Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
O BARROCO.
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Contrarreforma Católica
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
A Reforma Religiosa do século XVI
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
PERÍODO BARROCO
O homem no centro do mundo
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Reforma protestante e contrarreforma católica
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
REFORMA RELIGIOSA.
Do RENASCIMENTO ao BARROCO
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Professor Romildo Tavares
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de.
REFORMAS RELIGIOSAS. Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; a partir do século XVI.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
O Plano da Salvação é muito importante para o Cristão entender a Salvação, para firmar sua fé em Cristo, bem como poder explicar para outros sobre.
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Ligue o som do seu computador
CRENDO CONTRA A ESPERANÇA
Tempo das Reformas Capítulo 14.
AS REFORMAS RELIGIOSAS NO SÉC. XVI
Barrocos ?.
LITERATURA BRASILEIRA I
61 DEUS TOMARÁ CONTA DE TI.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Módulo 33 – Reformas Calvinista e Anglicana
Em todo o Sacramento está Deus todo,
Reforma Protestante.
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Algumas considerações
A Reforma Protestante.
A estética barroca – parte I
Católicos e Evangélicos. Por que pensamos diferente sobre Maria
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
Profª Caroline Ferrari
Transcrição da apresentação:

Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.

A cristo Senhor Nosso Crucificado estando o poeta na última hora de sua morte Meu Deus que estais pendente em um madeiro, Em cuja lei protesto de viver, Em cuja santa lei hei de morrer Animoso, constante, firme e inteiro Neste lance, por ser o derradeiro, Pois vejo a minha vida anoitecer É, meu Jesus, a hora de se ver A brandura de um Pai manso e cordeiro.

Gregório de Matos Mui grande é vosso amor, e meu delito, Porém pode ter fim todo o pecar, E não o vosso amor, que é infinito. Esta razão me obriga a confiar Que por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar.

Resumo Crise religiosa, com a Reforma de Lutero e a de Calvino; Rompimento de Henrique VIII com o Papa, declarando-se chefe da Igreja Anglicana; Os católicos convocam o Concílio de Trento e restauram os tribunais da Inquisição; Inicia-se a Contrarreforma, que tenta restabelecer o pretígio da Igreja e a disciplina religiosa; Fruto da ideologia da Conta-Reforma, Surge o Barroco, movimento que acaba por refletir os conflitos da época.

Contrarreforma Com o objetivo de eliminar os abusos que haviam afastado tantos fiéis e permitido o êxito dos reformistas em alguns países, a Igreja organizou a Contrarreforma. Para tanto, foi convocado o Concílio de Trento, que deveria objetivar o restabelecimento da disciplina do clero e a reafirmação dos dogmas e crenças católicos.

Congregação do Índex A partir do Concílio de Trento, organizou-se a Congregação do Índex, para censurar livros contrários à doutrina católica, e foram restaurados os tribunais da Inquisição, destinado ao julgamento de cristãos acusados de não seguir a doutrina da Igreja católica.

Caraterísticas Culto do contraste - dualismo (matéria/espírito, bem/mal) Consciência da transitoriedade da vida Pessimismo e sentido trágico de existência Presença constante de impressões sensoriais Gosto pelas antíteses e paradoxos Gosto pela grandiosidade Frases interrogativas Fusionismo - subordinação dos detalhes ao todo Cultismo - jogo de palavras Conceptismo - jogo de ideias ou conceitos