PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Advertisements

PLANO DE ACTIVIDADES.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Projecto FORMAR EM REDE POEFDS – Medida
Plano de Formação para os professores nas escolas
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Centro de Estudos e Investigação
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.
Acção 2 / Prioridade 03-Adaptabilidade Medida – Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais.
PROJECTO CONVERGÊNCIAS – COMUNICAR PARA VALORIZAR Data início – 14/09/2002 Data fim – 31/12/2004.
Workshop Deão, Viana do Castelo, 9 e 10 de Dezembro 2011
Seminário Pedagógico "O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação" “Os E-Portefólios como estratégia para o Processo de Reconhecimento.
Intervenção Social nos
1. Identificação do Produto Global Nós
Projecto Educativo de Escola
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Formação Inicial de Formadores
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher

Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
Santarém Março a Julho de 2007
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Gabinete de Intervenção ao Aluno
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR MAIS IGUALDADE (S) II: Plano Municipal para a Igualdade Dimensão Externa Vieira, C. 1; Sousa Santos, F1; Loureiro, H 1 1 –
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Cáritas Portuguesa / 2007 Animação pastoral. Cáritas Portuguesa / 2007 Visitas a Dioceses Foram visitadas as Cáritas Diocesanas Sessão solene de homenagem.
Projecto “ + Próximo” Candidatura efectuada e aprovada pela Fundação Porticus.
PARCERIAS PELA IGUALDADE DE GÉNERO: Resultados Alcançados e Próximos Passos Conferência Internacional do PT07 PARTNERING UP FOR GENDER EQUALITY: Achievements.
Saúde, Pobreza e Exclusão Social Aproximar os serviços de saúde aos clientes.
PARCERIAS PELA IGUALDADE DE GÉNERO: Resultados Alcançados e Próximos Passos Conferência Internacional do PT07 PARTNERING UP FOR GENDER EQUALITY: Achievements.
1 IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO! Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal

Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade CONTEXTO A igualdade entre mulheres e homens é uma questão transversal que abrange todos os domínios sociais. Torna-se indispensável, como condição para uma mais eficaz intervenção, a integração da perspectiva de género nos vários níveis e áreas da acção da Caritas.

Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade ESTRATÉGIA A Caritas Portuguesa valoriza como estratégia de resposta a combinação de instrumentos especificamente dirigidos a esta prioridade de política, com uma abordagem transversal que promova a integração da perspectiva de género nos diferentes rotinas da rede Caritas em Portugal.

Zona Lisboa e Vale do Tejo Zona Alentejo Zona Algarve Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade TERRITÓRIO O plano para a igualdade na rede Cáritas “IGUALITAS” será implementado através de 5 candidaturas nacionais. Será liderado pela Cáritas Portuguesa e aplicado em cada uma das zonas do país. Zona Norte Zona Centro Zona Lisboa e Vale do Tejo Zona Alentejo Zona Algarve

Cáritas Portuguesa - 24 meses Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade DURAÇÃO Cáritas Portuguesa - 24 meses 1 de Outubro de 2008 a 30 de Setembro de 2010 Cáritas Diocesanas – 18 meses 1 de Abril de 2009 a 30 de Setembro de 2010

Zona Lisboa e Vale do Tejo Zona Alentejo Zona Algarve Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade OBJECTIVOS • Promover o conhecimento aprofundado da temática da Igualdade de Género na rede Cáritas em Portugal. • Mobilizar e envolver os/as actores/as determinantes para a efectivação da Igualdade de Género em meio organizacional da rede Cáritas. • Promover, disseminar e transferir valores e práticas subjacentes à promoção da Igualdade de Género em contexto de intervenção de proximidade. • Promover, disseminar e transferir recursos técnico-pedagógicos sobre a Igualdade de Género. • Contribuir para desenvolver e implementar nas organizações acções positivas e políticas de recursos humanos que promovam a Igualdade de Género. • Integrar nas rotinas administrativas, procedimentos que promovam a perspectiva de género. Zona Norte Zona Centro Zona Lisboa e Vale do Tejo Zona Alentejo Zona Algarve

Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade ACTIVIDADES Actividade 1 - Estudo / Diagnóstico – “ A Igualdade de Género na Rede Cáritas” Uma equipa externa promoverá um estudo para conhecimento da situação comparada entre mulheres e homens e das relações de género na vida da Caritas em Portugal. Actividade 2 - Formação para Dirigentes e Chefias Técnicas A Caritas Portuguesa organizará 2 Acções a nível nacional com uma carga horária de 35 horas em e-Learning. Actividade 3 – Formação para Animadores/as, Formadores/as e Agentes de Intervenção de Proximidade da Rede Cáritas Cada Cáritas Diocesana organizará 1 acção de formação em Igualdade de Género com uma carga horária12 horas + 6 horas. Actividade 4 –Acções de Sensibilização na área da igualdade de género Cada Cáritas Diocesana realizará duas acções de sensibilização por, apoiadas por uma exposição itinerante em cada uma das Cáritas aderentes.

Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade ACTIVIDADES Actividade 5 – Sessões de e-reflexão A Cáritas Portuguesa promoverá duas sessões de reflexão à distância sobre Igualdade de Género destinada aos/às dirigentes e técnicos/as de todas as Cáritas Diocesanas Actividade 6 – Elaboração e readaptação de instrumentos orientadores para a Igualdade de Género A equipa de estudo elaborará de um caderno orientador que sugira um conjunto de mecanismos facilitadores da integração da perspectiva de género, nomeadamente ao nível dos procedimentos técnico-administrativos. Actividade 7 - Criação da figura do/a Animador/a para a Igualdade de Género Cada Cáritas Diocesana nomeará a figura do/a Animador/a para a IG, por forma a constituir um elemento dinamizador e orientador das directrizes no âmbito da implementação de medidas para a IG.

Actividade 9 – Jornada de Trabalho Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade ACTIVIDADES Actividade 8 - Readaptação da formação inicial para novos colaboradores. A Cáritas Portuguesa implementará um reajuste no curso “Acolhimento a novos colaboradores da Rede Cáritas” através da introdução de um módulo sobre Igualdade de Género. Actividade 9 – Jornada de Trabalho A Cáritas portuguesa organizará no âmbito do Conselho Geral um momento de reflexão e trabalho com vista ao debate das conclusões resultantes do estudo e à consequente produção de recomendações passíveis de ser introduzidas no quotidiano da rede Cáritas, para todos/as os/as decisores/as e técnicos/as da Rede Cáritas Actividade 10 - Acompanhamento e Avaliação Uma equipa de estudo externa fará o acompanhamento e a avaliação de todo o projecto.

PARCEIROS ENTIDADES EXTERNAS Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade PARCEIROS Zona Norte - Caritas Diocesana de Viana do Castelo e Caritas Arquidiocesana de Braga e Caritas Diocesana do Porto Zona Centro - Caritas Diocesana de Aveiro, Caritas Diocesana de Coimbra, Caritas Diocesana do Lamego, Caritas Diocesana de Viseu e Caritas Diocesana da Guarda. Zona Lisboa e Vale do Tejo - Caritas Diocesana de Setúbal Zona Alentejo - Caritas Diocesana de Évora, Caritas Diocesana de Beja, Caritas Diocesana de Portalegre. Zona Algarve - Caritas Diocesana do Algarve ENTIDADES EXTERNAS Entidade Formadora – Formajuda Entidade avaliadora - Questão de Igualdade Entidade que efectuará o estudo - Questão de Igualdade

Responsabilidades das Cáritas Diocesanas Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade Responsabilidades das Cáritas Diocesanas Nomear o "Animador para a igualdade"; Responder administrativamente ao projecto; Participar em reuniões de gestão do projecto; Responder a questões levantadas pelo estudo; Angariar 2 ou 3 formandos/as e acompanhamento da formação; Angariar uma turma de 15 formandos (as) e acompanhamento da formação; Organizar e dinamizar duas acções de sensibilização; Participar, através do seu Animador para a igualdade nas 2 sessões skype; Implementar as recomendações na sua organização; Participar no Cons. Geral Cáritas no âmbito do seminário final; Responder a questões levantadas pela avaliação.

Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade Gestão do projecto A Cáritas Portuguesa concentrará a gestão do processo técnico-administrativo-financeiro e fará a ligação com a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). A implementação local das actividades, bem como a recolha e o envio da documentação de suporte, é da responsabilidade de cada Cáritas Diocesana. Cada Cáritas Diocesana terá um técnico/a (Mediador/a para a Igualdade) com responsabilidades de implementação local das de actividades e de efectuar a ligação com a gestão do projecto a nível nacional.

Gestão do projecto on-line Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade Gestão do projecto on-line Na plataforma on-line www.3sector.net/moodle/igualitas, será efectuada a gestão do projecto. Esta plataforma alojada na Internet, permite que pessoas (grupos) independentes interajam colaborativamente entre si de forma muito fácil. De acesso restrito, terá as seguintes componentes: Calendário de actividades, reuniões e eventos. Alojamento de todos os documentos estruturantes do projecto (apresentação, candidatura, orçamentos, documentos modelo…) Fórum de dúvidas técnicas e financeiras. Sala de chat (troca de ideias entre técnicos/as do projecto)

Rita Valadas (ritavaladas@gmail.com) Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade Contactos (Directora) Rita Valadas (ritavaladas@gmail.com) Técnico/a Jorge Matias (caritas.int.socia@mail.telepac.pt) Morada: Praça Pasteur, nº 11- 2º esq. 1000-238 Lisboa Tel: 218454220 Fax: 218454221