Teoria de população em Malthus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
Advertisements

PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Darwinismo Fundamentos de uma teoria evolucionista Por Guilherme Cadorim”
Escola Estadual Dr Marthinhos Marques Prof : Edna e Marilza Coordenadora : Eliana Aluna : Tailaine 9º Ano B Tema : Arte Contemporânea.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
COC 7- cap. 8 COC 7- cap. 8 GEOGRAFIA GEOGRAFIA Profª Rosangela Profª Rosangela.
O que é sustentabilidade ?. Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais; Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
1) Defina sequências numéricas.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
AGRICULTURA TRADICIONAL
KARL MARX - Marxismo.
Liberalismo Econômico
Teoria de população em Malthus
“A Olhar o Mundo” Comportamentos demográficos.
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
População 2º EM – 2016 Jeferson.
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
OQUE É? ESTRUTURA ETÁRIA: compreende a análise das faixas de idade em que a população pode ser dividida: Jovens: 0 – 14 anos Adultos: 15 – 64 anos Idosos:
Economia Monetária II 19ª aula
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Química Ambiental- QAM Unidade Curricular: Química Ambiental Módulo 4
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
A agricultura e a Fome.
Docência do Ensino Superior
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação do mundo atual
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
O que é Sociologia? Texto o4 - GIDDENS
Dinâmica de populações
A Visão Pré-analítica: Economia Ecológica e Neoclássica
Problemas Filosóficos
Tributação e desigualdade no século 21: o caso brasileiro
Blocos econômicos Blocos econômicos
Comportamento Organizacional:
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Economia – o que é?.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
A taxa de natalidade nos países desenvolvidos tem vindo a diminuir, enquanto que nos países em desenvolvimento é muito alta. Para mudar esta situação,
Preparatório EsPCEx História Geral
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
Globalização e blocos econômicos
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Iluminismo : A Filosofia das Luzes Livro pp
séculos XII / XIII –um país emergente – aspectos estruturais
A empresa e a firma Firma: unidade de produção que atua racionalmente, procurando otimizar seus resultados relativos a produção e lucro. Fator de produção:
NEOMALTHUSIANISMO Instituto Federal Santa Catarina – câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Versão fevereiro de.
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Orientador: Marcos Cabral De Vasconcellos
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
AUMENTO POPULACIONAL E SEGURANÇA ALIMENTAR
Os Oito Objetivos do Milênio
...semana que vem: laboratório!
Conceitos importantes para o estudo da História
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA (ASD)
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Teoria de população em Malthus Instituto Federal Santa Catarina – câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Versão fevereiro de 2018

Thomas Robert Malthus (1766-1834) Economista e catedrático de Economia política na Inglaterra Relevância: esclarecer a base do entendimento da população, pois sua teoria permanece atual. Disponível em:<http://www.daviddarling.info/encyclopedia/M/Malthus.html>.

Superpopulação: Resultado da desproporção entre o crescimento da população e os meio de subsistência/território.

Progressão Aritmética: 1:2:3:4:5:6 Teoria da População Porém, a produção de alimentos poderia aumentar em progressão aritmética, quer dizer, cada geração só poderia aumentar a produção em quantidade mais ou menos equivalente ao aumento conseguido pela geração anterior. Progressão Aritmética: 1:2:3:4:5:6 Quase todas as pessoas são impelidas por um desejo quase que insaciável de prazer sexual e que, por isso, as taxas de reprodução, quando incontidas, levariam a aumentos em progressão geométrica da população. A população se duplicaria a cada geração. Progressão geométrica: 1:2:4:8:16 A população de qualquer território é limitada pela quantidade de alimentos!

“As estatísticas não confirmaram as idéias de Malthus, quer quanto a taxa de crescimento da população, quer quanto a produção de alimentos” (Galvêas, XII, 1986). Ciência: adubos químicos, grãos híbridos, técnicas de cultivo, importação.

Para Malthus, se não houvesse controle, a fome acabaria limitando o crescimento da população. Havia 2 controles: Preventivo e Positivo Positivos: - aumentar a taxa de mortalidade - a fome - a miséria - as pragas, - as guerras - a morte pela fome. Preventivos: -reduzirem a taxa de natalidade Inclui: esterilidade, abstinência sexual, controle de nascimentos.

A população é sempre controlada por uma combinação desses controles, para ficar dentro da oferta disponível de alimentos.

A falta de cuidado predomina entre os pobres! As classes baixas não teriam meios de subsistir se a elite rica não dividisse com eles seus recursos! Os pobres quando tem oportunidade de economizar não o fazem, gastam tudo o que tem nos bares! A única fuga possível é o estabelecimento do direito de propriedade e o casamento. As pessoas de alta moral acumularia e a maioria esbanjaria numa vida desregrada. Um bom cristão deve aceitar a vida miserável de forma realista, para manter a população em nível de subsistência! A falta de cuidado predomina entre os pobres! Os membros mais úteis da sociedade são da classe rica dos proprietários, cujo valor não é só econômico, mas também cultural! Onde não há contenção moral a população é contida pelo vício e pela miséria!

A teoria da população de Malthus teve uma enorme influência intelectual. Algumas variações desta teoria da população são amplamente aceitas hoje em dia – principalmente em teorias que tratam dos países menos desenvolvidos. A orientação normativa da teoria continua existindo – como existia com Malthus – para convencer de que a pobreza é inevitável, de que pouco ou quase nada pode ser feito a seu respeito e de que ela é, em termos gerais, devido à fraqueza ou à inferioridade dos pobres.

Hunt, E. K. História do pensamento econômico. 7a. ed Hunt, E. K. História do pensamento econômico. 7a. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1981.