Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Passos para Revisão do PPP
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Sensibilização no IF-SC
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA B. Gonçalves-RS, 19 a 21 de Agosto de 2009
Andréia Cabral Colares Coordenadora
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Premissas Dados das Microrregiões.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Censo da Educação Superior. 2 IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior DISCUSSÃO - GRUPO II.
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Conferência Municipal de Educação
Um Líder a frente do seu tempo
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Lista de exercício 4 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
INCLUSÃO NO IF-SC INCLUSÃO NO IF-SC Coordenadoria de Inclusão e Assuntos Estudantis – Pró-Reitoria Ensino NAPNEE – núcleo de apoio as pessoas.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Maquete do piso térreo da Biblioteca Central da Unicamp
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Lista de exercício 3 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Transcrição da apresentação:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina NAPNEE Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Jaraguá do Sul

Integrantes Intérprete de Libras – Kelly Supervisora – Kely Orientadora – Neli Administradora – Ivana Bibliotecária – Cleide TAE - Suely

Campus Jaraguá do Sul

Objetivo Manter um espaço para discussão, pesquisa e implementação de estratégias que garantam o ingresso, acesso e permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais em nosso Campus.

Ações Conquistar um espaço físico para o Napnee, que será utilizado, junto ao Núcleo Pedagógico, para o atendimento especializado para alunos e professores. Projeto “Preconceito em Cena” tem como objetivos: - Propiciar, através dos filmes, uma possibilidade de sensibilização para iniciar e abrir uma discussão a respeito do preconceito. - Analisar e refletir as condições que levam o ser humano a construir o preconceito. - Desenvolver consciência crítica e solidária diante daquilo que é determinado como “diferente”.

Ações Sensibilização dos servidores, aproveitando um espaço destinado a reunião pedagógica, sendo apresentado alguns curta metragens instigando os servidores a refletir sobre a diferença e o preconceito; Estamos com o projeto de aquisição de elevadores, apenas aguardando verba e instalação; Desenvolvendo pesquisa sobre temas relacionados a inclusão e acessibilidade, resultando num artigo científico para ser publicado a partir de setembro. Cursos de FIC sobre educação de surdos para professores da comunidade externa; Tivemos uma aluna surda... Participação nas reuniões de ensino do Campus;

“Estou convencido das minhas próprias limitações – e esta convicção é minha força”. Mahatma Gandhi