Mapa da Inclusão Digital no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
AS TICS E A ESCOLA.
Universidade Federal do Rio Grande
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Mapa Mural da Sustentabilidade
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
SEJAM BEM VINDOS !.
“O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Internet Bem Público Delimitação das fronteiras entre público e privado deve ser observado, especialmente no que tange à própria definição do termo público.
Fabiano André Vergani
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
Promovendo Soluções Sociais
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Para responder a esta pergunta, o Instituto MAPA, levantou o volume de faturamento com veiculação publicitária junto aos veículos de comunicação dos meios:
Workshop O papel de Lan houses e outras iniciativas privadas para Inclusão Digital em países em desenvolvimento Breve reflexão sobre inclusão digital:
Ações Integradas do Proinfo RN SEEC – UNDIME APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AÇÕES ESPECÍFICAS Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Heap Sort. OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o volume de investimentos em VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina,
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
A Realidade Brasileira. O lançamento do mapa da Inclusão Digital no Brasil ocorreu, nesta quinta- feira, no Ministério das Relações Exteriores. A fase.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Telecentro de Informação e Negócios “Gênios encontram problemas, Talentos encontram soluções.” Hans Krailsheimer ( ) aforista alemão.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Transcrição da apresentação:

Mapa da Inclusão Digital no Brasil MID Mapa da Inclusão Digital no Brasil

O que é o MID? É uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para avaliar as iniciativas da inclusão digital no país por parte de agentes públicos e privados.

Objetivo Localizar os programas e seus respectivos pontos de inclusão digital (PIDs) existentes nos municípios brasileiros.

E o que é um PID? São locais dotados de computadores para acesso gratuito ou pago, conectados, ou não, à Internet. Proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do acesso a informação, criação de conteúdos, entretenimento e comunicação com outras pessoas. Os PIDs incluem telecentros, infocentros, lan houses, cibercafés, centros de inclusão digital, laboratórios de informática em escolas públicas e projetos de extensão em instituições relacionados a inclusão digital.

A pesquisa O MID dividiu suas atividades em 02 etapas: 1ª etapa: coleta de dados junto às iniciativas; 2ª etapa: atualização e validação dos dados coletados e fidelização dos PIDs.

A 1ª etapa Foram coletados 16.722 PIDs em 108 iniciativas. As iniciativas e PIDs foram categorizados em: Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, Terceiro Setor e Universidade.

Nº de PIDs por categoria - 2006

A 2ª etapa – retirada das duplicações Início da 2ª etapa; Duplicações ocorrem quando duas ou mais iniciativas se aliam para a implementação de 1 único PID, ocorrendo sobreposições; NÃO retira os PIDs de suas iniciativas; Foram descartados 900 PIDs; Destes, há sobreposições, principalmente, entre GESAC, ProInfo e Comunidade Digital Telemar; Há dados duplicados nos programas TIN/MDIC e GESAC, entre outros.

A 2ª etapa – a validação Após a retirada das duplicações; Dados coletados em 2006 serão atualizados, corrigidos e/ou completados pelos próprios PIDs; Amapá, Maranhão, Ceará e Distrito Federal são os primeiros estados em processo de validação; Número Identificador Único.

A 2ª etapa – novos dados Nova categoria: Empresas (Lan Houses/ Cibercafés e empresas de Responsabilidade Social); A coleta de Lan Houses/Cibercafés está em andamento.

A 2ª etapa – novos dados Nº de PIDs em 2007: Governo Federal: 11.071 Terceiro Setor: 3.646 Governo Estadual: 2.435 Governo Municipal: 1.975 Universidade: 80 Empresas: 05 TOTAL:

Comparativo de PIDs por categoria – 2005, 2006 e 2007

A 2ª etapa – novos dados Os números atribuídos à 2007 são referentes à coleta pela equipe MID na Internet, no período entre maio e julho do mesmo ano. O cadastro no sistema dos novos PIDs encontrados está em andamento. Cabe ressaltar que NOVOS PIDs não significa que eles foram inaugurados recentemente, mas sim que não foram contemplados pela pesquisa anteriormente. Portanto, são novos no Mapa.

