Estética: Introdução Conceitual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTÉTICA 1.
Advertisements

Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
A Concepção Objetiva da Arte
BIOÉTICA MORTE DIGNA ÉTICA MÉDICA CLONAGEM TRANSGÊNICOS ABORTO EUGENIA
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
Estética.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
ESTÉTICA Arte e realidade
AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA
Teorias do conhecimento
Ou quem e o que o constitui
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Platão e o mundo das Ideias
III Dimensões da ação humana e dos valores
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Filosofia, estética e arte
ESTÉTICA 1.
O QUE É RAZÃO?!.
O BELO E O GOSTO: KANT vs HEGEL
Estética: Introdução Conceitual
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Immanuel Kant
ESTÉTICA .
ESTÉTICA.
Professora Consuelo Holanda
Estética.
Estética Antiga Objetivos do texto:
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO.
Estética Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) Alexander Gottlieb ( ) Estudo do belo e da arte Nem tudo.
Linguagem e Pensamento Filosofia 2º Ano. A importância da Linguagem Na abertura da sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
O QUE É BELEZA?.
Origem da palavra Ética e Moral
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
OS VALORES Diante de pessoas e coisas, estamos constantemente fazendo juízos de valor. Fazemos juízos de realidade, dizendo que esta caneta, esta moça,
As Origens Da Filosofia
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
VALORES e OBJETIVIDADE
Capítulo 14 – Elementos de Lógica (Proposição)
Gêneros Lírico ou Poético
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Estética Senso comum: A estética de uma obra de arte é aquela em que vamos analisar. Hoje os cuidados com a estética e os cosméticos estão no auge, há.
O QUE É BELEZA?.
ESTÉTICA 1.
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
DIALÉTICA Filosofia Antiga Filosofia Moderna Platão Aristóteles KantHegelMarx e Engels Heráclito Idealismo clássico alemão 530 a 428 a.C
Introdução à Estética.
Século XIX.
Arte e entretenimento.
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Estrutura serviço de Estética
Professora elisa santos meier
Clássicos da sociologia: Max weber
O QUE É METAFÍSICA.
Aula: Renascimento e Modernidade
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
LÓGICA FORMAL O CONCEITO E O TERMO. LÓGICA FORMAL Lógica do Conceito É o ramo da lógica formal que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar. É o ramo.
O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
Transcrição da apresentação:

Estética: Introdução Conceitual www.nilson.pro.br

“As vezes, em dias de luz perfeita e exata, Em que as coisas tem toda a realidade que podem ter, Pergunto a mim mesmo devagar Porque se quer atribuo eu beleza às coisas […] A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe, Que dou as coisas em troca do agrado que me dão.” Fernando Pessoa

Disposição dos Conteúdos Estética: uso no senso comum/vulgar Estética: uso em artes Estética: uso em filosofia Etimologia da palavra: Estética Uma breve cronologia do pensamento estético na filosofia

Estética: uso no senso comum/vulgar Expressões que dizem respeito à beleza física e abrangem desde um bom corte de cabelo passando pela busca de um biotipo nas academias até a intervenção cirúrgica. Está presente a relação com a beleza ou, pelo menos, com o agradável, entendesse então como um adjetivo, ou seja, uma qualidade.

Estética: uso em artes Em artes a palavra estética é usada como substantivo, designa um conjunto de características formais que a arte assume em determinado período e que poderia ser chamado de estilo.

Estética: uso em filosofia O significado mais específico é usado no campo da filosofia. Sob o nome estética enquadramos um ramo da filosofia que estuda racionalmente o belo e o sentimento que suscita nos seres humanos.

Etimologia da palavra estética A palavra estética vem do grego aisthesis, com o significado de “faculdade de sentir”, “compreensão pelos sentidos”, “percepção totalizante”.

Uma breve cronologia do pensamento estético na filosofia Platão (427-348 a.C.) reconhece o caráter sensível do belo, mas afirma a sua essência ideal. Admite a existência do “belo em si” independente das obras individuais, que são cópias desse ideal.

Aristóteles (384-322 a.C.), em contraposição a Platão, procurou o belo na realidade e não em um mundo ideal. Em sua obra Poética associa o belo ao conceito de bom e atribui às artes uma função moral e social.

Kant (1724-1804), o belo é aquilo que agrada universalmente ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. O objeto belo é uma ocasião de prazer cuja causa reside no sujeito.

Hegel (1770-1831) introduz o conceito histórico: a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos. Essa mudança (Devir), que se reflete na arte, depende mais da cultura e da visão de mundo vigente do que de uma exigência interna do belo.

A arte é uma série de objetos que provocam emoções poéticas A arte é uma série de objetos que provocam emoções poéticas. Le Corbusier