Usabilidade, funcionalidade e estética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métricas e Medição de Software
Advertisements

Bons e maus designs O que é design de interação
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Interface Usuário Máquina
Interação Homem-Máquina
Computer Aided Software Engineering
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Comunicação e Coordenação
Modelos conceituais de interação
Interfaces gráficas e Interfaces Web
3. Como identificar requisitos?
6. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA INTERFACE E USABILIDADE
14. Componentes e implantação
Design Leis do design Impressão e mídia digital
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Design de Interface / Interface Homem-Máquina.
Introdução à avaliação
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Curso Superior de Desenvolvimento de Software para a internet Disciplina: Interface – Professor:
Análise e Projeto de Sistemas
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Design de Interface / Interface Homem-Máquina Lafayette B. Melo
Testes de usabilidade e Estudos de Campo
Mídia Kit.
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Chapter 1 Agile in a Nutshell (Ágil em uma casca de noz)
IHC Interação Humano-Computador
Brtecno Empreendimentos Culturais
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
TÓPICOS O que é interface O que é design.
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Aspectos afetivos na interface
Vortal Cadeia Produtiva do Caju Vortal Cadeia Produtiva do Caju
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Informação na Internet
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Design de Interface / Interface Homem-Máquina.
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Psicologia da interface
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Guidelines Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp), no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação de interfaces.
Modelos conceituais de interação
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Interface Usuário Máquina
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
Modelo para Design de Interfaces
LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Semana 04 LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Mundo digital…. Alguns caminhos que estão ocorrendo…  A geração net, como empregados ou gestores, buscam o trabalho colaborativo, havendo o calapso da.
INFORMATION X INFO245 Reengenharia. INFORMATION X INFO245 Sumário  Tendências atuais  A questão das mudanças  A reengenharia 
 Contexto  Problema  Cenário Atual  Motivação  Arcadea  Público alvo e stakeholders  Cenário Futuro  Matriz de valores  Status report  Tecnologias.
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
Processo e Qualidade.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Um bom design de interface é importante? Por quê? –Aumento de 25 a 40% na produtividade do usuário –Economia ao reprojetar.
Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Eugenio García ARTech Workflow: moda, re-branding, ou necessidade real?
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Felipe do Espírito Santo Análise de sistemas - AS Conceito de Engenharia de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

Usabilidade, funcionalidade e estética

O QUE É INTERFACE Não é simplesmente aquilo que se vê na tela do computador Envolve atividades específicas como as de banco

Envolve atividades mais gerais como as dos portais Envolve recursos e ferramentas específicos

Tiveram grande evolução com a Web Como você refaria a interface do Google?

Joshua Davis Graphic designer "The concept is simple: Map real physical information to the virtual space of the Internet."

Holzer Artist "I'd provide a secret, a surprise, every time someone visits Google. (…) The homepage might include a declassified report on Kuwaiti UFOs, a national security directive (shown here) (…)"

Shepard Fairey Propagandist, artist, designer "I wanted to respect the branding and format that Google has established, and therefore I stuck with the structure of its interface to avoid user confusion. I like its simplicity, but I don't like the colors.(…)"

Interface é um termo sobre o qual não se pensa muito Definição de dicionário: o local no qual sistemas diferentes se encontram e atuam ou se comunicam um com o outro Os dispositivos de entrada e saída e tudo aquilo que modela a experiência do usuário, incluindo documentação, treinamento e serviço de suporte Às vezes é aquilo utilizado apenas para “vestir” as funções dos programas

Experiência do usuário e ergonomia (Donald Norman) Interface com funcionalidade baseada em objetos do dia-a-dia Cultura da Interface (Steven Johnson): “Todo o mundo imaginário de alavancas, canos, caldeiras (…) e pessoas que se conectam amarrados entre si pelas regras que governam esse mundo” Hoje em dia interface pode ser entendida como mediadora e construtora da atividade

O design de software é mais do que colocar controles na tela O QUE É DESIGN O design de software é mais do que colocar controles na tela Envolve um esforço coletivo entre profissionais de áreas diferentes A qualidade de design está associada a sua usabilidade A usabilidade está associada com a “qualidade da experiência” Wright: “qualidade definida como software que é intuitivo, completo, e o mais importante: NÃO QUEBRE!” Que critérios envolvem a qualidade? Um exemplo: interação Que características tem a interação?

Qualidade da experiência, entendimento dos usuários e efetividade envolvem relações entre as expectativas do programador, do designer e do usuário O critério de “necessidades” envolve a discussão entre funcionalidade e “interface amigável” A experiência estética envolve a relação com o “layout visual”

Funcionalidade e interface amigável Designers de sucesso vão além da noção vaga de “amigável ao usuário” Entendem a comunidade de usuários e suas tarefas Quando o sistema é bem projetado a interface quase desaparece É preciso pensar na funcionalidade Sistemas com funcionalidade inadequada frustram o usuário e são rejeitados ou subutilizados, mas a funcionalidade exagerada também é perigosa É preciso fazer a relação entre funcionalidade e facilidade de uso

Cadê a barra de rolagem?

Por quê esse assistente do Office 97 é tão chato? Por que fazer uma barra de rolagem com 3 opções? Por que fazer opções que se excluem?

Experiência estética e layout visual Há uma grande confusão entre “layout visual” e design Há quem aposte na estética visual “antes” da usabilidade por acreditar mais no impacto (Hilhorst)

Mais estética Mais funcionalidade

Algumas recomendações: Mudança na concepção de interface, design, “software amigável” etc Para construir a tecnologia que se adapta às necessidades humanas é necessário entender essas necessidades (Donald Norman) Como critérios como o de interação têm ajudado em experiências bem sucedidas? Você já se fez esta pergunta ou à sua equipe ultimamente? Para entender como as necessidades do usuário são satisfeitas, deve-se perguntar a ele de alguma forma…

Tarefa Como você tem pensado sobre usabilidade e funcionalidade na interface dos seus programas? Como poderia mudar o que tem pensado? Procure sites na Internet e indique onde se destacam características de usabilidade, funcionalidade e estética visual. Explique as razões para suas indicações.