Fenícios: o povo do mar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Os grandes espaços religiosos
Navegadores fenícios e conquistadores persas
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
As civilizações hebraica e fenícia.
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Hebreus.
Povos do Oriente Médio Hebreus.
HEBREUS.
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
Fenícios, persas e hebreus.
Antiguidade Oriental.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Os Fenícios.
Hebreus.
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
Hebreus.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Hebreus, Fenícios e Persas.
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
Os hebreus: o povo do livro
Localização, Politica, Economia, Sociedade, Cultura e Religião.
SÍNTESE 2. Período dos juízes: 1250 a 1050 a.C.  Confederação tribal, a exemplo das existentes nas regiões gregas  Divisão do território entre as tribos,
ANTIGÜIDADE ORIENTAL Prof. Iair 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras.
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
Fenícios, Persas e Hebreus Professor Menezes. OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política; Cidades-Estado(Ugarit, Biblos, Sidon, Tiro); Comércio,
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
Antiguidade Clássica - Grécia
Pérsia.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
As Sociedades Orientais
Hebreus.
A Antiguidade Oriental
Paula Graciele carneiro
Povo hebreu = judeu = israelita
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Módulo 1 – Aula 3 Formação dos Estados teocráticos
Ligando comunidades e culturas
Antiguidade Oriental.
E.E.B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO PROFº DIEGO
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
EPGV Escola de pregadores Graça e Verdade EPGV Centro Rei dos reis EPGV.
Fenícios A antiga Fenícia corresponde ao território do Líbano atual. A comunicação por via terrestre era muito difícil, já que o terreno era montanhoso.
Módulo 02: As civilizações antigas do Oriente
O declínio do Império Romano
HEBREUS ORIGEM Povo semita. Ur, na Caldéia (Mesopotâmia).
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Mesopotâmia. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: Professora: Janaína Vargas
Egito Antigo: política, economia e sociedade
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
GRÉCIA.
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
História/6ºA Profª Tatiane
CONTRIBUTOS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES.
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo.
Transcrição da apresentação:

Fenícios: o povo do mar

Excelentes navegadores. Solo pobre para a agricultura (entre o mar e as montanhas do Líbano). A solução para a pouca oferta de alimentos foi comprar de civilizações vizinhas. Trocavam peixes, madeira, objetos de metais, vidro, tecidos e escravos pelas mercadorias que necessitavam.

Fenícios e suas colônias comerciais no Mar Mediterrâneo

Vida e cultura fenícia Organizam-se em cidades-estado, cada uma com um governo independente. O rei governava com o auxílio de um conselho de anciãos, sacerdotes e magistrados escolhidos entre os homens mais ricos. Eram politeístas e praticavam sacrifícios para agradar aos deuses.

Alfabeto Você sabia que o nosso alfabeto surgiu com os fenícios? Eles criaram as 22 consoantes e depois os gregos acrescentaram 5 vogais e deram origem ao alfabeto latino que deu origem ao que usamos nos dias atuais. Desenvolveram um alfabeto para facilitar a comunicação e o comércio.

Ruínas da cidade de Biblos

Ruínas de um mercado fenício

Hebreus http://www.youtube.com/watch?v=TYbxuxPSTPA&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=7pQsgcACHh4&feature=related

O primeiro povo a adotar uma religião monoteísta. Podemos conhecer muito da história dos hebreus por meio do Antigo Testamento. De acordo com a tradição bíblica, os hebreus são descendentes de Sem, filho de Noé. Viviam na mesopotâmia até que Abraão recebeu uma aparição e conduziu os hebreus até a região da Palestina (Canaã)

Rota de migração dos hebreus

Os hebreus e a Palestina Por muito tempo os hebreus viveram em Canaã. O rio Jordão possibilitava a agricultura. Eram dividido em pequenos grupos (clãs) e cada clã era chefiado por um patriarca (geralmente o homem mais velho e sábio do grupo) Na seca que ocorreu no século XVIII a.C, os hebreus decidiram migrar para o Egito para obterem mais alimentos.

Hebreus no Egito Foram muito bem recebidos quando chegaram ao Egito, porém, algum tempo depois foram escravizados. Após quase 200 anos de escravidão, foram libertados por Moisés que os conduziu novamente para Canaã em uma viagem que durou 40 anos. Essa história pode ser lida na bíblia no livro êxodo.

A saída do Egito com a condução de Moisés é chamada de Pessah (páscoa judaica). Foi nessa viagem que pela tradição bíblica Moisés recebeu as Tábuas da Lei que continham os 10 Mandamentos. Ao chegarem em Canaã, os hebreus encontraram outros povos vivendo na região, com os quais tiveram vários conflitos.

Precisaram se unir para enfrentar esses inimigos e tinham como líderes juízes eleitos para comandar o povo hebreu. Por volta do ano 1000 a.C, os juízes deram lugar a reis. Os mais importantes foram Davi e seu filho Salomão. Após a morte de Salomão (935 a.C) os hebreus dividiram o reino em duas partes. (Cisma)

Divisão do reino dos hebreus

Essa divisão acabou enfraquecendo os hebreus. O reino de Israel foi dominado no século VIII a.C pelos Assírios. O reino de Judá foi dominado pela Babilônia no século VI a.C. Os persas libertaram o povo de Judá e eles retornaram a Canaã. Porém, no século IV a.C foram dominados pelos macedônios (Alexandre, o grande) e depois pelos romanos em 63 a.C. (Diáspora)

Persas http://www.youtube.com/watch?v=CdOkZH52ADU http://www.youtube.com/watch?v=7a53r6CLr1A

Eram conhecidos por seu grande poder militar. Eram grandes conquistadores. Dominaram a Mesopotâmia, a Palestina, a Fenícia, a Oriente Médio e a Índia. Conseguiram manter tantos territórios sob seu domínio porque faziam alianças com as elites locais.

Criaram um eficiente sistema de fiscalização dos territórios conquistados por meio da divisão do território em satrapias. Construíram longas estradas que ligavam os diversos territórios conquistados, assim como um sistema de correios. Os povos conquistados eram submetidos a servidão coletiva.