Situação de Aprendizagem 4 Globalização e Regionalização Econômica A VELHA E A NOVA ORDEM MUNDIAL BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE 3º ANO Ensino Médio –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Advertisements

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Segunda Guerra Mundial ( ). 1. Contexto histórico e motivações Ascensão da Alemanha Nazista na década de 1930: A maior prejudicada da Primeira.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
A GUERRA FRIA 1.Conceito Conflito político, econômico, ideológico, cultural, militar entre os EUA e a URSS sem que tenha havido confronto direto entre.
A Formação da República Liberal
Rússia e CEI Fim da União Soviética (1991)  15 Países Independentes:
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
CEI: aspectos regionais
Blocos econômicos.
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Geografia – Nova ordem mundial - UD I a III
A história dos regimes e organizações internacionais
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
Da geopolítica do pós-guerra à globalização
ECONOMIA INTERNACIONAL
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
AULA 2 – A SEGUNDA ERA NUCLEAR
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Prof: Rafael Dall’Agnol
Prof: Rafael Dall’Agnol
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
Principais Características:
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Blocos econômicos Blocos econômicos
ECONOMIA INTERNACIONAL
A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;
MUNDO DO PÓS GUERRA AULA 7.
A Nova Ordem Mundial.
MARKETING INTERNACIONAL
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
URSS.
DA BIPOLARIDADE À MULTIPOLARIDADE
A liberdade guiando o povo
As relações em eixo – novo paradigma da teoria das
Globalização e blocos econômicos
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica.
Quiz – Globalização e blocos econômicos
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
O FIM DA GUERRA FRIA.
Revisão Federação Russa
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Geografia – Professor Fernando
A UNIÃO EUROPEIA.
Período Entreguerras: A era dos Contrastes
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL, UNASUL, ALCA
O Outro lado da globalização
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
(relação interpessoal)
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

Situação de Aprendizagem 4 Globalização e Regionalização Econômica A VELHA E A NOVA ORDEM MUNDIAL BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE 3º ANO Ensino Médio – 2018 Prof. Ronaldo

Tanto os Estados Unidos quanto a URSS saíram vitoriosos da II Guerra Mundial, tendo lutado juntos no lado dos Aliados. Entretanto, após o fim da II Guerra e de seus inimigos em comum – o fascismo e o nazismo – terem sido derrotados, iniciou-se uma disputa pelo poder entre as duas superpotências mundiais. O mundo se tornara bipolar, ou seja, com dois grandes polos de poder: um de ideologia socialista (URSS) e o outro, capitalista (EUA). O restante dos países do globo viu-se “obrigado” a escolher um dos lados para se aliar e obter proteção. Assim, ambos buscavam aumentar sua área de influência, tanto por meios materiais – através da economia e do poder bélico – quanto por suas distintas ideologias. Procurando se afirmar como maior potência global, ambos iniciaram uma corrida armamentista: eles tentavam sempre superar o poder bélico de seu oponente e avançar em criações tecnológicas voltadas à guerra. A corrida armamentista tornou-se também nuclear: os Estados Unidos possuíam a tecnologia desde 1945, e a URSS realizou seus primeiros testes em 1949. GUERRA FRIA (após o fim da 2ª Guerra Mundial até a extinção da URSS em 1991): período de grande rivalidade entre as duas superpotências e de grande disputa pela hegemonia mundial. Consistiu numa disputa econômica, política e bélico, militar e espacial, sem confrontos militares diretos. http://www.politize.com.br/guerra-fria/

Guerra Fria Cortina de Ferro Muro de Berlim

ALIANÇAS MILITARES FORMADAS DURANTE A GUERRA FRIA: OTAN (1949) E PACTO DE VARSÓVIA (1955)

Bipolaridade e Multipolaridade são termos que expressam as diferentes relações de hierarquia de poder no cenário das relações internacionais. Após a 2ª Guerra Mundial, uma ordem mundial se estabelece no contexto da Guerra Fria: A ORDEM MUNDIAL BIPOLAR Estados Unidos e União Soviética (URSS) dominavam e polarizavam as relações de poder no mundo.  A Ordem Bipolar foi marcada pelas corridas armamentista e espacial, pelo poderio bélico-militar das duas potencias e pelas disputas geopolíticas entre elas no plano internacional. Oposição Oeste/Leste: Capitalismo/Socialismo/ EUA/URSS – polaridades definidas.

A ORDEM MUNDIAL BIPOLAR

COM O FIM DA BIPOLARIDADE UMA ORDEM MUNDIAL UNIPOLAR SE INICIA? ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM O FIM DA ORDEM BIPOLAR ENTRE O FINAL DOS ANOS DE 1980 E INÍCIO DOS ANOS DE 1990: Derrubada do Muro de Berlim – 1989 Fim da URSS – 1991 (Formação da CEI) Fim da Guerra Fria COM O FIM DA BIPOLARIDADE UMA ORDEM MUNDIAL UNIPOLAR SE INICIA? Uma vez que a URSS havia sido extinta, veiculou-se no cenário internacional de que a Ordem Mundial se caracterizaria por ser UNIPOLAR, REPRESENTADA PELOS EUA. Com o término da Guerra Fria, o poderio bélico, militar e espacial não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico, político e tecnológico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.

