Concorrência Monopolística e Oligopólio

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Concorrência Monopolística e Oligopólio Capítulo 12 Concorrência Monopolística e Oligopólio 1

Competição monopolística Características da competição monopolística 1. Muitas empresas ofertando o bem 2. Livre entrada e saída de produtores no mercado (baixas barreiras à entrada para novos produtores) 3. Produtos Diferenciáveis, mas altamente substituíveis entre si (existem substitutos próximos) 4. O tamanho do poder de monopólio depende do grau de diferenciação que o produtor consegue obter do produto. 4

Competição monopolística Equilíbrio no curto e no longo prazo Observações no curto prazo A curva de demanda é negativamente inclinada – produtos diferenciados A curva de demanda é relativamente elástica – devido à existência de bens substitutos RMg < Preço Lucros são máximos quando RMg = CMg A empresa aufere lucros econômicos 13

Competição monopolística Equilíbrio no curto e no longo prazo Observações no longo prazo Lucros obtidos com a diferenciação atraem novas empresas para o mercado (não há altas barreiras à entrada) A demanda da empresa cai para DLP A produção e o preço da empresa caem A produção do setor aumenta Não há lucro econômico no longo prazo (P = CMe) Se P > CMg : persiste algum grau de poder de mercado 14

Competição monopolística Comparação do equilíbrio em competição monopolística e do equilíbrio em competição perfeita Competição perfeita Concorrência monopolística $/Q $/Q Peso morto CMg CMe CMg CMe DLP RMgLP QCMg P QC PC D = RMg Quantidade Quantidade 17

Competição monopolística Competição monopolística e eficiência econômica A existência de poder de monopólio (diferenciação) implica um preço mais elevado do que na competição perfeita. Se o preço diminuísse até o ponto onde CMg = D, o excedente total aumentaria na magnitude do triângulo amarelo. 18

Competição monopolística Competição monopolística e eficiência econônica Perguntas 1. Se o mercado se tornasse competitivo, o que aconteceria com o nível de produção e o preço? O que ocorreria com o lucro da empresa? 2. A competição monopolística deveria ser regulada? 3. Qual é o grau de poder de monopólio presente na concorrência monopolística? É alto? Baixo? Porque? 4. Quais são as diferenciações mais comuns que ocorrem nesta estrutura de mercado? 5. Qual é o benefício gerado por esta estrutura de mercado? 20

Oligopólio Características do oligopólio Pequeno número de empresas ofertantes, interdependentes em suas ações Produtos diferenciados ou homogêneos Barreiras à entrada significativas para novos produtores Exemplos: Automóveis / eletro-eletrônicos Alumínio / aço / celulose Petroquímicos / produtos químicos Equipamentos elétricos / computadores 24

Oligopólio As barreiras à entrada podem derivar de: Barreiras naturais Economias de escala Patentes e concessões Acesso à tecnologia e capital Reputação da marca e gastos com marketing Ação estratégica Ameaça de inundação do mercado com produtos para que o preço caia Controle de insumos essenciais (fornecedores) e canal de distribuição 26

Oligopólio Equilíbrio no mercado oligopolista Na concorrência perfeita, no monopólio e na concorrência monopolística, os produtores não levavam em consideração a reação das empresas rivais ao tomarem suas decisões de produção e preços. No OLIGOPÓLIO, os produtores devem levar em consideração a reação dos concorrentes na determinação de sua produção e preços. Desafios na administração das empresas em oligopólio: Tomar decisões estratégicas e analisar o comportamento das empresas rivais 29

Equilíbrio no mercado oligopolista Oligopólio Equilíbrio no mercado oligopolista Definição de equilíbrio As empresas estão fazendo o melhor que podem e não têm incentivo para mudar suas decisões de produção e preços Todas as empresas supõem que as concorrentes estejam levando em consideração as decisões das rivais ao tomarem suas próprias decisões Equilíbrio de Nash Cada empresa está fazendo o melhor que pode, dadas as decisões tomadas pelas rivais. 30

Oligopólio Modelo de Cournot Modelo que toma por base um duopólio Duas empresas competem entre si O produto é homogêneo Cada empresa considera fixo o nível de produção da rival ao tomar sua própria decisão de produção 32

