REUNIÃO PEDAGÓGICA 12/04/2012 -ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA,DROGAS E INDISCIPLINA -PROGRAMA FICA -AMPARE -SAÚDE MENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatuto da Criança e do Adolescente
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
DIÁRIO DE CLASSE.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
“Feliz aquele que transfere o
2011. Processo essencial à vida em sociedade. Esse pressuposto implica em determinadas considerações sobre um dos segmentos da população que tem sido.
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
Semana Pedagógica - Julho/2011
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Centro de Referência Especializado de Assistência Social
II Conferência Estadual de Saúde Mental
FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE. LEI 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente.
Serviço de Orientação Educacional REUNIÃO DE PAIS PROJETO ALUNO CIDADÃO PROJETO PROF. DO FUTURO PROJETO VALORES PROJETO JORNAL E RADIO ESCOLAR ESCOLA DE.
Coordenação Estadual do Programa de Tabaco São Paulo
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
CASA SOLAR DE GUARATINGUETÁ
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
Dra. Clemen Silvia L.P.B. Gomes.
Ações do Ministério Público de Santa Catarina
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
II Encontro de Educação e Saúde
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O desafio do trabalho em “rede”
Todo dia é dia de educação!
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Organização do Planejamento com os professores
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO
Modelos anterior e atual de atendimento dos acolhidos
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
Modelo anterior de atendimento
REGISTROS.
Rio Mulher.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Desde 1998 REUNIÃO DE PAIS 차 학부모회의.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
INFÂNCIA ROUBADA.
Lei e as alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente
INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Atribuições das Unidades Escolares
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
PROPOSTA 18 DE MAIO NO RN 1)Sete anos do Comitê Estadual: no que avançamos? 2)Que Natal queremos para a Copa 2014? 3)Quais os desafios da gestão municipal.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
O papel pedagógico do órgão gestor
“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.
F ÓRUM INTERINSTITUCIONAL DE E NFRENTAMENTO À V IOLÊNCIA SEXUAL CONTRA C RIANÇAS E A DOLESCENTES DO ESTADO DE M INAS G ERAIS.
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO PEDAGÓGICA 12/04/2012 -ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA,DROGAS E INDISCIPLINA -PROGRAMA FICA -AMPARE -SAÚDE MENTAL

"Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol "Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la."

A FIGURA DO PEDAGA(O)

Assim,............

VIOLÊNCIA e INDISCIPLINA Instr. 13/2010 -Ter um primeiro contato com professores/funcionários; Não deixar a família se distanciar da escola: “REGRAS DEVEM SER CUMPRIDAS –PEC” Sugestões: -Caixa de sugestão/denúncias; Convocar os pais para reuniões sempre, com datas flexíveis.

“Ter um olhar pedagógico nos casos de indisciplina,violência,drogas, evasão escolar,....” (Fernanda Scaciotta-Diretoa da DPPE)

O enfrentamento à violência deve ser uma prática resultante da união de todos os segmentos da sociedade “superintendente da Educação, Meroujy Cavet”

Depois,. Conselho Tutelar(art Depois,.. Conselho Tutelar(art.131)-CRAS-Saúde-CREAS-Rede de Proteção-Promotoria da Infância e da Juventude. ---------------------------------------------- Centro de Referência de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social

INDISCIPLINA: -Porte de Bebida,Gazear Aula -Estar sob efeito de drogas -Fumar no interior da escola -Arremesso de ovo -Pular muro da escola -Porte de arma de plástico -Lesão corporal leve Se não está dando certo- rever o “Regimento Escolar”.

QUANDO CHAMAR A PEC/PM -Palestras interativas;Furto/Roubo -Arma de fogo ou branca(...) -Porte de Tóxico (190 e 181); -Lesão Corporal Grave;”BO” -Ameaça de Brigas e Morte;”BO” -Veículo na proximidade da escola Obs: -Não chamar nos casos de indisciplina Registrar em livro Ata

Delegacia não consome aluno ECA-Art. 53 e 112

Art. 55-“Obrigatoriedade da Matrícula dos Filhos” PROGRAMA FICA – EVASÃO *ALUNOS MENORES DE 18 ANOS ECA –Lei 8069/1990 Art. 5º-Não expor a criança Art. 98 e 225 ao 244 – Medidas de Proteção a Criança Art. 101- Ações da Promotoria Pública Art. I 54 Inc VII §3º “Frequência Escolar” Art. 55-“Obrigatoriedade da Matrícula dos Filhos” Art. 56--Comunicação ao C. Tutelar : Maus tratos , falta injustificadas e evasão escolar

COMO: - ENVIAR OFÍCIO ANEXADO DE UM RELATO DAS AÇÕES DA ESCOLA ATÉ O MOMENTO. CONSELHO TUTELAR : SE O ALUNO NÃO VOLTAR EM 10 DIAS , ENVIA PARA MINISTÉRIO PÚBLICO: -RELATO DA ESCOLA MAIS UM RELATO DO CONSELHO.

-Elaboração da proposta pela escola até Julho/2012 AMPARE(ASSESSORIA DE MOBILIZAÇÃO DE PAIS,PROFESSORES E AMIGOS DA REDE ESCOLAR -Identificar ao final de cada ano os alunos com defasagem idade série(com 2 anos ou mais de retenção); -Organizar o PPA(Plano Personalizado de Atendimento) que cuidará da reclassificação do aluno. PROGRAMA PAIS PRESENTES NA ESCOLA -Elaboração da proposta pela escola até Julho/2012

SAÚDE MENTAL -Criado o CISMEEP- Comitê Gestor Intersecretarial de saúde Mental(TGD) (SESA,SEDS,SEED,SEJU ) Objetivo: Estudar ações para evitar doenças mentais e facilitar o diagnóstico para melhorar a qualidade de vida dos doentes

Proposta:-Formar Comitê nos municípios ; -Articular com as secretarias; Coordenadores: Edson e Sherley (Enfrentamento às violências e Inclusão)

11-Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança 8-Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão... 18-Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.

Prof. Edson Lopes Téc. Pedagógico-Nre email: elopes1966@seed.pr.gov.br tel: 44-35218675