Pensamentos, revoluções e unificações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As relações homem X natureza.
Advertisements

Sob o domínio do Capital.
LIBERALISMO.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Século XIX Educação Nacional.
CAPITALISMO SOCIALISMO
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Introdução ao Estudo da História
CONGRESSO DE VIENA.
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
A França no Século XIX A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830
O pensamento revolucionário do século XIX
Pensamento e cultura no século XIX
Rumos da América Latina no Século XX
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Karl Marx e a História da Exploração
A conquista da unidade política
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Para uma visão marxista das relações internacionais
A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.
O LONGO SÉCULO XIX.
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
SOCIALISMO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Liberalismo e Socialismo
 Utilização conceptual de forma indistincta  Prevalência da realidade económica e social em que se insere a economia social ou o terceiro sector, fundamentando-se.
LIBERAIS E NACIONALISTAS
CEAP – 2012 Disc. Sociologia Geral e Jurídica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
O ILUMINISMO.
O Socialismo Utópico de Owen, Saint-Simon e Proudhon
Revolução Industrial Slide já disponível em
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação de Geografia
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
As Revoluções Liberais
Socialismo.
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
Disc. Sociologia Geral e Jurídica
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
O pensamento liberal Capítulo 18.
Karl Marx e o materialismo histórico
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Socialismo X Comunismo
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

Pensamentos, revoluções e unificações A inquieta Europa do século XIX Poderosos pensamentos

A inquieta Europa no século XIX A abertura do século XIX europeu,marcada pela intensidade do período napoleonico e precedida pela força da revolução francesa. Novas ideias surgiram,foram difundidas e se desenvolveram significamente.Revolucionárias burguesas se espalharam pelo continente.Marcantes processos de unificação levaram ao surgimento dos estados nacionais alemão e italiano.

Logo após o fracasso da era das restaurações,em 1830,uma nova onda revolucionária de origem burguesa espalhou-se pela europa.No mesmo ano,foi publicado o manifesto comunista,de Karl Marx e friedrich engels,no qual esses dois teóricos sistematizaram o que veio a ser conhecido como “socialismo científico”

Outras ideias socialistas foram elaboradas e a busca pela “justiça social” se tornou bem mais intensa e organizada.Os defensores do liberalismo encontraram muito mais espaço para divulgação de suas ideias.Passaram a contar com um número muito maior de adeptos.Nas regiões das futuras alemanha e itália,o sonho de unificação se tornou cada vez mais presente.

Poderosos Pensamentos Manifesto do partido comunista Doutrina social católica Compendio da doutrina social Da igreja Anarquismo Liberalismo Nacionalismo Socialistas utópico Socialistas Científicos

Liberalismo O liberalismo tornou-se a grande força do pensamento revolucionário que se materializou com a Revolução Francesa e permaneceu durante todo o século XIX. Liberalismo era a liberdade econômica, onde o rei ou presidente não poderia interferir, em preços do mercado, que se auto regula. Liberalismo também foi político e religioso, Napoleão Bonaparte submeteu o poder religioso, abrindo espaço para a defesa da liberdade religiosa.

Nacionalismo O nacionalismo defendia as ideias, de que se poderia tudo para provar que o país do cidadão era o melhor, o cidadão teria que ter orgulho e colocar seu país acima de tudo. Também defendia a união de povos que tinham laços culturais e linguísticos em comum. Reunião em torno de um governo central, de estados que, embora tenham traços em comum, ficariam separados politicamente. Defesa do direito de cada povo estabelecer próprios critérios políticos e econômicos.

Socialismo utópico Justiça social. Foi uma forma de diminuir a distância entre aqueles que tinham muito e os que tinham pouco. Queriam tornar a forma da pirâmide social a mais larga e baixa possível. Só haveria uma classe, em condições econômicas e políticas muito parecidas. O socialismo utópico vem da palavra Utopia, de um livro de Thomas Morus, que defendia uma sociedade de iguais. Igual a Louis Blanc, Robert Owen e Charles Fourier, mas todos não propunham os meios para alcançar isso, por isso eram socialistas utópicos.

Socialismo Cientifico Socialistas científicos, foram os maiores críticos da utopia social, tendo um profundo estudo das condições históricas das injustiças sociais, propunham um caminho para sua superação. O único caminho para a sociedade mais justa era a luta de classes. Os trabalhadores deveriam se revoltar contra a exploração que a burguesia industrial (meios de produção) faziam. Os trabalhadores unidos em organizações trabalhistas, por greves e protestos, ou tomar os meios de produção, eliminando as diferenças entre as classes. O patrão antes ficava com mais lucros do que o trabalhador, sendo acusado de possuir uma coisa que não era sua.

Tirinha

Manifesto do partido comunista O Manifesto Comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista, publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados politicos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga dos comunistas e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels , expressa o programa e propósitos da Liga

Doutrina social católica a Doutrina Social Católica foi uma proposta que procurou se colocar com alternativa as demais e reconhecia a falta de praticidade do socialismo utópico e o objetivo era trabalhar em favor de uma sociedade mais justa que integra colaboração entre as classes ,respeito ao próximo entre trabalhadores e patrões.

Compendio da doutrina social da igreja Doutrina Social da Igreja (DSI) é o conjunto dos ensinamentos contidos na doutrina da Igreja Católica e no Magistério da Igreja Católica, constante de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos Papas inseridos na tradição multissecular, e que tem suas origens nos primórdios do Cristianismo. Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações.

Anarquismo Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem. A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. Nesse período, em razão do grau elevado de organização dos segmentos operários, de fundo libertário, surgiram inúmeras campanhas antianarquistas

FIM. Vinicius Fernando Higor 8°c