AULA 4: DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objeto do conhecimento: Elemento Químico
Advertisements

Matheus e Robson Curso de Eletrotécnica
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS
Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?
Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada de ELETROSFERA A eletrosfera é dividida em 7 partes chamada CAMADAS ELETRÔNICAS ou NÍVEIS DE ENERGIA.
Kelvin Boyle Charles Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço.
QUÍMICA INORGÂNICA (qg) QG05– Estudo da eletrosfera – Íons e semelhanças na composição. Ana
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Condensado de Fermi Gás de férmions.
Ligações Químicas 9° ano. Ligação Química A regra do octeto: Os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Período da tabela periódica Período ou série é cada uma das 7 linhas da tabela periódica, e indica o número de níveis ocupados pelos elétrons. Por exemplo:
Origem do Magnetismo Corrente elétrica dá origem a campos magnéticos! Profa Marisa Cavalcante.
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
PROPRIEDADE, DESEMPENHO E PROCESSAMENTO DOS METAIS.
Mudança de estado físico e densidade
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Classificação Periódica
Ligação Química Energia de ligação.
Ligações Química Bruno Santana lima.
TABELA PERIÓDICA E SUAS PROPRIEDADES
Substâncias puras e misturas
O átomo: Distribuição eletrônica
Distribuição Eletrônica
ESTRUTURA ATÔMICA Profa. Karen.
Interações Interatômicas
Teoria dos Orbitais Moleculares
Mecânica quântica e os orbitais atômicos
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Professor Bruno Nascimento
O que é imã? Polos Magnéticos Campo magnético
Frente 1: Modelos atômicos
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN
Ciências da Natureza e suas
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Circuitos Magnéticos:
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Superposição de Orbitais
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
ENERGIA LUMINOSA A energia do Sol é a fonte de luz mais forte que existe no planeta. A energia luminosa é a mais utilizada no mundo. A humanidade utiliza.
MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
Substâncias e Misturas
Classificação Periódica dos elementos
NÚMEROS QUÂNTICOS.
Tabela periódica atual
LIGAÇÕES QUÍMICAS Profª Helena Lança Ciências Físico-Químicas 9ºAno.
Profa. Márcia Souza Fonseca
INFLUÊNCIA DO MEIO NA INTENSIDADE DO CAMPO MAGNÉTICO
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Eletromagnetismo.
A ESTRUTURA DA TABELA PERIÓDICA.
Magnetismo terrestre A Terra se comporta como um enorme ímã, com o polo magnético sul localizado nas imediações do norte geográfico e o polo magnético.
Tabela periódica 3 – Atividades propriedades periódicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS
Conceitos fundamentais da atomística
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
2.4 Configurações eletrónicas dos átomos
Ligação Covalente MÓDULO 07 Página 254 Prof. Callegaro.
TABELA PERIÓDICA WEBERQUÍMICA. Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento.
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
TABELA PERIÓDICA.
MATERIAIS SEMICONDUTORES 1. 2 Isolantes, Semicondutores e Metais Isolante – é um condutor de eletricidade muito pobre; Metal – é um excelente condutor.
Ligação química Na natureza, raramente ocorrem átomos isolados  instáveis. Os átomos se unem para adquirir maior estabilidade, formando 11 Na 17 Cl ouredes.
Transcrição da apresentação:

AULA 4: DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

DIAGRAMA DE LINUS PAULING E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p67s2 5f14 6d10 7p6... Ordem crescente de energia

Distribuição eletrônica de átomos e íons 12Mg= 1s2 2s2 2p6 3s2 16 S -²= 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 20Ca +²=1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 Ganhou 2 e Perdeu 2 e

Distribuição anômala

Distribuição eletrônica na tabela periódica

Propriedades magnéticas dos materiais Todas as substâncias sejam elas sólidas, líquidas ou gasosas mostram alguma característica magnética, em todas as temperaturas. Dessa forma, o magnetismo é uma propriedade básica de qualquer material.

Propriedades magnéticas dos materiais Do ponto de vista clássico, são de dois tipos os movimentos, associados ao elétron que podem explicar a origem dos momentos magnéticos: o momento angular orbital do elétron, e o momento angular do “spin” do elétron

Materiais Paramagnéticos São materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se, fazendo surgir um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio e o magnésio.

Materiais Diamagnéticos São materiais que, se colocados na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo etc.

Materiais Ferromagnéticos As substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais imantam-se fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético.

Materiais Ferromagnéticos São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.

Importante As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos são muito pequenos quando estão sobre a influência de um campo magnético.

Questões de Vestibular 1)(UFSC) Observe os elementos químicos: Com base nas informações constantes do quadro acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), considerando a posição do elemento na Tabela Periódica.

(01) A é gás nobre. (02) E é calcogênio. (04) C é halogênio. (08) B é alcalino terroso. (16) D é alcalino

(UDESC) Os elementos X e Y apresentam as seguintes configurações eletrônicas 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p3 e 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, respectivamente. O período e a família em que se encontram estes elementos são: a) Os elementos X e Y pertencem ao quarto período, sendo que o elemento X pertence à família V A, enquanto e elemento Y pertence à família I A. b) Os elementos X e Y pertencem ao quarto período, sendo que o elemento X pertence à família III A, enquanto o elemento Y pertence à família I A. c) Os elementos X e Y pertencem à mesma família e ao mesmo período. d) Os elementos X e Y pertencem ao terceiro e primeiro período respectivamente. Quanto à família os dois elementos pertencem à família IV A. e) O elemento X é um elemento alcalino e o elemento Y é um halogênio.