A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Advertisements

Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
 A vida no Paleozóico 1.  Desde o início do Câmbrico até ao final do Pérmico, terão decorrido mais ou menos 325M.a M.a. 570M.a. / 540M.a.
Geologia, origens do universo, Sistema Solar e Planeta Terra
O Surgimento dos Seres Humanos. Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Contributos da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra.
REVISÃO ENEM/2016 GEOGRAFIA JANDERSON – CIC – 03/11/2016.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA CAMPUS DE MARABÁ A TERRA: ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO Marabá, PA Março-2012 Prof. Mcs. Abraão L S Mascarenhas.
1.3. As estrelas e a sua evolução M3. Nuvens interestelares Entre as estrelas existem gases e poeiras. Muitas vezes esses gases e poeiras formam grandes.
O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Dinâmica Interna da Terra
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Ciclo da água Percurso que a água faz no planeta Terra. Etapas:
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
ORIGENS ? AMEBA OU GLÓRIA ---AULA 5---.
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA CIC/2017 – JANDERSON – 3EM
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências da Natureza e suas
Deriva dos continentes e tectónica de placas
Formação dos Elementos Químicos- Ciclo de Vida das Estrelas
Ciências da Natureza e suas
AS MUDANÇAS PALEOCLIMÁTICAS QUATERNÁRIAS E
Noções de Geologia Definição
Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
Climatologia.
ESTRUTURA DA TERRA.
ROCHAS E MINERAIS CROSTA TERRESTRE.
Formação do Planeta - TEORIAS
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
Ciências Naturais – 8.º ano
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS DOS OCEANOS
As Estrelas e a sua evolução
HIPÓTESE DA DERIVA DOS CONTINENTES
Teoria da Tectónica de Placas
Geomorfologia.
Ciências Naturais – 7.º ano
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA.
Síntese Capítulo 2 – A origem do Universo e do Sistema Solar.
Noções de Astronomia.
A Dinâmica da Litosfera
A formação da Terra Aula 3
A formação da Terra Aula 1
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Características gerais dos seres vivos
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Marte na ficção científica
A deformação da litosfera.
Ocorrência de dobras e de falhas
Deriva dos continentes e tectónica de placas
As quatro camadas geológicas do Planeta Terra
GayLussac Prof. José Victor
Dinâmica da Terra e Estruturas Geológicas
Recursos hídricos e Bacias hidrográficas
Importâncias da litosfera
Modelos de estrutura interna da Terra
Camadas do interior da Terra
Deriva dos continentes e tectónica de placas
A Pré-História Profª Maiara Alves.
PANGEIA.
Estrutura e Dinâmica da Geosfera
Transcrição da apresentação:

A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA 1ª série Geografia – Professor Fernando

O início de tudo: A teoria do Big Bang ou “A grande explosão Tudo o que havia era uma esfera extremamente pequena, do tamanho da ponta de uma agulha. E esse pontinho há cerca de 14 bilhões de anos teria se explodido formando o universo atual. O universo era muito quente e denso. Ele tem se esfriado Ele continua em expansão Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pIeihu_LQyY

A formação da Terra O planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica em rotação, aquecendo-se depois, por meio de violentas reações químicas. O aumento da massa agregada e da gravidade catalisou impactos de corpos maiores. Essa mesma força gravitacional possibilitou a retenção de gases constituindo uma atmosfera primitiva.

Estrutura interna da Terra Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o níquel, migraram para o interior; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície. Dessa forma, constituiu-se a estrutura interna do planeta, com a distinção entre o núcleo, manto e crosta (litosfera).

Crosta Terrestre: A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais) Manto: Fica abaixo da crosta. É a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma. Núcleo: O núcleo terrestre, posicionado abaixo do manto, é o mais quente das camadas da Terra e também é dividido em exterior e interior. Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro). O núcleo interno está a mais de 6.000 km de profundidade).

Contando a idade da terra A terra tem aproximadamente 4,6 bilhôes de anos Graças ao sistema de radiação radiométrica, somos capazes de determinar as idades das rochas. (todo elemento radioativo sofre um processo de desintregação natural.) Ex: urânio 238 transforma-se em Chumbo 206. As rochas mais antigas datadas até hoje são as pertencentes ao período Pré-Câmbrico, que remontam a 4 bilhões de anos atrás. Os fósseis são verdadeiros registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo pois ajudam a reconstruir a evolução e as condições físicas e biológicas da terra em diferentes períodos. Até méados do século XVIII – a terra teria somente 6 mil anos – influência religiosa (livros religiosos)

Escala Geológica do tempo

Escala Geológica do tempo

O surgimento da vida e sua evolução

A teoria da deriva continental Algo intrigava os estudiosos da época: os continentes em suas divisões pareciam que se fossem juntados se encaixariam se estivessem em posições frontais. Ex, a África com a América do Sul Encontraram as mesmas estruturas geológicas (rochas de mesmo tipo e idade) em lugares diferentes, além de fósseis. Quando houve o desenvolvimento da cartografia, nos séculos XV e XVI, para auxiliar as navegações, foi possível ter uma noção da amplitude do horizonte mundial. Em 1915, o alemão Alfred Wegener publicou a Teoria da Deriva dos Continentes, propondo que há 200 milhões de anos atrás todos as massas emersas de terra estariam reunidas em um único super- continente, denominado Pangeia https://www.youtube.com/watch?v=0AoStILixYE

Os fósseis como evidência de que os continentes estiveram unidos

Por que isso acontece? Por que existem os movimentos das placas tectônicas O planeta terra HOJE 17/02/13