ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
DENGUE. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA ANO DE 2016.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
8 ª 02 de junho de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul 8 ª Reunião 02 de junho de 2014.
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENFRENTAMENTO DO ZIKA VÍRUS DÉBORA DUPAS G. DO NASCIMENTO LEIKA APARECIDA ISHIAYAMA GENIOLE VERA LUCIA KODJAOGLANIAN HERCULES.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Estratégia Comercial e de Marketing Aumento no Número de Participantes na Formação (20 alunos por grupo); Aumento na Participação de Mercado dos Outros.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Especialização em Saúde da
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
o trabalho informativo do mosquito da dengue
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Especializanda: Katia Pérez Guerra
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Carolina Aquino Alves Faria
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Trabalho de Conclusão de Curso
Avanços do projeto no período de setembro 2015 a março 2016
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
RECURSOS PARA CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ARBOVIROSES
Universidade Aberta do SUS
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Yaneisy Guerra González
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Dicleia Vitor Ferreira Orientador – Pablo Viana Stolz
Situação Epidemiológica da Influenza
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
COBERTURA VACINAL EM OEIRAS-PI: PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO Aluno: Enos Campos Neto Tutor: Angelo Brito Rodrigues 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Trabalho de Conclusão de Curso
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
Panorama das Arboviroses na Bahia
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

CONTEXTO: Convênio Ministério da Saúde – CONASEMS Valor total: R$ 21.138.329,00 O projeto tinha previsão de início em Outubro de 2016, porém o convênio foi publicado em 08 de Dezembro daquele ano e a primeira parcela dos recursos previstos foi liberada apenas em 10/05/2017. Reformulação do Plano de Trabalho Prorrogação do projeto: Maio de 2019

Panorama Epidemiológico Dengue Chikungunya Zika Comportamento explosivo desde 2002 2014: Confirmada a autoctonia no país 2015: Confirmada a autoctonia no Brasil Epidemias de 2013, 2015 e 2016: intervalos têm sido mais curtos Alguns estados: registro de ocorrência de óbitos em diversas faixas etárias Consequências graves do ponto de vista de saúde pública (Microcefalia associada ao vírus e Guillain-Barré) Novas áreas têm registrado a ocorrência de dengue Chikungunya e Zika: Por serem doenças introduzidas recentemente no Brasil, grande parcela da população está suscetível e o risco de epidemias é ainda maior Crescente número de óbitos

Panorama Epidemiológico

Justificativa Semelhança clínica das 3 principais doenças ocasionadas pelo Aedes Desconhecimento dos profissionais de saúde a respeito das suas diferenças Necessidade de preparação e resposta oportuna por parte das Secretarias Municipais de Saúde na prevenção, controle e manejo dos casos Evitar a deflagração epidemias Evitar a ocorrência de óbitos decorrentes dessas doenças A organização do sistema de saúde dos municípios com seus fluxos através da integração de equipes de vigilância e de atenção à saúde para respostas adequadas e no tempo certo. Ações de saúde oportunamente realizadas = embasamento para adequada tomada de decisão do gestor

Objetivos Dar o suporte de que profissionais de saúde e gestores precisam para o enfrentamento das doenças ocasionadas pelo Aedes Possibilitar o planejamento e o acesso às informações necessárias para tomada de decisão no que diz respeito às ações integradas de vigilância e atenção básica, adequadas às realidades municipais Capacitação dos gestores e profissionais de saúde envolvidos na detecção, monitoramento e resposta no enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes

Elaborar e implementar ferramentas de Educação à Distância (EAD) para Secretários Municipais de Saúde e profissionais de saúde para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes e suas consequências e para fortalecimento da integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica Realizar atividade semipresencial em entomologia como dispositivo auto instrutivo para capacitar profissionais de saúde, com vistas a ampliar a capacidade de investigação de campo em todos os municípios brasileiros na identificação e resposta às emergências em saúde pública locais Prestar apoio aos gestores e profissionais de saúde na elaboração e implementação de projetos de intervenção, de acordo com as realidades do município, a partir da capacitação de tutores que atuarão junto aos municípios em cada Região de Saúde, no apoio à aprendizagem nos cursos e à elaboração dos projetos Apresentar experiências municipais exitosas em relação à elaboração dos projetos de intervenção

Oferta de Cursos: Parceiro Curso Participantes Quantitativo IPADS Formação de Tutores Tutores 230 Integração AB/VS - EAD com tutoria Gestores 25 x 220 = 5.500 Profissionais Nível Superior Profissionais Nível Médio PROEPI Vigilância em saúde - EAD Profissionais de saúde Aberto Entomologia - EAD Entomologia - Semi Presencial Profissionais específicos 54

Contratação de tutores para suporte aos gestores e profissionais de saúde durante os cursos e na elaboração e desenvolvimento dos projetos de intervenção para enfrentamento de forma integrada do Aedes e suas consequências Capacitação de tutores, gestores, profissionais de saúde e técnicos em entomologia, através de cursos à distância, semipresencial e auto instrutivos, nos temas “Vigilância em Saúde e Entomologia” e “Fortalecimento e Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica” Realização de mostra de experiências exitosas na formulação dos planos de intervenção

Capacitação de 230 tutores e 11 Capacitação de 230 tutores e 11.500 profissionais de saúde dos municípios Elaboração e desenvolvimento dos projetos de intervenção municipais de enfrentamento ao Aedes e suas consequências Equipes de saúde capacitadas com noções de epidemiologia básica e ações de vigilância em saúde, controle do Aedes, Investigação e resposta às emergências em saúde e integração das ações de vigilância e atenção básica no enfrentamento do Aedes Profissionais de saúde capacitados, à distância e semipresencial, com noções teóricas e práticas em Entomologia Aplicada à Saúde Pública Até 300 projetos de intervenção municipais de enfrentamento ao Aedes e suas consequências e de fortalecimento da integração de Vigilância em Saúde e Atenção Básica selecionados e apresentados

Andamento do Projeto Data Atividades 14/07/17 Seminário de mobilização e sensibilização de um gestor municipal por região de saúde – XXXIII Congresso CONASEMS 18/12/17 Contratação das empresas (IPADS e PROEPI) 31/01 e 01/02/18 Oficina de validação dos planos de trabalho das empresas 12 e 13/03/18 Oficina de alinhamento com os COSEMS Jun/18 Oferta do curso EAD auto instrutivo de Vigilância em Saúde Pública Oferta do curso EAD auto instrutivo de Entomologia Aplicada à Saúde Pública Jul/18 Oferta do curso semipresencial de Entomologia Prática Aplicada à Saúde Pública Jul e Ago/18 Oferta dos cursos de capacitação de tutores A partir de Set/18 Oferta dos cursos de integração VS/AB para gestores e profissionais de saúde

Atribuições dos COSEMS – Termo de Compromisso Indicar um representante da diretoria e um representante técnico do COSEMS Participação nas oficinas e nos encontros programados Apoio na seleção e articulação com os tutores Apoio na divulgação das atividades do projeto Apoio no monitoramento das inscrições e frequência e conclusão nos cursos Apoio na seleção das melhores experiências na elaboração dos projetos de intervenções

Obrigado !!!