Oligopólio Decisão de produção da Empresa 1 P1 Q1 D1(0) D1(50) Se a Empresa 1 acredita que a Empresa 2 não produzirá nada, a sua curva de demanda, D1(0), é a curva de demanda do mercado. P1 D1(0) D1(50) RMg1(50) 25 Se a Empresa 1 acredita que a Empresa 2 produzirá 50 unidades, a sua curva de demanda se desloca para a esquerda nessa magnitude (D1 (50)). Se a Empresa 1 acredita que a Empresa 2 produzirá 75 unidades, a sua curva de demanda se desloca para a esquerda nessa magnitude. RMg1(0) D1(75) RMg1(75) CMg1 50 12,5 Q1 38

Oligopólio Modelo de Cournot Curva de reação A produção ótima de uma empresa é uma função decrescente do nível de produção esperado da outra empresa. Demonstra a relação entre a quantidade de produção que maximiza os lucros de uma empresa e a quantidade de produção que ela imagina que seu concorrente produzirá 39

Oligopólio Curvas de reação e equilíbrio de Cournot Q1 100 75 50 x x A curva de reação da Empresa 1 mostra quanto ela produzirá em função do níve l de produção esperado da Empresa 2. Os eixos correspondem ao exemplo anterior. 100 A curva de reação da Empresa 2 mostra quanto ela produzirá em função do nível de produção esperado da Empresa 1. 75 Curva de reação da Empresa 2 – Q*2(Q1) No equilíbrio de Cournot, cada empresa estima corretamente quanto sua rival produzirá e, portanto, maximiza seu lucro. Equilíbrio de Cournot 50 x x 25 Curva de reação da Empresa 1 - Q*1(Q2) x x Q2 25 50 75 100 43

Oligopólio A curva da demanda linear – um exemplo Exemplo de equilíbrio de Cournot Duopólio A demanda de mercado é dada por P = 30 - Q Onde: Q = Q1 + Q2 CMg1 = CMg2 = 0 4 45

A curva da demanda linear – um exemplo Oligopólio A curva da demanda linear – um exemplo Exemplo de equilíbrio de Cournot Curva de reação da Empresa 1 4 46

A curva da demanda linear – um exemplo Oligopólio A curva da demanda linear – um exemplo Exemplo de equilíbrio de Cournot 4 47

A curva da demanda linear – um exemplo Oligopólio A curva da demanda linear – um exemplo Exemplo de equilíbrio de Cournot 4 48

A curva de demanda é P = 30 - Q e ambas as empresas têm custo Oligopólio Exemplo de duopólio Q1 A curva de demanda é P = 30 - Q e ambas as empresas têm custo marginal igual a 0. Curva de reação da Empresa 2 30 15 10 Equilíbrio de Cournot Curva de reação da Empresa 1 15 30 Q2 54

A curva da demanda linear – um exemplo Oligopólio A curva da demanda linear – um exemplo Maximização de lucro 4 55

A curva da demanda linear – um exemplo Oligopólio A curva da demanda linear – um exemplo Curva de coalizão Q1 + Q2 = 15 Mostra todas as combinações de Q1 e Q2 que maximizam os lucros totais Q1 = Q2 = 7,5 O nível de produção é menor e os lucros são maiores relativamente ao equilíbrio de Cournot 4 56

Oligopólio Exemplo de duopólio Q1 30 15 10 7,5 Curva de reação coalizão 7,5 Equilíbrio com coalizão O equilíbrio com coalizão é a situação mais lucrativa para a empresa, seguido pelo equilíbrio de Cournot e, por fim, pelo equilíbrio competitivo. Curva de reação da Empresa 2 15 Equilíbrio competitivo (P = CMg; Lucro= 0) 10 Equilíbrio de Cournot Curva de reação da Empresa 1 Q2 30 54

Oligopólio Vantagem em ser o primeiro – o Modelo de Stackelberg Hipóteses Uma empresa determina seu nível de produção antes da outra Supondo CMg = 0 Demanda de mercado é P = 30 – Q, onde Q = produção total (Q = Q1 + Q2) A Empresa 1 determina sua produção primeiro; em seguida, a Empresa 2 toma sua decisão de produção 58

