A física é uma ciência experimental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Aprendizado de Máquina
Amintas engenharia.
Conceitos Gerais de Grandezas Físicas
Conceitos Gerais de Grandezas Físicas
Método (de medição) – sequência de operações utilizadas na medição
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Notas de aula Aula 1 Introdução ao curso Introdução a teoria de erros Forças centrais Alexandre Suaide Notas.
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Introdução a teoria de erros Alexandre Suaide Notas de aula
Física experimental I Objetivos: 1. Fixar conceitos de mecânica e termodinâmica. Conhecimento 2. Conhecimento e visão crítica de procedimentos experimentais.
Metrologia Trabalhando com números
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
Algarismos Significativos
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
O Experimento da Roda de Inércia
Módulo 2 – As Leis do Movimento
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
A física é uma ciência experimental Fazer uma experiência nada mais é do que reproduzir um fenômeno natural, sob condições controladas, propiciando a realização.
A física é uma ciência experimental
Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição
Aulas 3 – Paquímetro Sistema de medição Exercícios
Introdução à Instrumentação
Algarismos significativos
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
Teste de Hipóteses de uma amostra Prof. Helcio Rocha
ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA APLICADA.
Estatística e Probabilidade
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
ESTATÍSTICA.
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
Algarismos Significativos
Fazendo Medidas Prof. Joni.
MEDIDAS FISICAS.
Medições e Erros.
SUMÁRIO: Medição e medida. Erros sistemáticos e erros aleatórios
Análise de Incertezas Introdução.
Algarismos Significativos e notação Científica.
Introdução a Cálculo Numérico
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Algarismos Significativos
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE I)
Laboratório de Física Professores: Denes Morais José Cássio.
Física Experimental 1 Prof. Wellington Akira Iwamoto
Aulas Introdutórias O processo de medida;
COMPARAÇÃO DE MÉDIAS TESTE DE TUKEY.
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Física Experimental I – Teoria de Erros
Aulas Introdutórias O processo de medida;
01 – Algarismos significativos
Aulas Introdutórias O processo de medida; – Incerteza; – Algarismos significativos e arredondamento; Tratamento de erros experimentais; O análise gráfico:
CEPZ1 – 2015 – AULA 04 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Cálculo Numérico Capítulo 1 Teoria do Erro Elano Diniz.
A física é uma ciência experimental A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright ©
Valor Verdadeiro e Precisão
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
A física é uma ciência experimental
A física é uma ciência experimental
A física é uma ciência experimental
...semana que vem: laboratório!
A física é uma ciência experimental
Transcrição da apresentação:

A física é uma ciência experimental Depois de Galileu não se convence mais as pessoas apenas com discursos persuasivos! "Então você não fez uma centena de testes ou, pelo menos, um? E com tanta facilidade afirma que isso é certo?" A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright ©  Prof Gustavo     Todos os direitos reservados.  

MEDIDAS Fazer várias medidas e determinar a média! COMO OBTER E REPRESENTAR O MELHOR RESULTADO EXPERIMENTAL PARA UMA GRANDEZA? ...e a margem de erro? Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

O que significa MEDIR uma grandeza? MEDIDAS O que significa MEDIR uma grandeza? Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. Medir uma grandeza é COMPARÁ-LA com outra (de mesma espécie) tomada como PADRÃO. Pg. 06

MEDIDAS MEDIR é COMPARAR Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

TIPOS DE MEDIDA DIRETA ; INDIRETA; INSTRUMENTAL. Pg. 06

comparação com um padrão. TIPOS DE MEDIDA DIRETA comparação com um padrão.

obtida com auxílio de uma relação matemática entre outras medidas TIPOS DE MEDIDA INDIRETA obtida com auxílio de uma relação matemática entre outras medidas t S

a medida altera o estado do aparelho (ponteiro ou display digital) TIPOS DE MEDIDA INTRUMENTAL a medida altera o estado do aparelho (ponteiro ou display digital)

TIPOS DE MEDIDA DIRETA ; INDIRETA; INSTRUMENTAL.

