Simulação e Otimização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
Advertisements

Páginas WWW Maio de 2006 Engenharias I. Introdução É hoje talvez o meio mais importante de divulgação dos programas É Diretriz da Capes – Palestra do.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.
B O A S V I N D A S Ano Letivo 2013.
Prof. Paulo Roberto Leite
PERDIGÃO Redesigning the Logistic Operation of its Supply Chain
Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:
Curso de Especialização em Gestão da Produção
Curso de Especialização em Gestão da Produção
Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou O propósito principal do artigo.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Alunos: Gildeon de Sousa Paixão Yuri Sousa Hugo Ariel Renam Cassius
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Logística de distribuição
Otimização na Administração de Materiais
Apresentação da disciplina
PCS 2038 Sistemas de Automação De Atendimento
Plataforma moodle e aulas do mediatizado
Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada
Introdução a Engenharia de Software
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
Administração de Tecnologia de Informação
Geração de Números Aleatórios
Criação do Modelo Conceitual
O que é Simulação? Capítulo 1 Páginas 3-23 Prof. Afonso C Medina
Verificação e Validação de Modelos de Simulação
Implementação Computacional do Modelo de Simulação e Softwares de Simulação Capítulo 4 Páginas Este material é disponibilizado para uso exclusivo.
EHD907 Técnicas de Tomada de Decisão Apresentação da Disciplina Prof. Benedito C. Silva.
Aulas 3 – Paquímetro Sistema de medição Exercícios
Engenheiro Projetista ?
Modelagem de Software.
MODELING AND SIMULATION OF A GROUNDING SYSTEM USING SIMULINK Gustavo dos Santos Pires FÁBRICA DE SOFTWARE BATLAB/BIOTA-MS Equipe UFMS/BATLAB FÁBRICA DE.
Logística de Distribuição
Mecanismos de Pedir Grupo 14A.
CEPRIL Definindo-se como um Centro de Pesquisas, Recursos, Documentação e Apoio, o CEPRIL foi criado e reconhecido pela PUC-SP na década de 1980 e, desde.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Stefanini Mobile Development Center
Dimensionamento de Corridas e Análise de Resultados
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 05 de julho de 2013
Sample Express 2012.
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Levantamento de Requisitos
Levantamento de Requisitos
Logística de Distribuição R08 R08 Grupo 1992 Grupo 1992 Bruno Oliveira Bruno Oliveira Gustavo Basso Gustavo Basso Bruno Takatsu Bruno Takatsu Wesley Araujo.
Prof. Carlos Alberto Kamienski – Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103) Santo André, Fevereiro de 2012 Apresentação da.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
GRUPO 8J BÁRBARA BARROS – SLIDES PATRÍCIA S FONSECA – SLIDES PEDRO HENRIQUE - PERGUNTAS.
Iniciando na logística empresarial
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMPRO Simulação de Gerência de Operações Marketing B2B Mkt & Logística.
Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103)
Uma Ferramenta para Configuração Colaborativa de Produtos em LPS Carlos Roberto Marques Junior
Administração de Materiais
Planejamento de vendas, operações e inventários de médio prazo.
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução
Próximos Módulos Versão: Outubro de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Disciplina: Gestão do Conhecimento Próximos Módulos 1.
Pesquisa Operacional Profa. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
Métodos Quantitativos Professor Marcelo Silva, M. Sc.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
PESQUISA OPERACIONAL II Professor: D. Sc. Edwin B. Mitacc Meza
Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 1 Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Implementação Computacional do Modelo.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº4 Professor.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor Abraham.
Cadeia de Suprimento: Estratégia, Decisões e Desempenhos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia.
Implementação Computacional do Modelo de Simulação e Softwares de Simulação Capítulo 4 Páginas Este material é disponibilizado para uso exclusivo.
O que é Simulação? Capítulo 1 Páginas 3-23 Prof. Afonso C Medina
Transcrição da apresentação:

Simulação e Otimização Capítulo 7 Páginas 157-166 Este material é disponibilizado para uso exclusivo de docentes que adotam o livro Modelagem e Simulação de Eventos Discretos em suas disciplinas. O material pode (e deve) ser editado pelo professor. Pedimos apenas que seja sempre citada a fonte original de consulta. Verifique sempre a atualização deste material no site www.livrosimulacao.eng.br Divirta-se! Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Versão 0.1 01/05/06 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)

Exemplos (fu, 2001) Sistemas de manufatura. Podemos, por exemplo, ter um modelo de simulação de uma fábrica de semicondutores e estar interessados em maximizar a produtividade (número total de “chips”) e simultaneamente tentar minimizar o tempo de ciclo (tempo médio que o “chip” gasta na fábrica). Cadeias de suprimentos. Dada uma cadeia de suprimentos de fabricação de PCs, como o sistema pode ser operado a fim de reduzir os estoques totais e aumentar o nível de serviço do cliente? Centrais de atendimento (call centers). Dado um modelo de simulação de uma central de atendimento, como esta pode ser operada de modo a minimizar os custos do sistema (por exemplo: redução do número de agentes) e aumentar o nível de serviço (reduzir os tempos de espera)?

Exemplo: Programação Linear

Simulação e Otimização

Planejamento de Experimentos (DOE)

Comentários Finais A simulação e otimização é uma abordagem poderosa, mas que não substitui o analista Ainda consome muito tempo de computação e não há garantia do ótimo Dificuldade para lidar com variáveis qualitativas

Sugestão de Leitura SIMULATION OPTIMIZATION WITH THE LINEAR MOVE AND EXCHANGE MOVE OPTIMIZATION ALGORITHM Leonardo Chwif et al. Proceedings of the 1999 Winter Simulation Conference Disponível no site www.livrosimulacao.eng.br Professor: em “material para professores” está disponibilizado um material para um “painel integrado” em sala de aula.