A 2ª etapa – novos dados Assim, ainda não é possível definir com exatidão o número de PIDs existentes na base considerando a retirada das duplicações, pois nem todos os novos PIDs encontrados foram inseridos no sistema.

A 2ª etapa – fidelização A fidelização é o momento no qual os PIDs manterão atualizadas as suas informações no Mapa.

Produtos do MID Sismid; Banco de Dados; Portal de Inclusão Digital; Mapa; Glossário de Inclusão Digital; Repositório de Inclusão Digital; Sistema OAI-PMH.

O Sismid / Banco de Dados O Sistema de Apoio ao Mapa da Inclusão Digital (Sismid) possui recursos de geração de relatórios com todos os dados de um PID. Este sistema pode recuperar de maneira rápida e simples as informações cadastradas; O Banco de Dados reúne todas as informações coletadas pela pesquisa.

O Portal de Inclusão Digital O Portal divulga informações e conteúdos para download sobre o tema de ID, sobre o MID e sobre Aprendizagem Informacional.

O Mapa O Mapa da Inclusão Digital no Brasil é acessado por meio do Portal e disponibiliza informações armazenadas no banco de dados para acesso público, bem como informações acerca da própria pesquisa.

O TIN/MDIC no Mapa Considerando os quantitativos levantados pelo MID (2006/2007), o programa de inclusão digital do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior representa 918 PIDs do universo de 16.722. Embora com grande representação, o programa TIN/MDIC tem apresentado resultados tímidos no andamento da validação de seus PIDs. Até o memento, o Sismid contabilizou 30 PIDs validados.

O Glossário de Inclusão Digital As especialistas Lígia Café e Marisa Bräscher coordenam a pesquisa do Glossário, pretendendo definir e divulgar conceitos, termos e palavras amplamente utilizados na área de Inclusão Digital.

O Repositório de Inclusão Digital Utiliza a ferramenta DSpace para referenciamento e disponibilização de fontes de informação relacionadas ao tema. Até o momento, as fontes são: Relatórios; Livros e Artigos; Revistas; Teses e Dissertações; Manuais, Cartilhas e Guias; Sites; Multimídias.

OAI-PMH BD BD BD BD BD BD BD BD BD

OAI-PMH Sistemas distribuídos de BD; Coleta de metadados atualizados permanentemente; Metadados compartilhados; Visibilidade a todos os cooperantes.

E o papel do Ibict? O Ibict atua como organizador de redes e serviços de informação. Também desenvolve soluções tecnológicas para que as organizações constituem suas próprias bases de dados.

Cecília Leite Oliveira José Carlos Cordeiro da Costa Júnior MID Emir José Suaiden Diretor do Ibict Cecília Leite Oliveira Coordenadora geral do Programa de Inclusão Social do IBICT Anaiza Caminha Gaspar Coordenadora técnica do projeto MID José Carlos Cordeiro da Costa Júnior Coordenador de Cooperação Nacional

Maria Nazaré Freitas Pereira Claudine Bichara de Oliveira MID Tadao Takahashi Consultor externo Maria Nazaré Freitas Pereira Consultora externa Claudine Bichara de Oliveira Carlos Alberto Afonso Mário Brandão

Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima MID Adriana Mendes Fortes Jornalista Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima Analista da Informação Carolina Lucena Déborah Proença Eny Marcelino

MID Jane Fontes Gadelha Marcio Henrique dos Santos Rosa Programadora Marcio Henrique dos Santos Rosa Analista de Sistemas e Programador Marcos Sigismundo da Silva Programador Maria Elisa Mendonça Analista da Informação Ramón Martins Sodoma da Fonseca Web Designer e Programador