ÉTICA E RESPONSABILIDADE ADMINISTRAÇÃO MODERNA SOCIOAMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Prof. Fábio Pedrosa NGA / FCAP/ UPE
ADMINISTRAÇÃO MODERNA LIDERANÇA PEDAGÓGICA TRANSPARÊNCIA EFICÁCIA (Perspicácia, diligência, qualificação ) ABORDAGEM SISTÊMICA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Meio Ambiente Sociedade Mercado Indivíduo
Ondas de Tecnologia Máquina a vapor (século XVIII) Ferrovias, aço, eletrificação, telecomunicações (século XIX) Transportes rodoviário e aéreo, fibras sintéticas e televisão (primeira metade do século XX) “Destruição criativa” (Joseph Schumpeter - Economista) Morte de velhos setores e nascimento de outros => ruptura
Era Industrial Colheita de capital natural e social Criação de capital financeiro e produtivo Progresso industrial historicamente tendeu a destruir tanto a diversidade cultural como a biológica Os padrões básicos da era industrial não são sustentáveis
Era (Pós) Industrial “Ainda é possível um progresso autêntico? O desenvolvimento é sustentável? Ou será que uma cepa do progresso - a industrialização - está fazendo agora tanto estrago que a próxima geração não terá um mundo no qual valha a pena viver?” (John Browne - Presidente da British Petroleum)
Desenvolvimento Sustentável O racionalismo, a crença na razão, dominou a sociedade nos tempos modernos. Continua sendo dominante nos negócios e na educação, mas tem limites. O naturalismo, o humanismo e o racionalismo juntos explicam a paixão que motiva empreendedores comprometidos com a idéia de novos produtos e a imaginação de cientistas que testam uma intuição.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Modelo de desenvolvimento que atende às necessidades da geração atual, sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades (Brundtland, 1987).
Desenvolvimento Sustentável British Petroleum: assuntos relativos ao meio ambiente como uma oportunidade de negócio Eletrolux: tintas à base d’água nos eletrodomésticos Toyota e Honda: carros híbridos (combustão interna e propulsão elétrica) Xerox: primeira copiadora totalmente digitalizada (menos peças e 97% reciclável) Desafio para toda a sociedade => desenvolver negócios sustentáveis compatíveis com a realidade econômica
Uma Nova Lógica para os Negócios A empresa tradicional produzia algo que tinha de vender Convencer o cliente de que a felicidade significava ter uma coisa nova (o valor está na “coisa”) Hoje precisamos entender um cliente e atender a uma necessidade genuína (o valor está no serviço que a “coisa” fornece) Clientes não são mais passivos, são co-criadores de valor
GESTÃO AMBIENTAL Modelo de gestão sistêmica que visa ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais, através de um processo contínuo de mediação de interesses e conflitos sócio-econômicos. (Pedrosa, 2001)
Conceitos-Chave: Necessidades (valores culturais, ética intra e intergeracional); Limitações (tecnologia e organização social).
S G A Gestão Global Responsabilidade social Compromisso Ético Imagem Pública Redução de Custos S G A Equilíbrio com a Legislação Educação Ambiental Sustentabilidade
O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes: *1,3 milhão de lavadoras de roupa - 82% mais que no Canadá - 4o. Maior mercado do mundo * 9 trilhões de litros de refrigerantes - 343% mais que no Canadá - 3o Maior mercado do mundo * US$ 1,3 bilhão em alimentos “diet ou light” - US$100 milhões em 1990 - US$6 bilhões em 2010 * 63,4 mil toneladas de creme dental - 456% mais que na Itália * 51,4 mil títulos de livros - 12% mais que a Itália * US$ 1,2 bilhão em CD’s - 5º maior mercado fonográfico * 681,9 mil toneladas de biscoito - 27% mais que o Japão - 2º maior mercado do mundo * 3 milhões de geladeiras - 66% maior que o Reino Unido - 4º maior mercado do mundo * 11 milhões de usuários da Internet - 95% das declarações de IR foram enviadas via Internet
ASPECTOS AMBIENTAIS Emissões Atmosféricas Descarga de efluentes líquidos Resíduos sólidos e outros Contaminação do solo Uso da água Uso da energia Uso de outros recursos naturais Ruídos Odores Poeiras Temperatura Impacto Visual Efeitos nos ecossistemas Efeitos nos meios sócio-econômico e cultural
Oportunidades Educação Gestão Marketing Turismo Tecnologias Responsabilidade Social Turismo
ÉTICA AMBIENTAL
ÉTICA: (gr.: ETHOS: Estudo dos costumes, do caráter, o “espírito” de uma época). Conjunto de normas de convivência de uma comunidade.
“Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o gerou. É preciso ir bem mais longe que isso.” Albert Einstein