir dados, mas que possa converter os dados em informação para quem produz saúde”.

OBRIGADO