Gestão de Redes: Conceitos, práticas e lições aprendidas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Virtual en Salud en
Advertisements

Ministério da Fazenda - MF
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Comunicação científica em saúde na BVS
Visão latino-americana do processo ISO 26000
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Cooperação Técnica para
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
A informação sobre resíduos de agrotóxicos no espaço virtual Dr. Diego González Machín OPAS/OMS.
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Formação de Tutores a Distância
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Fórum das Mulheres de Negócios
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Capacitação BVS para Sao Tome e Principe São Paulo (SP), 4 Junio 2008 Espaço Colaborativo BVS BIREME/PAHO/WHO Latin-American and Caribbean Center on Health.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Redes: Conceitos, práticas e lições aprendidas. Dr. Diego González Machín OPAS/Brasil 1

Trecho do discurso de posse do primeiro mandato Este será o século das redes, da conectividade e da interdependência que nos permitirá superar as barreiras do espaço e do tempo e que abrirá possibilidades inimagináveis à humanidade. Se estimularmos essas redes para que multipliquem exponencialmente o capital social disponível, e para que se vinculem às pessoas e às instituições em uma grande malha de suporte e inclusão de todos os habitantes do continente, teremos dado um passo fundamental para que fluam o conhecimento e a experiência em novas modalidades de intercâmbio de cooperação técnica para o desenvolvimento humano sustentável. Trecho do discurso de posse do primeiro mandato da Dra. Mirta Roses Periago como Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde 31 de Janeiro de 2003

A estratégia de trabalho em redes NÃO é uma estratégia de trabalho novo Redes Regionais Rede BVS (Red Biblioteca Virtual en Salud) Rede de Equidade, Saúde e Desenvolvimento Humano RILAA (Red Interamericana de Laboratorios de Análisis de Alimentos) RETOXLAC (Red de Toxicología de Latinaomérica y el Caribe) RED-PSA/LAC (Red de Planes de Seguridad del Agua) RSST (Red de Salud de los Trabajadores) REPIDISCA (Red Panamericana de Información en Salud Ambiental)

Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Brasil (RETSUS) Redes Nacionais Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Brasil (RETSUS) Rede Interagencial de Informação para a Saúde do Brasil (RIPSA) Rede de Toxicologia da Argentina

Redes Nacionais Rede Nacional de Promoção da Saúde Forum Brasileiro das redes de Cidades, Municipios e Comunidades Saudáveis Rede de Ambientes Saudáveis de Curitiba-PR Rede Brasileira de Habitação Saudável Rede de Alerta e comunicação de Riscos de Alimentos-REALI

http://www.cetesb.sp.gov.br/rede/documentos/Work_the_Net_port.pdf

http://www.opas.org.br/rh/pub_det.cfm?publicacao=55

OPAS/OMS Representação no Brasil BIREME OPAS/OMS PANAFTOSA OPAS/OMS KMC/OC Colaboradores

Informação, Intercambio, Conhecimento

http://new.paho.org/bra/

http://new.paho.org/bra/

O que significa trabalhar em Rede?

Redes Sistemas dinâmicos Relações menos hierárquicas Cultura de dar e receber. Descentralização:

Trabalhar em redes é uma mudança de cultura organizacional e tambem de cultura profissional

Grande desafío Protagonismo

Grande desafío Eu Eu NOS

Quem tem a informação tem o poder Democratização da informação Grande desafío Quem tem a informação tem o poder Democratização da informação

Grande desafío REDES

Redes versus Organizações e Instituições Flexibilidade REDES Desempenho Direccionalidade Coordinação Fonte: Forum Nacional de Redes em Saúde

…para um novo paradigma organizacional horizontal comunicação/interatividade diversidade descentralizado facilitar participação colaboração confiança convergência de propósitos claridade de papeis visão estratégica dinamismo flexibilidade do pensamento e comportamento ... Vertical Hierarquia Centralizado Planificação excessiva Burocracia Modificado de REPAMAR. 2001

Fuente: http://www. cetesb. sp. gov

Vantagens Maís próximas das necessidades de sua Região Idioma Acesso a recursos financeiros

Redes Sub-regionales AMI GMCP/ WHO/PAHO - Manejo de casos (Proyecto) Rede RAVREDA (Red Amazónica de Vigilancia de la Resistencia a los Antimaláricos) MS Bo MS Bra MS Col MS Ecu MS Guy MS Per MS Sur MS Ven USAID USP MSH CDC PAHO MS Ecu MS Sur MS Guy MS Ven MS Per CDC USAID USP - Manejo de casos - Controle vetorial - Uso de informação MSH MS Col MS Bol MS Bra GMCP/ WHO/PAHO (Programa)

Elementos críticos para o êxito de uma rede

Necesidade de ter um bom modelo de gerenciamento da rede

Preparación de Propuesta Establecer la Red

Elementos que devem ser avaliados Relevância: A missão da Rede é consistente com as necessidades de seus membros? Importância: A Rede gera impactos nos setores em que ela atua? Eficiência: Os produtos e resultados são economicamente viáveis?

