A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Invasões Holandesas João Mauricio de Nassau (Johann Maurits van Nassau) Fonte:
Advertisements

A presença estrangeira no Período Colonial
DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
O INFERNO PORTUGUÊS.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Economia e Sociedade Açucareira
Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral
Restauração da Independência
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS INVASÕES HOLANDESAS E A INS.
A presença estrangeira no Período Colonial
3.1- Colônias no contexto mercantilista
A União Ibérica e A Invasão Holandesa.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Professor Bruno Barreira
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
POLÍTICA COLONIZADORA NA AMÉRICA PORTUGUESA
POLÍTICA COLONIZADORA NA AMÉRICA PORTUGUESA
Restauração da Independência
A formação do território brasileiro
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
Invasões Estrangeiras – Brasil Colonial Colégio Militar de Belo Horizonte História – 6º ano – Maj Edmundo 05/2012.
A Colonização do Brasil
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
COMPONENTE CURRICULAR, 2ª Série
O modelo escravista, a grosso modo representado pelos senhores de engenho e escravos conquistou a Europa daquele século. As Antilhas foi cede de engenhos.
Aula 4 – União Ibérica ( ) História do Brasil Aula 4 – União Ibérica ( )
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
O NEGRO NO ENGENHO ۩ A solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. Os portugueses já exploravam o mercado.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
A Presença Estrangeira no Período Colonial.
Por Luciane Cristina Scarato Revisado por Elaine Campos e Castro
OS HOLANDESES NO BRASIL.
Brasil Holandês.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Cognominado de : O DESEJADO
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
As Invasões Holandesas no Brasil:
Descrição do Período Conturbado 1578/1580 na História de Portugal
Brasil Colônia.
Brasil Holandês e Expansão Territorial Colonial
COLONIZAÇÃO DO BRASIL Segundo relatos históricos, a colonização do Brasil iniciou quando os portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, aportaram.
A MORTE DE D. SEBASTIÃO E A SUCESSÃO AO TRONO
A expansão portuguesa na América
em finais do século XVI, quando era rei em Portugal
UNIÃO IBÉRICA.
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
Portugal e Brasil no século XVII
Professor Edley
Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição
 O que hoje conhecemos como Países Baixos (Bélgica e Holanda) formavam, no final da Idade Média, duas regiões socioeconômicas distintas: Países Baixos.
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
As Invasões Holandesas
INVASÕES HOLANDESAS ANTECEDENTES Financiamento Distribuição
Economia Agroexportadora Brasileira
União Ibérica e invasões holandesas
Colonização Portuguesa na América
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
O Período pré-colonial
Invasões Estrangeiras e a Interiorização no Brasil
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
União Ibérica e Brasil Holandês
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
A presença holandesa no Nordeste açucareiro
Brasil Colônia União Ibérica. União Ibérica (1580 – 1640) Fatores: Império colonial em todo mundo Poderio espanhol (Domínio dos mares) Desaparecimento.
Transcrição da apresentação:

A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS PROF. RICARDO SCHMITZ

UNIÃO IBÉRICA ( 1580 – 1640 ) MORTE DE D. SEBASTIÃO – REI PORTUGUÊS , 1578, GERA CRISE SUCESSÓRIA REI ESPANHOL FILIPE II, DA ESPANHA, REIVINDICA O TRONO PORTUGUÊS FILIPE II INVADE PORTUGAL EM 1580 E DERROTA OS PORTUGUESES NA BATALHA DE ALCÂNTARA SURGE , ENTÃO, A UNIÃO DAS COROAS IBÉRICAS BRASIL FICOU SOB DOMÍNIO ESPANHOL – MAS PORTUGAL CONSEGUIU AINDA CERTA AUTONOMIA NA COLÔNIA A COLÔNIA BRASILEIRA FOI DIVIDIDA EM DOIS ESTADOS: O ESTADO DO MARANHÃO E O ESTADO DO BRASIL – PARA FACILI-TAR O CONTROLE.

Retrato atribuído a D. Sebastião da autoria de Cristóvão de Morais, (1554-1578?) Retrato atribuído a D. Sebastião da autoria de Cristóvão de Morais, exposto no Museu Nacional de Arte Antiga.

O “SEBASTIANISMO” D. SEBASTIÃO , AOS 24 ANOS, DESEMBARCA NO NORTE DA ÁFRICA PARA DERROTAR OS MOUROS NA BATALHA DE ALCÁCER-QUIBIR, O EXÉRCITO PORTUGUÊS É DERROTADO PELAS TROPAS DO SULTÃO. D. SEBASTIÃO MORREU NA BATALHA OU FOI MORTO DEPOIS DELA PARA OS PORTUGUESES, PORÉM, ELE APENAS DESAPARECEU AS CONSEQUÊNCIAS DES-AS DERROTA FORAM AS PIORES POSSÍVEIS PARA PORTUGAL NÃO HAVIA SUCESSOR, FA-TO QUE FEZ FILIPE II , DA ESPANHA , REIVINDICAR O TRONO PORTUGUÊS TORNOU-SE ENTÃO UMA LENDA, A DO REI QUE VOLTARIA PARA SALVAR O PAÍS...

