Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB - 102.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Advertisements

Sinais de uma igreja avivada
As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação E.P.F. 3- Grupo de oração.
A Liturgia de hoje nos convida a manter com Deus uma ORAÇÃO PERSEVERANTE. Só assim será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios,
O que é a missa ? Por que a missa foi instituída? Como participo da missa? Porque devemos participar da missa, enquanto família?
bíblica da vida e da pastoral
CATEQUESE E COMUNICAÇÃO século 21 e novas mídias
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
vida plena para todos Urgências na Evangelização
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
INDICAÇÕES PARA DINAMIZAR
METODOLOGIA E PLANEJAMENTO NA PASTORAL VOCACIONAL/SAV
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Iniciação à vida cristã
O CONGRESSO DAS FLORES.
Encontro para catequistas do Batismo
Escola Paroquial de Pais
Prof. Mauricio Fernandes
DISCIPULADO.
própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
Motivação.
Orientações ao professor
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
O papel dos presidentes
Terceira Parte.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
O Profeta.
2009 Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
2013 – ANO DA FÉ COMPROMISSO JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
Caminhada Pastoral e a Assembleia Diocesana de 2018
Orientações ao professor
O mês de setembro é dedicado à BÍBLIA,
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
PARÓQUIA EM MISSÃO PERMANENTE
4º CATECISMO TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA
3º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
Novos Casais e a Amoris Laetitia
Objetivo Geral   Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação.
PREPARAR A CATEQUESE.
Orientações ao professor
Chamados a trabalhar na vinha do Senhor
Santas Missões Populares
A VOCAÇÃO.
Maria da Assunção.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Plano Diocesano de Pastoral ano
Orientações ao professor
Batismo de Jesus.
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Amou-nos até o fim.
Orientações ao professor
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
Pastores que despertam interesse, mas deixam a obra sem terminar, podem ser deixados de lado.
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
Se o diretor de um pequeno grupo é quem deve conduzir seu pequeno rebanho no crescimento em Cristo e no cumprimento de seus objetivos evangelísticos,
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL
Auditoria da Dívida Pública Brasileira
Escola Bíblica Dominical
O que é Pastoral da Comunicação?
Os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas.
Transcrição da apresentação:

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB - 102

Urgência 3 Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral

Trata-se do item 3.3 do Documento 102 da CNBB - DGAE n. 47 ao 54 “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2 Tm3,16) E as Perspectivas de ação: DGAE n. 93 ao 101 (DGAE 47-54)

47. Iniciação à vida cristã e Palavra de Deus estão intimamente ligadas. Uma não pode acontecer sem a outra. 48. Deus se dá a conhecer no diálogo que estabelece conosco. “Quem conhece a Palavra divina conhece plenamente também o significado de cada criatura” (...) conclui-se como é importante que o Povo de Deus seja educado e formado claramente para se abeirar das sagradas Escrituras...

49. O discípulo Missionário é convidado a redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo. Ainda no n. 49: A Igreja hoje tem consciência de que “particularmente as novas gerações têm necessidade e ser introduzidas da Palavra de Deus através do encontro e do testemunho autêntico dos adultos (...) 50. Contexto atual: Exige formação ADEQUADA. Escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. Necessidade da Bíblia ser compreendida como luz para a vida.

51. A Palavra de Deus dirige-se a todos, indistintamente: crianças, adultos, idosos, e em todas as situações e contextos em que se encontrem. Ouvida e celebrada na comunhão com os irmãos (...). Reconhecer e testemunhar que a Palavra de Deus, e como tal deve ser acolhida e praticada.(...) 52. A Palavra é saboreada sobretudo em espírito eclesial. Acolhe-se e vive-se a Palavra de Deus em Comunhão com a Igreja. 53. Riquezas: Círculos Bíblicos, Grupos de Reflexão e outros... 54. Formar Santos, não necessariamente doutores.

Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. Perspectivas de Ação Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. (DGAE 93-101)

93. Incrementar a animação bíblica da vida e da pastoral, com envolvimento de toda a comunidade, pessoas, pastorais, movimentos, associações e serviço. (...) Igreja seja uma “Escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, escola de comunhão, e oração com a Palavra e escola de evangelização e proclamação da Palavra”.

94. Valorizar a liturgia como âmbito privilegiado onde Deus fala à comunidade. Nela Deus fala e o povo escuta e RESPONDE.

95. Homilia: Atenção Especial Atualiza a mensagem da Bíblia de tal modo que os fiéis sejam levados a descobrir a presença de Deus, no momento atual de sua vida.

96. Criadas e fortalecidas as Equipes de animação bíblica da pastoral. Grupos de família, círculos bíblicos e pequenas comunidades em torno da palavra e meditação e vivência da Palavra, em estreita relação com seu contexto social, cursos e escolas bíblicas, sobretudo, para os leigos e leigas

Necessidade de possuir a Bíblia. 97. Necessidade de possuir a Bíblia. Estimular as iniciativas que permitam colocá-la nas mãos de todos, especialmente dos mais pobres. Não basta possui-la, é necessário ajudar a ler e interpretar corretamente a Escritura.

Destaque para a leitura orante. 98. Destaque para a leitura orante.

99. Necessidade de levar a Palavra de Deus nos ambientes secularizados, favorecer o conhecimento “entre os agentes culturais”

“O encontro pessoal permanece insubstituível . 100. Utilizar “os novos espaços de comunicação social” especialmente a internet com inúmeras redes sociais. “O encontro pessoal permanece insubstituível .

Formação continuada de ministros e ministras da Palavra 101. Formação continuada de ministros e ministras da Palavra

As contribuições do processo de consulta: a) Valorizar grupos de leitura orante da Palavra de Deus. b) Vivência e prática da Palavra de Deus. c) Cuidado com a pregação. d) Valorizar a liturgia. e) Pensar a questão da evangelização dos ambientes virtuais nos quais a juventude se faz muito presente.