Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.
Advertisements

OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.
Mensagem. Jesus Cristo deu sua vida por nós, o que estamos dispostos a entregar por ele? Dízimo uma dimensão religiosa.
Outros documentos importantes
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
Celebração do compromisso. Canto de Entrada Jesus está a porta do nosso coração, batendo toc, toc, acenando com mão eu vou abrir a porta e chama-lo pra.
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
Ateliê 9 - Reuniões com Pais
O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA)
Iniciação à vida cristã
Apresentação - formação
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
CONVERSA COM PAIS Início da Catequese 2017/2018.
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
PREPARAR A CATEQUESE.
Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
Amai-vos como eu vos amei
Planejamento Planejamento 2017 Planejamento da Pastoral do Batismo Diocesana Formação dos Agentes da Pastoral ( para agentes multiplicadores.
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
Celebrar e Crescer na Fé
No Deserto.
Pastoral Litúrgica Ministérios de canto, ministros extraordinários da comunhão, acólitos, leitores, equipe de acolhida e coleta,
A alegria de ... SER Catequista.
Catequista, catequista, tu bem sabes que Deus te chamou
“Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede”
A Comunidade.
O PODER DA EVANGELIZAÇÃO NA FAMÍLIA
Motivação.
Encontro Regional da Sagrada Liturgia
33º Domingo do Tempo Comum
O Evangelho da Família na Catequese
“Sola Scriptura e a Tradição”
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Instrução para uso do Guia 1
P A S T O R A L SERVIÇOS, MOVIMENTOS,.
A essência do “Ser Acólito” Expressão singular da vivência da Fé
Mística do Canto Litúrgico
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
Comissão de Liturgia, Setor Lorena
CAS – CATEQUESE ARQUIDIOCESANA À SERVIÇO
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
O PROCESSO FORMATIVO DA RCCBRASIL
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
As dimensões da formação
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
PREPARAR A CATEQUESE.
TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
Formação Paróquia São José Operário Fragata INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ.
Católicos e Evangélicos. Por que pensamos diferente sobre Maria
TEMPO DA MISTAGOGIA.
PROGRAMA PASTORAL DIOCESE DO FUNCHAL 2017/2018.
Quem se lança à grande missão de evangelizar deve ter vivido uma experiência de amor por Jesus Cristo. Deve conhecer as próprias possibilidades e tirar.
V Fórum da UASP “O acesso à experiência da fé, hoje
(Catequistas. Século XXI. p ; )
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
iniciação cristã. A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã. Conta com o serviço da catequese.  Uma renovação de modalidade.
Transcrição da apresentação:

Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale

Um programa de acção é de grande utilidade para a catequese desde que, ao definir os objectivos comuns, leve a congregar esforços e a trabalhar numa perspectiva de conjunto.

Como consegui-lo? As partes devem estar ligadas entre si de tal modo que realce a profunda unidade da vida cristã; Favoreçam o conhecimento da fé; Proporcionem educação litúrgica; Orientem na formação moral; Ensinem a rezar; Proponham um acto de fé que conduza à concretização de um compromisso cristão e do encontro vivo com Cristo.

Directório Geral da Catequese Todas as diferentes intervenções tenham a mesma inspiração de fundo, um projecto de iniciação cristã que integre as diversas tarefas educativas e que todos os meios catequéticos convirjam para uma mesma confissão de fé, para uma consciência comum de pertencer à mesma Igreja e para a fidelidade aos compromissos na sociedade, vividos com o mesmo espírito evangélico (Cf DGC 278).

A necessidade de organização Para ser acção eficaz; Para alcançar os objectivos, sendo também fundamental que todas as intervenções tenham a mesma inspiração de fundo; Para concretizar ”O Projecto de Iniciação Cristã”.

A necessidade de organização Pretende-se que tudo convirja: Para uma mesma confissão de Fé; Para uma consciência comum de pertença à mesma Igreja; Para a fidelidade aos compromissos na sociedade, vividos com o mesmo espírito evangélico.

A coordenação catequética A coordenação da actividade catequética não é um facto meramente estratégico; O objectivo é tornar cada vez mais eficaz a acção de anunciar o Evangelho.

A coordenação catequética Esta possui uma dimensão teológica de fundo: Crer em Deus Criador, em Jesus Cristo, no Espírito Santo e na Igreja que realiza o Seu desígnio salvífico; Alcançar a santificação através dos sacramentos; Amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos pela prática dos Mandamentos; Elevar-se à Sua presença e dialogar com Ele pela oração.

