Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho
Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA) Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos Futuros
Introdução O RTSCup é um ambiente de simulação de jogos de estratégia em tempo real com foco na Inteligência Artificial.
Introdução Jogos de Estratégia em Tempo Real Simulação com Foco na IA Sistemas multiagentes Tomadas de decisão multi-critério Combinação de decisões estratégicas e táticas Simulação com Foco na IA Criar e testar novas técnicas Medir performance Comparar resultados
Objetivos
Objetivos A utilização do RTSCup como Benchmark para Sistemas Multiagentes Características Os agentes não têm controle sobre o ambiente; Agentes não podem garantir que uma seqüência de ações acarretará em um estado desejado ou mesmo se estas ações serão válidas;
Objetivos Características (continuação) Os ambientes implementados são complexos e cada um dos seus objetos apresenta diversos atributos cuja mudança de valores pode afetar o decorrer da simulação; Existem diversas formas de se mediar a eficiência das abordagens via parâmetros como número de mortes ou tempo da partida; O simulador possui um modelo de tempo bem definido, o qual está baseado em ciclos configuráveis.
Objetivos Problemas possíveis (exemplos) Pathfinding Patrulha Alocação de resursos Predição de Ações Coordenação Arquiteturas deliberativas e reativas
Trabalhos Relacionados
Trabalhos Relacionados Simuladores ORTS Stratagus Glest Boson Problemas Falta de Documentação (Usabilidade) Instabilidade Falta de Foco no Problema
Solução
Solução Criação do RTSCup Ambiente de simulação de RTS simples e intuitivo Arquitetura cliente-servidor Multiplataforma Customizável
Solução Arquitetura
Solução Funcionamento - Inicialização 1. Os agentes se conectam ao kernel informando o jogo ao qual vai se conectar e o tipo de unidade que controlará Agent 1 Kernel Agent 2 1. O viewer se conecta ao kernel informando o jogo que deseja mostrar. Agent N Viewer
Solução Funcionamento - Inicialização 2. O kernel designa cada agente a um tipo de unidade e envia a condição inicial para cada agente Agent 1 Kernel Agent 2 Agent N Viewer
Solução Funcionamento – Ciclo 1. Kernel envia a informação visual individual para cada agente Agent 1 Kernel Agent 2 Agent N Viewer
Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Kernel Agent 2 2. Cada agente submete uma ação para o kernel individualmente 2. Cada agente submete uma ação para o kernel individualmente Agent N Viewer
Solução Funcionamento – Ciclo 3. O kernel simula as ações enviadas pelos agentes e envia o estado atual do mundo para o viewer Agent 1 Kernel Agent 2 4. O kernel incrementa o tempo de simulação do jogo Agent N Viewer
Solução Mensagens
Conclusão
Conclusão Simulador em fase final de implementação Concluir as outras mensagens Desenvolver um viewer 2D Medir performance do servidor (rede)
Maiores Informações Sítio do Projeto www.cin.ufpe.br/~vvf/rtscup www.rtscup.org (breve)