Monitoramento Mensal Projeto Cisternas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Baixe essa apresentação em
Advertisements

Correlação e Regressão
FÍSICA.
Propriedades físicas representativas de
2 Elasticidade e Plasticidade
Exercício 4 Numa região hipotética, o mercado da amêijoa é composto por 1000 compradores e 40 vendedores, idênticos. Admita que, diariamente, as quantidades.
Integração Numérica – Áreas e Equações
Cálculo - Thomas Capítulo 3.
MÉTODOS MATEMÁTICOS EM BIOLOGIA
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
Campanha Paraíba Outubro Análise dos Questionários Base de dados enviada pela CPATSA Utilizado o software CSPro Questionários Analisados, organizados.
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO.
MB751 – Modelos de previsão
Outubro Locais Selecionados Seleção pelo grupo de Educação Ambiental Seleção preliminar com base nos questionários respondidos Comunidades escolhidas:
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
Pag. 1 PROJETO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS MAIO/2009.
Capital Steak House é uma casa com excelência em qualidade e serviço revolucionário. A começar pelo cardápio que, reúne uma grande variedade de pratos,
Soluções em Automação para Produção de Concreto
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica.
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Derivada e integral de uma função
Funções.
Controle Automático de Geração (Regulação Secundária) - I
Reaproveitamento da Água de Chuva
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho
ME623 Planejamento e Pesquisa
Densidade de dados utilizados na análise Abril/2005.
Teste de Hipóteses de uma amostra Prof. Helcio Rocha
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
ESTATÍSTICA.
Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus.
Funções e suas propriedades
Capítulo 10 Funções polinomiais slide 1
Exercícios (Correlação).
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
AULA 4 - Planejamento e Controle da Produção - PCP
SOLVER – EXCEL Prof. Antonio Carlos Coelho
2.º Ciclo 6.º ano de escolaridade
Equipa da Energia 2010/11. Equipa da Energia 2010/11 Etapas do trabalho 1.Recolha e organização das facturas (energia – electricidade, gás; água) 2. Construção.
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
Diagrama Polar 请看下页.
Introdução aos Sistemas de Controle
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
Dilatação Térmica.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Hidrologia Balanço hídrico.
Regressão e Previsão Numérica.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
FUNÇÕES Profª Adriana Massucci
Introdução – Origens Em 1958 A. W. Phillips apresentou um gráfico que mostrava a taxa de inflação vis s vis a taxa de desemprego no Reino Unido entre.
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Estoque Como conferir.
LOGÍSTICA-FABRICIO RIBEIRO
SITUAÇÃO ATUAL DO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA (BOQUEIRÃO) Novembro de 2013.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

Monitoramento Mensal Projeto Cisternas Análise dos Gráficos de Acompanhamento volumétrico e Erros

Níveis cisternas monitoradas

Monitoramento e Dados Os dados de chuva são coletados da Bacia escola de São João do Cariri atualizados mensalmente. É feito o cálculo de balanço hídrico para cada sistema diariamente levando em conta seus parâmetros e a variação de demanda mensal. Os valores dos níveis das cisternas são retirados do balanço na data da respectiva campanha. O gráfico de acompanhamento é gerado a partir do balanço diário versus os valores de volume observados na data da campanha. O erro é a diferença entre os valores observado e calculado.

SJC 1 – 1026 Curral do Meio Cisterna com 18,59m³ Área de captação 38,94m² Família com 5 pessoas (sendo 1 criança) Não recebe água de carro-pipa Retira água com Bomba Possui água encanada Usa água da cisterna para beber e cozinhar

SJC1 – 1026 Curral do Meio Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Observa-se que os valores calculados através de balanço hídrico diário sempre se situam acima dos valores que foram observados nas datas das campanhas. Isso nos mostra que os valores calculados estão sendo maiores que os observados. Desta forma, podemos estar considerando valores de demanda menores do que os que estão sendo consumidos na realidade, ou as perdas estão sendo bem maiores do que as consideradas (coeficiente de perda). Os erros sempre são negativos (valores calculados maiores que observados).

SJC 2 – 521 Sítio Pombo Cisterna com 20,11m³ Área de captação 79,3m² Família com 3 pessoas Recebe água de carro-pipa Retira água com Bomba Usa água da cisterna para beber, cozinhar e higiene pessoal

SJC 2 – 521 Sítio Pombo Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Apesar de declarar no questionário que recebia água de carro-pipa, este sistema não recebeu em nenhum dos meses em que foram feitas coletas de dados. E como nos primeiros meses de coleta ela esteve praticamente vazia, havendo acréscimo apenas em abril (quando houve significativa chuva da região) podemos confirmar o fato. Houve comportamento semelhante ao SJC1 no que diz respeito aos valores de balanço sempre serem maiores que o observado. Neste caso com bem mais semelhança entre o comportamento de ambos, como podemos observar nos gráficos de acompanhamento e erro.

SJC 3 – 524 Sítio Pombo Cisterna com 19,02m³ Área de captação 159,9m² Família com 5 pessoas Não recebe água de carro-pipa Retira água com Bomba Usa água da cisterna para beber e cozinhar

SJC 3 – 524 Sítio Pombo Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Esse sistema, apesar de ter declarado no questionário não receber, recebeu água de carro-pipa no mês de Março. O que pode ser observado tanto nos valores de volume ao lado (significativo aumento do valor observado em relação ao calculado). Se mostrando ainda mais constante com o aumento da chuva em abril. Tem-se o mesmo comportamento dos casos anteriores nos demais meses, com valores de balanço tendo quase que o mesmo comportamento dos observados, considerando um erro entre os dois casos.

SJC 4 – 526 Malhada da Roça Cisterna com 19,14m³ Área de captação 158,76m² Família com 3 pessoas sendo 1 criança Recebe água de carro-pipa Retira água com Balde Usa água da cisterna para beber

SJC 4 – 526 Malhada da Roça Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Assim como em SJC. Apesar de ter declarado receber, esse sistema não recebeu carro-pipa em nenhum dos meses em qeu houve coleta de dados. Neste caso podemos observar uma diferença de comportamento em relação aos casos anteriores, com maior variação entre os valores observado e calculado, não seguindo uma mesma linha, mas obtendo-se valores totalmente aleatórios. Sendo por algumas vezes bem parecidos e em outras os valores de balanço diário sendo bem maiores do que o observado (pode-se considerar que houve bem mais consumo de água do que o previsto nos cálculos).