Quem coordena e planifica? A comunidade cristã , que delega. A comunidade cristã deve estar organizada de tal modo que cada um e cada equipa se reconheça como parte de um todo, em missão, e execute as suas tarefas sempre numa linha de unidade, união e co - responsabilidade.

Quem coordena e planifica? Pároco; Equipa – Coordenadora; Conselho de Catequese; Catequista responsável de cada ano e seus colaboradores; Pais…

Porquê e para quê? Evangelizar tem como objectivo a unidade da fé, que , por sua vez, sustenta todas as acções da Igreja (DGC 273); Sendo a Catequese um momento do processo total da evangelização, surge, necessariamente, o problema da coordenação da actividade catequética com a acção missionária (que a precede) e com a acção pastoral (que a continua).

Catequese, aprofundamento da Fé Há, em primeiro lugar, o Anúncio da Pessoa de Jesus, a Sua Vida, as Suas Palavras, os Seus Gestos. É o ANÙNCIO MISSIONÁRIO. Após este Anúncio, segue-se a CATEQUESE, que aprofunda esse mesmo primeiro Anúncio. O Anúncio Missionário (o 1º Anúncio) cativa para uma adesão à Fé. A Catequese justifica essa mesma Adesão: dá-lhe as razões pelas quais vale a pena aderir à Pessoa de Jesus Cristo.

Equipa Coordenadora (1) A tarefa da Equipa Coordenadora é organizar todo o Ano Catequético, ajudando assim os catequistas a superarem as dificuldades que habitualmente encontram no seu trabalho. Tarefas: Inscrição/Matrículas; Constituição das Turmas de Catequese; Verificação do número de catequistas; Definição de datas para evitar sobreposição de eventos; Elaboração dos horários e distribuição das salas; ...

Equipa Coordenadora (2) Tarefas: Marcar as reuniões da Equipa - Coordenadora; Marcar as reuniões do Conselho de Catequese; Marcar as reuniões gerais de pais (4); Marcar as reuniões de catequistas; Marcar reuniões de catequistas de cada Catecismo (uma por período); Distribuir tarefas; Arquivar correspondência recebida e expedida…

Conselho Catequese/EC (1) Deve planificar: Começo e término da catequese; Férias intercalares; Festas do Itinerário Catequético (ter presente as diferentes propostas dos Catecismos); Celebrações que contemplem a presença de todos os catequizandos e mesmo a participação da Comunidade (Natal, Páscoa, Penitenciais, Via-Sacra...); Catequese e a Liturgia; Missas com a participação dos catequizandos; Grupo Coral da Catequese; Acólitos (formação) e respectiva escala de serviço; Leitores (formação) e respectiva escala de serviço;

Conselho de Catequese/EC (2) Deve planificar: … Mês de Maria; Quaresma – vivência do Tríduo Pascal... Outras devoções da Religiosidade Popular (padroeiro da Paróquia...); Festas e convívios (magusto, passeio, festa do Bom Pastor, festa de Encerramento...); A Sala dos Catequistas; A Biblioteca (Catecismo da Igreja Católica, Directório Geral da Catequese, Guia do Catequista e Catecimos, Catequistas séc. XXI, Para que acreditem e tenham Vida, Concílio Ecuménico Vaticano II, Bíblias, Dicionário Bíblico , Revistas,…);

Conselho de Catequese/EC (3) Deve planificar: ... Videoteca (audiovisuais); Aquisição de material didáctico e catequético; Cursos de formação de catequistas e de formação dos pais; Colaboração com outras congéneres, com o DAC e Arciprestado; Conferências, Palestras,... Encontros Bíblicos; Ano Paulino;… Concursos; Exposições de trabalhos dos catequizandos, etc. Expositor para venda de Livros,...

Plano por ano catequético MATERIAL FUNDAMENTAL Guia do Catequista; Catecismo do Catequizando. AGENTES O catequista responsável de cada ano com os seus colaboradores. REGRAS BÁSICAS Distribuição das sessões catequéticas, tendo em conta a planificação geral (Mapa 1); Elaboração de uma grelha e disponibilização de cópia à Equipa –Coordenadora ( este programa - grelha deverá estar profundamente enraizado nas necessidades locais e, ao mesmo tempo, em plena harmonia com as finalidades e as normas da Igreja Universal) (Mapa 2).

Exemplo

PLANO ANUAL Exemplo

DISTRIBUIÇÃO DAS CATEQUESES Mapa 1 DISTRIBUIÇÃO DAS CATEQUESES ANO: ________ FASE: ___________ CATEQUISTA: _________________________

Mapa 2