Grande desafio: Evitar este ciclo de vida Necesidade de identificar um bom facilitador

Manter a comunicação ativa na Rede Este é o principal papel do facilitador 3 Cs (Comunicar, Comunicar, Comunicar)

Boa comunicação como um indicador de qualidade da Rede Aproveitar todas as modalidades de comunicação e tecnologias de informação. Comunicações síncronas Reuniões presenciais Sistema de conferência Web (Elluminate) Sistemas de vídeo conferência Comunicações assíncronas Listas de correio eletrônico Grupos de notícias Fóruns de Discussão (URL) Blogs, Wikis Lista de Distribuição - Listserv Sistema de Lições Aprendidas Sites Web Acesso a Informação BVS – Biblioteca Virtual de Saúde SciELO – Biblioteca Científica Eletrônica

RED-CCBRASIL@LISTSERV.PAHO.ORG

http://www.bvsde.paho.org/bvsast/e/rstlac.html

ELLUMINATE (SALA VIRTUAL)

“Quem sabe o que” Premisas “Quem faz o que” “Quem tem o que” 41

A Rede deve contar com seu espaço na internet Meio de disseminação de informação sobre páginas web, novas publicações, eventos, bolsas de estudos, etc. 42

Estimular o desenvolvimento de Bibliotecas Virtuais no tema das Redes

http://www.bvsde.paho.org

Estimular a Produção Cooperativa e democratização da informação.

RIPSA Rede Interagencial de Informações para a Saúde no Brasil

É um meio para divulgar materiais educativos http://www.cit.rs.gov.br/

Disseminar informação em situações emergentes

Total de Atendidos: 903 casos 1 3 9 60 97 223 274 99 81 16 14 8 11 2 4 Surto de Intoxicação por Alcool Adulterado com Metanol, León Nicaragua, Setembro de 2006. Casos segundo o dia de Ingresso 1er día: 8 casos 3er día: 83 casos 5to día: 403 ptes. Total de Atendidos: 903 casos Fuente: Archivos CIVATOX 1 3 9 60 97 223 274 99 81 16 14 8 11 2 4 5 6 7 10 12 15 17 18 19 Casos

O caso de Metanol em Nicaragua Primeira mensagem: 7 Setembro de 2006 Escribo del Centro de Toxicologia de Nicaragua, para consultar si en alguno de los paises mas cercanos tienen disponibilidad de 4 metil pirasol (Fomepizol). para ser usado en pacientes intoxicados por metanol. Estamos en emergencia ya que tenemos un total de 33 personas intoxicadas con metanol (confirmado por clinica y laboratorio) y han fallecido 9. Dra. Jackeline Berroteran CIVATOX/ Nicaragua

9 de Setembro Ingresa antídoto antizol donado por Jack Pharm, en respuesta de solicitud del Centro Nacional de Toxicología a través de la Red de Toxicología y apoyo de OPS. Se inicia tratamiento a pacientes graves y a todos los nuevos ingresos, modificando el protocolo manejado hasta ese momento. Centro Nacional de Toxicología

DISQUE INTOXICAÇÃO 0800 722 6001 R E N A C I T

Fundamentos e paradigmas das redes (Condições para o êxito) A comunicação e a interatividade se desenvolvem a partir de acordos estabelecidos em comunidade Valores e objetivos compartidos Participação Colaboração Fonte; http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_conceitos.cfm

Fundamentos e paradigmas das redes (Condições para o êxito) Horizontalidade Conectividade Informação e Retroalimentação Descentralização e Capilarização Dinamismo Fonte; http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_conceitos.cfm

Fundamentos e paradigmas das redes (Condições para o êxito) Balanço entre flexibilidade e restrições-regra claras. Visão comum e confiança mútua Boa gestão Definição de papeis Fonte; http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_conceitos.cfm

Existe a iminência de uma crise na Rede quando: O tratamento e intercâmbio de informações não são baseados em acordos aceitos por todos, surgem desequilíbrios e aparece clima de desconfiança. Durante a cooperação na rede se faz modificações do planejado sem consulta. Os sócios se sentem controlados por outro mais poderosos e é imposto um esquema vertical de conduta.

Os NÃO nas Redes Tentar forçar sua implementação quando não existem membros comprometidos Iniciar pelo estabelecimento de um espaço eletrônico e depois procurar os membros Facilitação diretiva, controladora e dominante. Esperar resultados imediatos. Se necessita tempo para crescer. Excesso de estruturação e formalidade Regulamentar a participação (isto quebra a flexibilidade)

A Rede é difícil de criar e más difícil de manter

Benefícios das redes baseados nas lições aprendidas Ajudam a formar relacionamentos confiáveis. Servem como mecanismo de aprendizagem. Fomentam a interface entre conhecimento e ação. Promovem alianças entre pares. Possibilitam o acesso a mais informação e conhecimentos práticos. Promovem a sinergia. Os atores alcançam seus objetivos que sozinhos não conseguiriam alcançar. Estimulam buscar novas idéias e soluções inovadoras.

Muito obrigado Diego González Machín dgonzale@bra.ops-oms.org