Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas

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Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família

Carolina Sartori de Oliveira Melhoria da Atenção Odontológica às Gestantes da área de abrangência da UBS Piranguinho-MG Orientadora: Seiko Nomiyama

Introdução Reorganização da prática em saúde bucal – grupo operativo: gestantes

Introdução Caracterização do município Piranguinho: sul MG 8.009 habitantes (IBGE,2010) Economia familiar

Introdução Caracterização da UBS Existe há 15 anos Modelo misto População da área: diversificada e sob riscos sócio-econômicos

Introdução Situação da ação programática na UBS anterior à intervenção INEXISTENTE

Objetivos e Metas Objetivo Geral Melhorar a atenção odontológica às gestantes da área de abrangência da UBS – Piranguinho/MG

Objetivos e Metas Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica programática Melhorar a qualidade da atenção odontológica às gestantes

Objetivos e Metas Objetivos Específicos Mapear as gestantes da unidade em relação ao risco em saúde bucal Implantar registros das ações

Objetivos e Metas Objetivos Específicos - Desenvolver ações de prevenção e promoção em saúde bucal

Objetivos e Metas Metas Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica programática da gestante da área de abrangência da UBS para 40% Realizar avaliação periodontal, utilizando como índice o sangramento gengival, em 40% das gestantes

Objetivos e Metas Metas Garantir que 40% das gestantes da UBS passem por uma consulta odontológica durante o pré-natal Realizar a classificação de risco bucal em 80% das gestantes do grupo operativo da unidade

Objetivos e Metas Metas Manter registro atualizado de 100% dos atendimentos odontológicos Garantir orientações de saúde bucal para 80% das gestantes participantes

Metodologia Protocolos Linha Guia em Saúde Bucal (SES/MG -2006) Protocolo Pré-Natal (MS/2005) Instrumentos de registros Planilha de ação coletiva (SES/MG-2006) Prontuário odontológico (SES/MG-2006)

Metodologia Logística da intervenção Reuniões de equipe ACS – Visita Domiciliar Linha Guia em Saúde Bucal Consulta odontológica e de pré-natal Apresentação às lideranças comunitárias Alteração do cronograma e feira de amamentação

Metodologia Ações Organização e Gestão do Serviço Reestruturação da forma de atendimento Visita Domiciliar Reuniões técnicas Capacitação de profissionais

Metodologia: Organização e Gestão do Serviço Protocolos Divulgação Organização de agendas: programação para atendimento de gestantes

Metodologia Avaliação e Monitoramento Gestantes que receberam atendimento Profissionais que aderiram aos protocolos Qualidade dos registros Gestantes que aderiram ao programa e concluíram tratamento

Metodologia Engajamento Público Esclarecimento da comunidade sobre o projeto Divulgação: associação de bairros, lideranças comunitárias, CMS Autonomia processo saúde-doença Orientação gestantes sobre saúde bucal Escovação supervisionada

Metodologia Qualificação da Prática Clínica Ampliação conhecimento equipe: saúde bucal Modificação da conduta clínica Capacitação da equipe para ações educativas

Evolução dos Indicadores

Evolução dos Indicadores

Evolução dos Indicadores

Evolução dos Indicadores

Evolução dos Indicadores Proporção de registros atualizados Início da Intervenção: 0% Final da Intervenção:100% Início da intervenção: prontuários com preenchimento incompleto e de forma incorreta Conferência contínua dos prontuários

Evolução dos Indicadores Proporção de gestantes que receberam orientações em saúde bucal Falhas no processo de trabalho Prevalência de prática curativas Demanda espontânea x desconhecimento das necessidades da população em saúde oral 92,9% gestantes orientadas (intervenção)

Evolução dos Indicadores Indicadores não descritos, mas trabalhados

Evolução dos Indicadores Indicadores não descritos, mas trabalhados

Discussão Ampliação da cobertura odontológica às gestantes Educação em saúde Melhoria dos registros Educação profissional continuada

Discussão Dificuldades enfrentadas Inserção na rotina UBS x demanda espontânea

Reflexão crítica sobre o processo Estudante-centro da construção do conhecimento Disciplina Ampliar conhecimento na área de saúde pública

Obrigada! Sul de MG