DESMEMBRAMENTO DA URSS Mikhail Gorbatchev Reformas políticas e econômicas na URSS - 1986 Perestroika: reestruturação econômica Glasnost : transparência política

CEI – COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES Criada em 8 de dezembro de 1991, pelo acordo de Minsk. Foi instituída pelo Tratado de Alma-Ata, em 21 de dezembro de 1991, no Cazaquistão. O principal objetivo deste bloco é o de estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. Fazem parte da CEI: Rússia, Ucrânia, Belarus(Bielorússia), Armênia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão (membro associado), Uzbequistão. A Geórgia e o Azerbaijão ingressaram em 1993. A Geórgia deixou a CEI em 2009 após um referendo popular que repudiava o apoio russo a independência das províncias de Abkhasia e Ossétia do Sul. Os países Bálticos: Estônia, Lituânia e Letônia não aderiram a CEI, pois optaram por romper totalmente o vínculo com a Rússia, pois foram muito oprimidos pela Rússia desde a Segunda Guerra Mundial.

Novo Cenário Mundial pós Guerra Fria: UMA NOVA ORDEM MUNDIAL Vários “atores” presentes e atuantes no sistema internacional: transnacionais, Estados-nações, ONGs, organismos internacionais, mídia global, mercados econômicos regionais, caracterizam a Nova Ordem multipolar ou multipolaridade (medida pelo poderio político e econômico). Três centros de poder econômico: Estados Unidos, União Europeia e Japão (a Tríade do capitalismo Mundial) Afirmação de potências econômicas e políticas regionais: Brasil, África do Sul e China (considerada por especialistas como a grande potência do século XXI; 2ª maior economia mundial - 2010); Oposição Norte/Sul – Norte Desenvolvido x Sul Subdesenvolvido

O QUE LEVARIA A AFIRMAR O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL MULTIPOLAR? No aspecto econômico, os EUA não têm mais o poder que tinham nos anos 1950 e 1960; todos os países da União Europeia somados já possuem hoje uma economia maior que a norte-americana. A China obteve um grande crescimento econômico e pulou do 10º para o 2º lugar, em 2010, no ranking das maiores economias do planeta. Além disso, este país tem apresentado um acelerado crescimento do seu poder bélico-militar. Na Ordem Mundial Multipolar, a fim de obter mais força, influência e poder econômico, os países de todo o mundo tendem a constituir blocos econômicos. Atualmente, destacam-se três megablocos econômicos supranacionais: O Bloco Americano, o Bloco Europeu e o Bloco Asiático e suas respectivas áreas de influência.

NOVA ORDEM MUNDIAL - MULTIPOLARIDADE ECONÔMICA

Tipologia dos blocos econômicos União aduaneira imperfeita, pois não existe uma zona de livre circulação de mercadorias plena entre os seus membros.

Tipologia dos blocos econômicos ÁREA OU ZONA DE LIVRE-COMÉRCIO: visa a eliminação ou redução de taxas alfandegárias sobre a importação e a exportação de produtos entre os países-membros. No comércio com países não membros, cada país do bloco possui autonomia para fixar suas tarifas alfandegárias. Exemplos: NAFTA/CARICOM/ ASEAN UNIÃO ADUANEIRA OU ALFANDEGÁRIA: é um acordo de eliminação das barreiras alfandegárias entre países ou Estados e fixação de tarifa comum externa aos países não membros que negociam com o bloco. A união alfandegária pode formar-se em torno de um grupo de produtos – como carvão, ferro e aço (caso da CECA) – ou de todos os produtos. Exemplos: MERCOSUL/ APEC. MERCADO COMUM: diz respeito a uma associação comercial de dois ou mais países, baseada na eliminação de todas as tarifas alfandegárias, cotas de importação e outros obstáculos, além da livre circulação de pessoas, capitais e serviços entres os países-membros. UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA: possui as mesmas características do mercado comum, além da adoção de uma moeda comum nos países-membros. Exemplo: UNIÃO EUROPEIA

ORDEM MUNDIAL UNIPOLAR Do ponto de vista do poderio militar, este termo é empregado por muitos observadores e estudiosos para denominar o cenário internacional no qual os Estados Unidos são o único país a exercer o domínio militar, sem a presença de um rival ou oponente capaz de contrabalançar ou equilibrar seu poderio nesse sentido. DISPONÍVEL EM: http://www.aviacaonoticias.com/2017/04/notimp-noticiario-da-imprensa-24042017.html