BRASIL HOLANDÊS HOLANDESES SEMPRE PARTICIPARAM DOS NEGÓ-CIOS COM O AÇÚCAR NO BRASIL A PARTIR DA UNIÃO IBÉRICA,TIVERAM SEUS INTE-RESSES INTERROMPIDOS NA COLÔNIA A HOLANDA DECIDE, ENTÃO, INTERVIR NA REGIÃO PRODUTORA DE AÇÚCAR: O NORDESTE DO BR. 1621: HOLANDESES FUNDAM A COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS – PARA CUIDAR DOS NEGÓCIOS DO AÇÚCAR.

AS INVASÕES HOLANDESAS 1ª INVASÃO: BAHIA ( 1624 – 1625 ) SALVADOR É TOMADA PELOS HOLANDESES O GOVERNADOR FOI PRESO E A RESISTÊNCIA COUBE AO GOV. DE PERNAMBUCO, MATIAS DE ALBUQUERQUE COM APOIO DE TROPAS QUE VIERAM DE PORTUGAL, OS HOLANDESES ACABARAM EXPULSOS EM 1625.

2ª INVASÃO: PERNAMBUCO ( 1630 – 1654 ) DOMINAM OLINDA, FACILMENTE, EM 1630 O GOVERNADOR MATIAS DE ALBUQUERQUE RETI-RA-SE PARA O ARRAIAL DO BOM JESUS PARA OR-GANIZAR A RESISTÊNCIA DOMINGOS CALABAR – AUXILIOU OS HOLANDESES NA CONQUISTA DE PERNAMBUCO – “TRAIDOR” A CIA. DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS ENVIA O CONDE JOÃO MAURÍCIO DE NASSAU –SIEGEN PARA AD-MINISTRAR SEUS INTERESSES NA REGIÃO

TRAIDOR DE QUEM ? Domingos Fernandes Calabar foi um senhor de engenho na capitania de Pernambuco, aliado dos holandeses que invadiram o Nordeste do Brasil.

GOVERNO DE MAURÍCIO DE NASSAU MANTEVE BOA RELAÇÃO COM OS SENHORES DE ENGENHO – PRODUTORES DE AÇÚCAR CONVIDOU ALGUNS DELES PARA A ADMINISTRAÇÃO CRÉDITOS PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR REATIVOU O COMÉRCIO DO AÇÚCAR COM A EUROPA COM A RIQUEZA GERADA PELA REATIVAÇÃO DO AÇÚCAR, NASSAU IRÁ COMANDAR A RECONSTRU-ÇÃO E MELHORIAS NA CIDADE DE RECIFE.

CONDE MAURÍCIO DE NASSAU ARQUITETURA HOLANDESA

PINTURA DA ÁREA HIS- TÓRICA DE RECIFE

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE RECIFE, INFLUÊNCIA HOLANDESA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE

GOVERNO DE MAURÍCIO DE NASSAU PERMITIU A TOLERÂNCIA RELIGIOSA TROUXE CIENTISTAS E PINTORES PARA ESTUDAR E REGISTRAR AS CARACTERÍSTICAS DA TERRA A PARTIR DE 1640, COM O FIM DA UNIÃO IBÉRICA, MUDA A RELAÇÃO ENTRE OS DOMINADORES HO-LANDESES E OS SENHORES DE ENGENHO TEM INÍCIO A DINASTIA BRAGANÇA, EM PORTUGAL EM 1641, HOLANDA E PORTUGAL ACERTAM UMA TRÉGUA DE 10 ANOS ENTRE OS PAÍSES NASSAU, NO ENTANTO, NÃO RESPEITA A TRÉGUA E ORDENA UM ATAQUE À ANGOLA ( COL. PORT.)

GOVERNO DE MAURÍCIO DE NASSAU DESCONTENTE COM A ATITUDE DE NASSAU, A CIA. DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS OBRIGA-O A RETORNAR À HOLANDA ( 1644 ) A RELAÇÃO ENTRE OS NOVOS DIRIGENTES DA COMAPANHIA E OS SENHORES DE ENGENHO SE DETERIOROU ... O AUMENTO DAS TAXAS E A DIMINUIÇÃO DOS LUCROS DOS SENHORES DE ENGENHO DETERMI-NOU O INÍCIO PELA LUTA DA EXPULSÃO DOS HO -LANDESES

INSURREIÇÃO PERNAMBUCACANA RESISTÊNCIA PORTUGUESA COMANDADA POR FILIPE CAMARÃO, VIDAL DE NEGREIROS, FERNAN-DES VIEIRA E HENRIQUE DIAS 1648: BATALHA DOS GUARARAPES – DERROTA HOLANDESA EM GUERRA COM A HOLANDA NA EUROPA, A IN – GLATERRA IRÁ AJUDAR OS COLONOS PORTUGUE-SES 1654: RENDIÇÃO HOLANDESA HOLANDESES IRÃO INSTALAR-SE NO CARIBE CONCORRÊNCIA NO MERCADO DO AÇÚCAR