Oligopólio Empresa 1 Empresa 2 Vantagem em ser o primeiro – o Modelo de Stackelberg Empresa 1 Deve considerar a reação da Empresa 2 à sua decisão de produção Empresa 2 Toma a produção da Empresa 1 como dada e, portanto, determina sua produção a partir da curva de reação de Cournot : Q2 = 15 - 1/2Q1 59

Oligopólio Empresa 1 Escolhe Q1 de modo que: Vantagem em ser o primeiro – o modelo de Stackelberg Empresa 1 Escolhe Q1 de modo que: 60

Oligopólio Substituindo Q2 pela curva de reação da Empresa 2: Vantagem em ser o primeiro – o modelo de Stackelberg Substituindo Q2 pela curva de reação da Empresa 2: 61

Concorrência de preços Modelo de Bertrand A competição num setor oligopolística pode estar baseada em decisões relativas a preços em vez de quantidades, o modelo de Bertrand ilustra a concorrência de preços num setor oligopolístico com produtos homogêneos. Hipóteses Produto é homogêneo Demanda de mercado é {P = 30 - Q} onde Q = Q1+Q2 CMg = $3 para ambas as empresas e CMg1=CMg2=$3 64

Concorrência de preços Modelo de Bertrand Hipóteses No equilíbrio de Cournot, tínhamos: Suponha, agora, que as empresas concorram por meio de preços, em vez de quantidades. 64

Concorrência de preços Modelo de Bertrand Como os consumidores reagiriam a diferenciais de preços? (lembre-se de que se trata de um produto homogêneo, logo consumiriam o produto com preço menor) Equilíbrio de Nash: P = CMg; P1 = P2 = $3 Q = 27; Q1 & Q2 = 13.5 65

Concorrência de preços Modelo de Bertrand Críticas No caso de produtos homogêneos, é mais razoável supor que as empresas concorram por quantidades do que por preços. Mesmo admitindo que as empresas concorram por meio de preços e que escolham preços idênticos, o modelo não permite identificar a proporção das vendas totais obtida por cada empresa. Nada garante que as parcelas de mercado sejam iguais. 69

Concorrência de preços Concorrência de preços com produtos diferenciados Quando os produtos são diferenciados, as parcelas de mercado de cada empresa dependem não apenas dos preços de seus produtos, mas também de diferenças no seu desempenho, durabilidade e design. Hipóteses Duopólio CF = $20 CV = 0 70

Concorrência de preços Concorrência de preços com produtos diferenciados Hipóteses Demanda da Empresa 1: Q1 = 12 - 2P1 + P2 Demanda da Empresa 2: Q2 = 12 - 2P2 + P1 P1 e P2 são os preços praticados pelas empresas 1 e 2, repectivamente. Q1 e Q2 são as quantidades resultantes vendidas por elas. 71

Concorrência de preços Concorrência de preços com produtos diferenciados Escolha de preços Determinação simultânea de preços 72

Concorrência de preços Concorrência de preços com produtos diferenciados Escolha de preços Empresa 1: Se P2 é fixo: 73

Concorrência de preços Equilíbrio de Nash em preços P1 Curva de reação da Empresa 2 $4 Equilíbrio de Nash $6 Equilíbrio de coalizão Curva de reação da Empresa 1 P2 77

Concorrência de preços Exemplo: Um problema de preço para a Procter & Gamble Situação 1. As empresas Procter & Gamble, Kao Soap, Ltda., e Unilever, Ltda planejavam entrar no mercado japonês do produto Gypsy Moth Tape. 2. As três deveriam determinar seus preços simultaneamente. 79

Concorrência de preços Um problema de preço para a Procter & Gamble Situação 3. A Procter & Gamble precisou levar em consideração os preços dos competidores ao determinar seu próprio preço. 4. CF = $480.000/mês e CV = $1/unidade para todas as empresas 80

Concorrência de preços Um problema de preço para a Procter & Gamble Situação 5. Curva de demanda da P&G dada por: Q = 3.375P-3,5(PU)0,25(PK)0,25 Onde P, PU , PK são os preços da P&G, da Unilever, e da Kao, respectivamente Problema: Qual é preço que a P&G deveria escolher? Qual é o lucro esperado? 81

