TIPOS DE CONSUMIDORES FERNANDA AGUIAR
Quando o consumidor sai as compras, a escolha do produto, do fornecedor, da marca, do prestador do serviço pode sofrer alterações de última hora. Neste sentido, Stone (1998) classificou alguns tipos de consumidores:
SENSÍVEL A QUALIDADE E PREÇO COMPRADOR ECONÔMICO SENSÍVEL A QUALIDADE E PREÇO
COMPRADOR ENGAJADO QUE POSSUI UM RELACIONAMENTO COM A LOJA OU PESSOAL DE VENDAS, O QUE PARA ELE É MAIS IMPORTANTE DO QUE PREÇO E QUALIDADE.
COMPRADOR INDIFERENTE TEM O ATO DA COMPRA COMO DIFÍCIL E CANSATIVO, PREFERINDO ASSIM LOJAS QUE LHE SEJAM MAIS CONVENIENTES.
COMPRADOR FREGUÊS É O CONSUMIDOR FIEL
Podem ser identificados também, consumidores que assumem diferentes tipos de comportamentos frente aos seus direitos no mercado. Neste caso, Gama (2004) destaca cinco grupos de consumidores, que são:
ALIENADOS · AQUELES QUE TENDEM A ACEITAR TUDO O QUE ACONTECE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO.
TOLERANTES TÊM CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS NO MERCADO DE CONSUMO, MAS SE DESVALORIZAM PERANTE AS DIFICULDADES, E ACHAM QUE NÃO ADIANTA RECLAMAR.
RESPONSÁVEIS PACÍFICOS TÊM CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS, MAS QUE, POR MOTIVOS DIVERSOS E ATÉ MESMO POR FALTA DE TEMPO, NÃO CHEGAM A COBRÁ-LOS.
RESPONSÁVEIS EXIGENTES TÊM PLENA NOÇÃO DE SEUS DIREITOS E PROCURAM FAZER PREVALECÊ-LOS, SEM CRIAR ATRITO COM SEUS FORNECEDORES, QUEREM SER RESPEITADOS.
RENITENTES BUSCAM A VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA NO MERCADO DE CONSUMO. TÊM CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E REAGEM CONTRA OS DANOS QUE SOFREM, E AINDA DÃO REAL VALOR AO SEU DINHEIRO.
CASOS CLÁSSICOS
TRADICIONAL CONSUMIDOR PONDERADO MÃO-DE-VACA
CONSOME MUITOS ITENS MAS USA TODOS IMPULSIVO CONSOME MUITOS ITENS MAS USA TODOS
COMPRA MUITOS ITENS MAS NÃO CONSOME E AS VEZES NEM PAGA. COMPULSIVO COMPRA MUITOS ITENS MAS NÃO CONSOME E AS VEZES NEM PAGA.