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Pg. 07

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Qual é o valor correto desta medida? 1 1 2 Tenho certeza! DUVIDOSO 1 , 2 3 MEDIDA: cm Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. Tenho certeza!

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS (A.S.) TEORIA DOS ERROS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS (A.S.) São todos aqueles algarismos que sabemos estarem corretos, MAIS O PRIMEIRO ALGARISMO DUVIDOSO. NÃO HÁ relação entre ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e o NÚMERO DE CASAS DECIMAIS depois da vírgula. 1,05 cm = 0,0105m = 10,5mm Quantos Algarismos Significativos (A.S.)? 1 Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

TEORIA DOS ERROS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS NÃO HÁ relação entre ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e O NÚMERO DE CASAS depois da vírgula 1,00 cm = 0,000100km = 10,0mm MEDIDA: 1 , 1 MEDIDA: unidades Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Portanto, do ponto de vista da ciência experimental, pois indicam resultados experimentais obtidos com diferentes instrumentos de medida. 1 0.5 cm 0.50 cm Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

..então...como realizar uma medida correta?

...bem, como TODAS medidas apresentam alguma margem de erro, devo realizar várias medidas, todas elas com atenção e cuidado. Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. Pg. 10

...e depois disso? Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

Teoria dos Erros Dado um conjunto de medidas de uma mesma grandeza: ( X1 , X2 , X3 , . . . , Xn ) Como se calcula o valor médio de um conjunto de medidas? Como se calcula a margem de erro do conjunto de medidas? Como se apresenta o resultado? 2 s Vm Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

NÃO PODE SER ARREDONDADO!! Valor Médio ( ) MÉDIA DAS MEDIDAS Este traço acima da letra indica média entre várias medidas! X ... N 2 1 + X = N NÃO PODE SER ARREDONDADO!! Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

Margem de Erro

DESVIO ABSOLUTO ( di ) Em MÓDULO (valor “positivo”) DIFERENÇA ABSOLUTA ENTRE O VALOR MÉDIO E O VALOR DA MEDIDA Em MÓDULO (valor “positivo”) Um desvio absoluto para cada medida! Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. NÃO PODE SER ARREDONDADO!!

NÃO PODE SER ARREDONDADO!! DESVIO MÉDIO ( ) Média dos desvios absolutos Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. NÃO PODE SER ARREDONDADO!!

VALOR MÉDIO 174cm - DESVIO MÉDIO 3cm RESULTADO FINAL EXEMPLO VALOR MÉDIO 174cm - DESVIO MÉDIO 3cm Valor Médio da medida Margem de erro unidades H = (174 ± 3) cm H= (1,74 ± 0,03) m Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. Pg. 10

Este é aproximado Regra de aproximação RESULTADO FINAL unidades DEPOIS DE ARREDONDAR O DESVIO MÉDIO DEVE-SE ARREDONDAR TODOS OS RESULTADOS COM O MESMO NÚMERO DE CASAS DECIMAIS DO VALOR MÉDIO ARREDONDADO! Este é aproximado Regra de aproximação Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for 1 ou 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com DOIS A.S. Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for MAIOR do que 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com apenas UM A.S. Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. lição

EXEMPLO d(cm) 0,0033333 0,0066666 soma 15,67 0,0133332 0,0044444 média MEDIDA h (cm) 1 5,22 2 5,23 3 d(cm) 0,0033333 0,0066666 soma 15,67 0,0133332 0,0044444 média 5,2233333 Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for MAIOR do que 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com apenas UM A.S.

Apostila: Teoria dos erros resolver os exercícios propostos 1 a 8. LIÇÃO DE CASA Apostila: Teoria dos erros ler pgs 5 a 11 resolver os exercícios propostos 1 a 8.