Concorrência de preços Lucros da P&G (em milhares de dólares por mês) Preços dos concorrentes (iguais entre si) ($) Preço da P&G ($) 1,10 1,20 1,30 1,40 1,50 1,60 1,70 1,80 1,10 -226 -215 -204 -194 -183 -174 -165 -155 1,20 -106 -89 -73 -58 -43 -28 -15 -2 1,30 -56 -37 -19 2 15 31 47 62 1,40 -44 -25 -6 12 29 46 62 78 1,50 -52 -32 -15 3 20 36 52 68 1,60 -70 -51 -34 -18 -1 14 30 44 1,70 -93 -76 -59 -44 -28 -13 1 15 1,80 -118 -102 -87 -72 -57 -44 -30 -17 82

Concorrência de preços Um problema de preço para a Procter & Gamble O que você acha? 1. Por que as empresas escolheriam um preço de $1,40? Dica: Pense em termos do equilíbrio de Nash 2. Qual é o preço que maximiza os lucros de coalizão? 83

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Suponha: 85

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Resultados possíveis: 86

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Matriz de payoff do jogo de determinação de preços Empresa 2 Cobra $4 Cobra $6 Cobra $4 $12, $12 $20, $4 $16, $16 $4, $20 Empresa 1 Cobra $6 88

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Estas duas empresas estão praticando um jogo não cooperativo. Cada empresa, independentemente, toma suas decisões levando em consideração as ações dos concorrentes. Pergunta Ambas as empresas aufeririam lucros maiores se cobrassem $6, mas elas acabarão escolhendo o preço de $4. Por quê? 89

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Um exemplo em teoria dos jogos, denominado dilema dos prisioneiros, ilustra o problema com que as empresas oligopolísticas se defrontam. Situação Dois prisioneiros foram acusados de terem colaborado na prática de um crime. Eles estão em celas separadas e não podem se comunicar. Solicitou-se que cada um deles, separadamente, confessasse o crime. 90

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Matriz de payoff do dilema dos prisioneiros Prisioneiro B Confessa Não confessa Confessa -5, -5 -1, -10 -2, -2 -10, -1 Prisioneiro A Você confessaria? Não confessa 92

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Conclusões: mercados oligopolísticos 1. O acordo leva a lucros maiores 2. As empresas podem praticar acordos explícitos ou implícitos 3. Quando duas empresas cooperam, cada uma tem um forte incentivo a ‘furar’ o acordo, cobrando um preço mais baixo que lhe conferirá lucros mais elevados. 95

Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros Matriz de payoff para o problema de determinação de preços (exemplo anterior) Unilever e Kao Cobra $1,40 Cobra $1,50 Cobra $1,40 $12, $12 $29, $11 $3, $21 $20, $20 P&G Que preço a P&G deveria escolher? Cobra $1,50 97

Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas Observações do comportamento oligopolista 1. Em alguns mercados oligopolistas, a interação repetida entre as empresas ao longo do tempo pode criar um ambiente previsível e favorecer a ocorrência de acordos implícitos. 2. Em outros mercados oligopolistas, as empresas são bastante agressivas e o acordo não é possível. As empresas relutam em modificar os preços pelo medo da reação de suas concorrentes. Nesses casos, os preços tendem a ser relativamente rígidos. 99

A curva de demanda quebrada Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas A curva de demanda quebrada $/Q Se o produtor aumentar o preço, os competidores não o farão e a demanda será elástica. RMg D Se o produtor reduzir o preço, os competidores o seguirão e a demanda será inelástica. Quantidade 109

A curva de demanda quebrada Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas A curva de demanda quebrada $/Q CMg CMg’ Enquanto o custo marginal estiver na região vertical da curva de receita marginal, o preço e a produção se manterão constantes. D P* Q* Quantidade RMg 109

Sinalização de preços e liderança de preços Sinalização de preços Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas Sinalização de preços e liderança de preços Sinalização de preços É uma forma de acordo implícito, no qual uma empresa anuncia um aumento de preço na esperança de que outras empresas a acompanhem 110

Sinalização de preços e liderança de preços Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas Sinalização de preços e liderança de preços Liderança de preços É um padrão de determinação de preços no qual uma empresa anuncia regularmente alterações de preços que, depois, serão acompanhadas por outras empresas 110

