Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surdez A Educação dos Surdos.
Advertisements

AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDENCIA DO IDOSO ACAMADO E A SOBRECARGA DO CUIDADOR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP ALUNO (A): Luizete de Sousa Alexandre.
Estudo de coorte retrospectivo
Os passos da nossa vida...
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Disciplina Sistemas Sensoriais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
DE GÊMEOS COM FENILCETONÚRIA
ESTUDO DOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE EM ATLETAS DE BASQUETEBOL JUVENIL EM SANTA CATARINA. Professor Orientador Ms. Gilberto Vaz Alunos: Soledá Menine Pereira.
Objetivo: comparar a autopercepção de demanda e intensidade vocal no uso cotidiano e profissional da voz QUANTIDADE DE FALA E INTENSIDADE VOCAL NO USO.
TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
ANTROPOMETRIA E MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC
Universidade Federal de Minas Gerais
um novo caminho para você…
Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria.
PUBLICADO EM: EAR &HEARING, VOL XX NO XX, 2012
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto Mestre em Ciências da Saúde Professor: Dr. Carlos Augusto Costa Pires; Dr. Fayez Bahmad Jr.; Dra. Isabela Monteiro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Mestranda Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Programa de Pós-graduação em Psicologia.
Eliza Porto-Cunha Suelly Cecilia Olivan Limongi
Beatriz C A Caiuby Novaes
Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade.
EFICÁCIA DO AASI NA MELHORA DO ZUMBIDO
FRENULO LINGUAL: MODIFICAÇÕES PÓS-FRENECTOMIA RESULTADOS
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Ana Manhani Cáceres | Debora Maria Befi-Lopes
Introdução Aparelho auditivo implantado no osso (BAHA) é um dispositivo de titânio que fornece uma via alternativa da transmissão som até a coclea.
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Fernanda Ferreira Caldas
Beatriz de Castro Andrade Mendes
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
Introdução ao Sistema de Implante Coclear
Apresentado por Leonardo Costa Pereira. Introdução Embora haja um bom controle hospitalar em crianças neonatais quanto a teste de audição, não se realizam.
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Caso Clínico Disciplina : Prótese Auditiva.
Recovery from forward masking in Elderly Cochlear Implant Users Aluna de Mestrado: Carolina Costa Cardoso Orientador: Prof. Dr. Fayez Bahmad Jr Sistemas.
Tabela 2 - Valores observados do coeficiente de correlação de Spearman do Datalloging com IPRF, escore total, efeitos positivos, fatores negativos, questão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPTO. DE ZOOTECNIA E DES. RURAL LABORATÓRIO DE ETOLOGIA APLICADA Avaliação do Desenvolvimento.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Implicações da perda auditiva para o aluno surdo na escola
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
TESTE DA ORELHINHA.
EMISSÕES OTOACÚSTICAS TRANSIENTES
Caracterização e intervenção fonoaudiológica de escolares – atividades grupais como recursos privilegiados da Fonoaudiologia Mariana Mendes Bahia, Gisele.
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL TESTE DA ORELHINHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Bolsista PIBIC/CNPq/UFBA Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Faculdade de Filosofia.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Orientação: Ms. Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves Alunas: Rudmila Carvalho e Michele Haduo BAURU 2015.
PET Fonoaudiologia apresenta:
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
à preparação para o trabalho produtivo “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA CORREÇÃO DE PÉ TORTO NO SERVIÇO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL.
REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM Discussão: Profa. Dra. Simone Hage Dra. Paula Lauretti (ORL) Apresentação: Julia Tognozzi (4ºano)
Transcrição da apresentação:

Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral Adriane Lima Mortari Moret, Maria Cecilia Bevilacqua, Orozimbo Alves Costa, Maria Jaquelini Dias dos Santos, Leandra Tabanez do Nascimento, Luzia Maria Pozzobom Ventura, Marta Maria Resegue-Coppi, Elisabete Honda Yamaguti, Kátia de Freitas Alvarenga. Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, Campus Bauru.

Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral Objetivo: caracterizar o desempenho auditivo e de linguagem de crianças com paralisia cerebral usuárias de IC. Método: Análise retrospectiva dos achados de sete portadores de PC usuários de IC, atendidos no CPA-HRAC/USP. A idade na avaliação foi de 2 anos e 9 meses a 5 anos e 7 meses, com tempo de uso de IC entre 4 meses e um ano. Avaliação do desempenho auditivo: média dos limiares audiométricos nas freqüências de 500Hz, 1KHz e 2KHz em campo livre (sem amplificação, com AASI e com IC); escalas MAIS e IT-MAIS, e pela classificação em categorias de audição. Avaliacão do desempenho lingüístico: MUSS adaptado , PRISE e categorias de linguagem. Os resultados foram mensurados em diferentes etapas: pré-cirúrgico, três meses, seis meses e um ano de uso de IC, este último exceto nos indivíduos com tempo de uso inferior.

Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral RESULTADOS CONCLUSÃO Audiometria em campo livre: melhora dos resultados para todos os indivíduos com o uso do IC em relação ao uso do AASI, e de ambos quando comparados à situação sem amplificação, exceto para um sujeito. IT-MAIS / MAIS: todos os indivíduos obtiveram avanço, embora variável. Categorias de audição: quatro mantiveram a mesma categoria (categoria 1-detecção), e três apresentaram melhora de desempenho, dois alcançando padrão de percepção e um, detecção. MUSS: aumento no escore para todos os indivíduos, com desempenho variável. Categorias de linguagem: quatro indivíduos atingiram a produção de palavras isoladas (categoria 2), e três não atingiram tal habilidade. PRISE: aumento dos comportamentos pré- verbais para todos os indivíduos. Com a ativação do IC, houve avanço nos aspectos de audição e linguagem avaliados; No entanto, há necessidade de um acompanhamento por maior tempo a fim de se conhecer o desenvolvimento das habilidades auditivas e lingüísticas em longo prazo.