Funções da Linguagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Funções intrínsecas do texto
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Professora: Aíla Rodrigues
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Funções da Linguagem.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Conceitos Introdutórios
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
Linguagem oral e verbal
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
AS FUNÇÕES DA LINGUAGUEM DOCENTE: DR. ANATOLI GINGA.
Elementos da comunicação Língua e Linguagem Gêneros textuais
FUNÇÕES DA LINGUAGEM UNIDADE 1 pp. 28 a 32.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Aula 01 Português Professor: Ulisses Coelho
Texto, gênero e discurso
Prof. Arthur Albertin.
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
Linguagem e Comunicação
CONTO E CRÔNICA.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação e expressão
Funções da Linguagem Profª Suzete
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Gêneros Lírico ou Poético
Comunicação Empresarial
A COMUNICAÇÃO.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Comunicação e Expressão
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
I – inTrodução à linguística:
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
TRAÇOS DE LITERARIEDADE. Conotação Exploração da pontencialidade das palavras Palavras polivatentes Aberto a varias interpretações.
Comunicação.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
Professora Sheila Fernanda Graduada em Letras Português Especialista em Língua Portuguesa Mestranda na mesma área.
Prof.ª Mara.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Disciplina: Comunicação Empresarial
I – inTrodução à linguística:
Comunicação e Intencionalidade discursiva / Funções Intrínsecas do Texto Elementos básicos da comunicação;Elementos básicos da comunicação; Texto e discurso/
 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
Transcrição da apresentação:

Funções da Linguagem

Linguagem  é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de l​i​n​g​u​a​g​e​m​:​​v​i​s​u​a​l​,​​a​u​d​i​t​i​v​a​,​​;​t​á​t​i​l​, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos.  

Elementos da comunicação Emissor - emite, codifica a mensagem; Receptor - recebe, decodifica a mensagem; Mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor; Código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; Referente - contexto relacionado a emissor e receptor; Canal - meio pelo qual circula a mensagem.

Funções da linguagem  são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada. O modelo a seguir foi proposto por Roman Jakobson no livro Lingüística e Comunicação (1970).

Modelo de Roman Jakobson 1 - Função emotiva ou expressiva 2 - Função referencial ou denotativa 3 - Função apelativa ou conativa 4 - Função fática 5 - Função poética ou estética 6  - Função metalingüística

1 - Função emotiva ou expressiva A mensagem é centrada nas opiniões e emoções do emissor. Geralmente usa-se a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. O texto é pessoal, subjetivo. Exemplos: autobiografias, memórias, poesia lírica e cartas de amor.

2- Função referencial ou denotativa A mensagem é centrada no referente (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações. Geralmente usa-se a 3ª pessoa do singular. Exemplos: textos jornalísticos, científicos, etc.

3 - Função apelativa ou conativa A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo. Geralmente usa-se a 2ª e 3ª pessoa, vocativos e imperativo. Exemplos: discursos, sermões, textos de publicidade e propaganda.

4 - Função fática O canal é posto em destaque. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal. Exemplos típicos da função fática são: "alô", "pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde", "sentem-se", etc. Ou na propaganda, de forma a chamar a atenção, a tipografia, layout, etc.

5 - Função poética ou estética É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer". A mensagem é posta em destaque, chamando a atenção para o modo como foi organizada. É afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica. Valorizam-se as palavras e suas combinações. Exemplos: linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Características: Subjetividade Figuras de linguagem Brincadeiras com o código

6 - Função metalingüística O código lingüístico é posto em destaque. Usa-se o código para falar dele mesmo. Exemplos: dicionários, gramáticas, textos que analisam textos, poemas que abordam o assunto da poesia.

Uns Versos Adriana Calcanhoto Sou sua noite, sou seu quarto Se você quiser dormir Eu me despeço Eu em pedaços Como um silêncio ao contrário Enquanto espero Escrevo uns versos Depois rasgo

Referências CIPRO, Neto Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione. 2008. CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual. 2005. SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna. 2004.