Modelo da empresa dominante Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas Modelo da empresa dominante Em alguns mercados oligopolistas, uma empresa de grande porte possui uma fatia substancial das vendas totais, e um grupo de empresas menores abastece o restante do mercado. A empresa de grande porte poderia estar atuando como a empresa dominante, escolhendo o preço capaz de maximizar seus próprios lucros. 110

Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas Fixação de preço por uma empresa dominante Preço D DD A curva de demanda da empresa dominante é a diferença entre a demanda do mercado (D) e a oferta do grupo de empresas de menor porte (SG). SG P1 CMgD QD P* A esse preço, o grupo de empresas de menor porte estará vendendo a quantidade QG, de modo que as vendas totais são QT. P2 RMgD QG QT Quantidade 115

Cartéis : características 1. Acordos explícitos de determinação de níveis de produção e preços 2. Não incluem necessariamente todas as empresas do setor 3. Freqüentemente operam em escala internacional Exemplos de cartéis bem-sucedidos: OPEP; International Bauxite Association; Mercurio Europeo Exemplos de cartéis que não tiveram sucesso: Estanho; Café; Chá; Cacau 4. Condições para o sucesso: a) A diferença entre os lucros das empresas sob o cartel e sob a alternativa não cooperativa é suficientemente grande para evitar os ‘furos’ b) O cartel detém elevado grau de poder de monopólio – demanda inelástica 116

Cartéis O cartel de petróleo da Opep Preço P* QOPEP DT SC DOPEP DT é a a curva de demanda mundial total do petróleo, e SC é a curva da oferta competitiva. A demanda da OPEP é a diferença entre as duas. RMgOPEP DOPEP QOPEP P* A quantidade maximizadora de lucros da OPEP é encontrada no ponto de interseção entre as curvas de RMg e CMg . Para essa quantidade, a OPEP cobra o preço P*. CMgOPEP Quantidade 124

Análise dos preços determinados por cartéis Sobre a OPEP CMg muito baixo A DT é inelástica A oferta de países não-membros da OPEP é inelástica A DOPEP é relativamente inelástica 125

O cartel de petróleo da Opep Cartéis O cartel de petróleo da Opep DT SC CMgOPEP Preço Preço sem o cartel: Preço competitivo (PC) onde DOPEP = CMgOPEP QC QT RMgOPEP DOPEP P* Pc QOPEP Quantidade 124

O cartel do cobre do Cipec Cartéis O cartel do cobre do Cipec QCIPEC P* PC QC QT DT e SC são relativamente elásticas DCIPEC é elástica CIPEC tem pouco poder de monopólio P* está mais próximo de PC Preço RMgCIPEC DT DCIPEC SC CMgCIPEC Quantidade 130

Análise dos preços determinados por cartéis Observações Para que o cartel seja bem-sucedido: A demanda total não deve ser muito elástica ao preço O cartel deve ser capaz de controlar a maior parte da produção local ou mundial, ou então a oferta dos produtores não cartelizados deve ser inelástica ao preço 131

Resumo Em um mercado monopolisticamente competitivo, as empresas concorrem por meio da venda de produtos diferenciados, que são altamente substituíveis entre si. Em um mercado oligopolista, apenas algumas poucas empresas são responsáveis pela maior parte ou pela totalidade da produção. No modelo de oligopólio de Cournot, as empresas tomam simultaneamente suas decisões sobre a quantidade que produzirão, sendo que cada uma supõe fixa a produção da outra. No modelo de Stackelberg, uma empresa determina seu nível de produção primeiro. 134

Resumo O conceito do equilíbrio de Nash também pode ser aplicado a mercados em que as empresas produzem bens substitutos e competem por meio de preços. As empresas poderiam auferir lucros maiores mediante acordos visando à elevação de preços; contudo, a legislação antitruste, geralmente, proíbe essa prática. O dilema dos prisioneiros cria uma rigidez de preços em mercados oligopolistas. A liderança de preços é uma forma implícita de acordo que, às vezes, consegue contornar o dilema dos prisioneiros. Em um cartel, os produtores praticam acordo explícito, determinando preços e níveis de produção. 136