Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
Paulo Ricardo O. da Silva
Departamento de Medicina social
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação.
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializada: Ariagna Gardon Exposito
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Especializando: Osmar Young Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Christopher Berwig Turma 4
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Maricela Velázquez Hernández Rogéria Amaral Dos Santos
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança da UBS - ESF III no Município Crissiumal.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção da criança de 0-72 meses, na UBS São Jose Dos Órfãos do município São Joao Do Arraial.PI. Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva  Pelotas, 2015

Introdução A construção de uma sociedade produtiva está diretamente relacionada com investimento realizados nos primeiros anos de vida das crianças, incluindo a gestação.

Município de São João do Arraial Encontra-se no nordeste de estado de Piauí 7336 habitantes (2010) 203 Km de Teresina. 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS- 4ESF) Apoio do NASF. 1 CEO Não há disponibilidade de consultas especializadas e nem serviço Hospitalar, os encaminhamentos são feitos para Teresina.

UBS São José dos Órfãos 4 equipes de ESF. População atendida pela minha equipe é de: 2.196 habitantes. Atendimento a três micro áreas na zona rural. Equipe formada por: uma médica clínica geral, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, um odontólogo e uma auxiliar de dentista, além do apoio do NASF. Falta de recursos humanos. O número de demanda espontânea é alto.

Ação programática antes da intervenção. Falta de qualidade no cadastramento e atendimento clínico da população. Falta do monitoramento e registro das atividades. Não realizamos o acolhimento. Não fazíamos consultas da puericultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL Melhoria da qualidade e ampliação da cobertura da atenção a saúde da criança de zero a setenta e dois meses, na UBS São Jose Dos Órfãos do município São Joao Do Arraial, PI. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura da atenção à saúde da criança. Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança. Melhorar os registros das informações. Melhorar a avaliação de risco do programa de Saúde da Criança. Promover a saúde das crianças. METAS Meta de cobertura: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 80% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Meta de qualidade: pactuadas para alcançar 100% das crianças de 0 a 72 meses cadastradas na UBS.

METODOLOGIA Detalhamentos das ações: focamos as ações da intervenção nas 12 semanas de duração, nos quatro eixos: organização e gestão do serviço; engajamento público; qualificação da prática clínica; monitoramento e avaliação dos serviços. Protocolo de orientação: BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 272 p. Cadernos de Atenção Básica, nº 33.

Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde da criança. RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde da criança. Meta: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 80% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. 1º mês: 31 crianças (32,6%) 2º mês: 63 crianças (66,3%) 3º mês: 94 crianças (98,9%)

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças. Meta: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. 1º Mês:31 crianças (1 criança com 3,2%). 2º Mês: 64 crianças (4 crianças para 6,3%). 3º Mês: 94 crianças (4 para 4,3%).

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.2:Monitorar o crescimento em 100% das crianças. 1º mês : 31 criancas(100%monitoriadas) 2º mês 63 crianças cadstradas (100 monitoradas) 3 mês 94 crianças cadstradas (100% monitoradas) Objetivo 2 Meta 2.3: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. 1º mês: 1 criança com déficit de peso- Foi monitorada (100%). 2º e 3º mês: 2 crianças com déficit de peso respectivamente- Foram monitoradas (100%)

RESULTADOS Objetivo 2 Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.4:Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. 1º mês: 5(100%). 2º mês: 7(100%) 3ºmês: 9(88,9%)

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.5:Monitorar o desenvolvimento dos 100% das crianças. 1º mês: 31 criancas, 28 monitoradas(90,3%) 2º e 3º mês 63 e 94 cadastradas (100%)

RESULTADO Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta :2.6 Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade 1º mês cadastramos 31(83,9) 2º mês 63(98,4%). 3ºmês 94(100%)

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.7: Monitorar 100% das crianças com suplemento de ferro 1º mês cadastramos 8 crianças ,monitoradas 3(37,5) 2º mês 13 cadastradas 10 monitoradas(76,9%). 3º mês 29(96,6%)

RESULTADO. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.8 Monitorar as crianças com triagem auditiva 1º mês:31 criancas,4 realizaram exame (12,9%). 2ºmês 63 crianças, 4 exame(6,3%). 3º mês 94(12,8%)

RESULTADO Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.9 Realizar o teste do pezinho em 100% das crianças ate 7 dias de vida 1ºmês cadastramos 31 crianças (96,8%). 2 mês 63(93,7%). 3ºmês 94(95,7%)

RESULTADO Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.10 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6-72 meses 1º mês foram cadastrada 31 crianças(83,9%) 2º mês 58(98,3%) 3ºmês 90(100%)

RESULTADO Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das crianças Meta 2.11 Realizar a consulta primeira consulta odontológico a todas as crianças de 6 a 72 meses 1º mês 31 crianças ,11 com consulta (35,5%) 2º mês 58 com 16 Realizadas(27,6%) 3 º mês 90 (17%)

RESULTADOS Objetivo 3 melhorar a adesão ao programa de saúde da criança. Meta 3.1 fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas as consulta 1º mês 3 crianças faltosas. 2 º mês 13. 3º mês 24 Nos 3 meses logramos 100% de cobertura. Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha de espelho de saúde da criança, vacinação de 100% das crianças que consultem no serviço. Foram cadastrados 31,63,94 criança em cada mês respectivamente. (100%), com registro na ficha espelho e no cartão de vacinação.

RESULTADOS Objetivo 5:Mapear as crianças de risco pertencentes a área de abrangência. Meta 5.1:Realizar avaliação de risco 100% das crianças cadastradas no programa. 1º mês cadastramos 31 criança(96,8%) No segundo e tercer mês 68 e 94 (100%) Objetivo 6:Promover a saúde das crianças Meta 6.1: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em100% das consultas de saúde da criança. No três cadastramos 31,63 e 94 crianças cada mês (96,8%, 98,4% e 100% receberam orientações.

RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO IMPORTÂNCIA PARA A EQUIPE Conseguimos a organização dos serviços implementando as consultas das crianças de forma programada. Melhoria nos registros e qualidade de atendimento. IMPORTÂNCIA PARA O SERVIÇO A intervenção constituiu uma ferramenta para apoiar a atenção básica e qualificação do cuidado das crianças. Propiciou ampliação da cobertura da atenção as crianças. IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE Permitiu melhor conhecimento das mães sobre o desenvolvimento das crianças. Propiciou a prevenção de fatores de risco e doenças agudas nas crianças. Melhorou o relacionamento dos pacientes com os profissionais de saúde. Melhorou o conhecimento sobre saúde-doença.

REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM Minhas expetativas inicias foram cumpridas ao final da intervenção. Participei de novas experiências (outro idioma, fórum da prática clínica e saúde coletiva, curso a distância, vencer as barreiras da informática). Intercambio com outros profissionais. Interação com a comunidade. O curso influiu na disciplina e organização profissional.

OBRIGADA!!