Matéria Eduardo Custodio Teixeira
Estados Físicos da Matéria A coesão entre as unidades constituintes ou estruturais de um corpo é que vai determinar o estado físico desta matéria, que são 3 : Sólido; Líquido; Gasoso.
SÒLIDO
Líquido
Gasoso
Sólido Líquido Gasoso
Fatores que favorecem às mudanças de fase Temperatura Pressão
Temperatura É a grandeza que mede o grau de agitação das unidades constituintes do corpo. CALOR – é a energia que pode ser transferida de um corpo para outro, se houver diferença de temperatura entre eles, até que os corpos igualem suas temperaturas até o equilíbrio térmico.
Pressão É a força exercida sobre uma área. A unidade mais utilizada é o atm (atmosfera)
Ponto de Fusão É a temperatura em que ocorre a passagem do estado sólido da matéria para o estado líquido.
Durante a fusão a temperatura permanece constante Ponto de Fusão Temperatura °C Durante a fusão a temperatura permanece constante sólido + líquido Tempo sólido -10
Vaporização É a passagem do estado líquido da matéria para o estado gasoso. Ebulição Evaporação
Durante a ebulição a temperatura permanece constante Ponto de Ebulição Temperatura °C É a temperatura em que ocorre a passagem do estado sólido da matéria para o estado líquido. Durante a ebulição a temperatura permanece constante vapor 100 líquido + vapor líquido sólido + líquido Tempo sólido -10
Solidificação É a passagem do estado líquido da matéria para o estado sólido. É o inverso da fusão. Temperatura de fusão.
Condensação É a passagem do estado gasoso da matéria para o estado líquido. É o inverso da vaporização. Temperatura de condensação.
Ciclo da água na natureza
Ciclo da água na natureza
Sublimação & Ressublimação Sublimação é a passagem do estado sólido da matéria para o estado gasoso. Na ressublimação ocorre o inverso da sublimação.
Propriedades gerais da matéria São aquelas que nos permitem identificar o que é matéria, mas não nos fazem distinguir um material de outro. MASSA – quantidade de matéria de um corpo; EXTENSÃO – o lugar ocupado por essa matéria no espaço, o volume; DIVISIBILIDADE – a matéria pode ser dividida; IMPENETRABILIDADE – dois corpos ou porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar no espaço; COMPRESSIBILIDADE – por ação de uma pressão aplicada uniformemente sobre sua superfície, diminuem de volume; EXPANSIBILIDADE – é o inverso da compressibilidade;
Propriedades específicas da matéria Essas nos ajudam a diferenciar um material de outro. MALEABILIDADE – a maioria dos metais pode ser moldada, isso porque são maleáveis; COMBUSTÃO – capacidade de pegar fogo em contato com o oxigênio, liberando energia; PONTO DE FUSÃO E DE EBULIÇÃO – cada substância possui seu ponto de fusão e de ebulição, próprios. Diferenciando-as de outras substâncias semelhantes.
Fim Eduardo Custodio Teixeira