NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NBR DA ABNT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Advertisements

Normas técnicas brasileiras NBR da ABNT
Eletricidade e Instalações Elétricas
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
Introdução à Segurança com Eletricidade
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso de Engenharia Industrial Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DISPOSITIVOS DIFERENCIAIS RESIDUAIS DEMÉTRIUS MAZUROK FERNANDA BRAGA LUIS PAULO FERREIRA JUNHO,
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA.
MMGD – MICRO E MINI GERAÇÃO DISTRIBUIDA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012 Gestão Operacional de Grandes Clientes Gestão Executiva de Poder.
1 LUMINOTÉCNICA Professora: Camila Bastos Instalações Elétricas Industriais - IEI Eletroeletrônica Módulo 8 Aula 01.
1 Eng. Ronaldo Kascher Moreira, Dr. Setembro de 2015.
ELEMENTOS DE ELETROTÉCNICA E DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Informações Gerais Prof. Luiz Sebastião Costa tel: / –
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 2995.
ENG1290 – Instalações Elétricas Prediais Prof. Felipe de Sousa Nobre.
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
ATERRAMENTO. ATERRAMENTO Ligação elétrica –Intencional e de baixa impedância à Terra. Finalidades –Caminho de retorno de sistema MRT. –Caminho seguro.
Aerogeradores Alunos: Ayslan Caisson Norões Maia Victor Felipe Moura Bezerra Melo Professor: Maurício Universidade federal de Campina Grande Centro de.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Organização do SEP. 2. Organização do Trabalho. Programação e planejamento dos serviços. Trabalho em equipe. Prontuário e cadastro.
PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP TEMA DA AULA.
NBR Sistemas elétricos e Eletrônicos Internos na estrutura. Sistemas elétricos e eletrônicos estão sujeitos a surtos e impulsos eletromagnéticos.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos básicos à Correção da fator de potência; Específicos: Apresentar os conceitos de potência alternada e contínua;
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
Seminários Terceira Nota Data de apresentação dias 25 & 26 julho
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS Prof. Alexandre Ataide Carniato
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Geração, Consumo e Tarifas de Energia Elétrica
É uma perturbação acidental que se manifesta no organismo humano, quando percorrido por uma corrente elétrica. CHOQUE ELÉTRICO.
Eficiência Energética no Abastecimento de Água no Município
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
PSP – Projetos de Sistemas Elétricos Prediais
SEL 0312 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS II
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 1
Instituto federal de são paulo campus presidente epitácio
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Noções Básicas de Eletricidade
O P O R T U N I D A D E D E T R A B A L H O
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 2995
Distribuição de Energia Elétrica
Inspeção de instalações apoiadas por dispositivo eletrônico – Experiência da Subestação Foz do Iguaçu Wanderlei Dias Furnas.
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
Projeto Elétrico Residencial A importância do projeto e os primeiros passos.
Projeto Estruturado de Redes
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES TEMA DA AULA.
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Lâmpada Vapor de mercúrio
ATERRAMENTO ELÉCTRICO Porquê os sistemas eléctricos devem ser aterrados? fonte principal: Procobre Adaptação: Prof. Manuel Adao.
ARACRUZ-ES 07 de Setembro de 2015
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Verificação das instalações eléctricas
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações
Iluminação de Emergência
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
Documentação de Instalações Elétricas
Riscos do uso da eletricidade
Iluminação de Emergência
Universidade Federal Fluminense Curso de Engenharia de Produção Arranjo Físico Industrial Prof. Artur Pessoa.
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
NBR-5410 Instalações elétricas de baixa tensão.
Sistemas de proteção elétrica Professor: Luiz Yamashita Barbosa CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA MARIA LYDIA CESCATO BOMTEMPO Rua Edgar.
ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE ENERGIA
Momento Crítico Onde o Seguro Deixar de Ser Custo.
CAUSAS DE ACIDENTES NA INDUSTRIA DA COSTRUÇÃO CIVÍL.
Transcrição da apresentação:

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NBR DA ABNT NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO » NBR 14039 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE MÉDIA TENSÃO DE 1,0kV A 36,2kV NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

Objetivo Esta Norma estabelece as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificação, residencial,comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.

Instalações Elétricas A. em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações; B. reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas; C. canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias. D. aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada, com freqüências inferiores a 400 Hz, ou a 1 500 V em corrente continua;

E. aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1 000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precípitadores eletrostáticos etc.); F. a toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização; G. às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).

Esta norma não se aplica: A. instalações de tração elétrica; B. instalações elétricas de veículos automotores; C. instalações elétricas de embarcações e aeronaves; D. equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometam a segurança das instalações; E. instalações de iluminação pública; F. redes públicas de distribuição de energia elétrica;

G. instalações de proteção contra quedas diretas de raios G. instalações de proteção contra quedas diretas de raios. No entanto, esta Norma considera as conseqüências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações (por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobretensões); H. instalações em minas; I. instalações de cercas eletrificadas.

Nota São exemplos de normas complementares a esta Norma as : ABNT NBR 13534 ABNT NBR 13570 e ABNT NBR 5418.

NBR 14039 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE MÉDIA TENSÃO DE 1,0KV A 36,2KV Estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0kV a 36,2 kV, à freqüência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço. Aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica as instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

Esta Norma abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica, sem prejuízo das disposições particulares relativas aos locais e condições especiais de utilização constantes nas respectivas normas. As instalações especiais tais como marítimas, de tração elétrica, de usinas, pedreiras, luminosas com gases (neônio e semelhantes), devem obedecer, além desta Norma, às normas especificas aplicáveis em cada caso.

Aplicação Na construção e manutenção das instalações elétricas de média tensão de 1,0 a 36,2 kV a partir do ponto de entrega definido pela legislação vigente incluindo as instalações de geração, distribuição de energia elétrica. Devem considerar a relação com as instalações vizinhas a fim de evitar danos às pessoas, animais e meio ambiente.

Não se aplica Às instalações elétricas de concessionários dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, no exercício de suas funções em serviço de utilidade pública; Às instalações de cercas eletrificadas Trabalhos com circuitos energizados.