Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Relações de Convívio Solidário
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A Casa Espírita.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Relação Professor - aluno
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
I- Concepção de Educação
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
Espiritismo e Ecologia
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Como a Criança Pequena se Desenvolve
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PESTALOZZI ( ) Muitas influências de Rousseau e da revolução francesa
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A Casa Espírita.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Pastoral da Educação e da Cultura
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Metodologia e os Programas de Estudo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Evangelização e família
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Evangelização Desafio de Urgência
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Perguntas de Modelação
Política Educacional Brasileira
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
“Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil Proposta DIJ - FEB - UEM 2010

Currículo para escolas de evangelização espírita FUNDAMENTAÇÃO: JESUS: “Vos me chamais o Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou.” (João, 13:13) KARDEC: “Educação: A arte de formar caracteres.” (L.E. 685a)

Currículo para escolas de evangelização espírita “Sendo o Espiritismo a revivescência do Cristianismo, nada mais natural que ele tenha no seu interior uma dimensão essencialmente educativa, uma proposta de educação moral voltada para a formação do homem de bem.” (Currículo FEB)

Currículo para escolas de evangelização espírita OBJETIVOS: a) promover a integração do evangelizando: consigo mesmo; com o próximo; com Deus.

Currículo para escolas de evangelização espírita b) proporcionar ao evangelizando o estudo: da lei natural que rege o Universo; da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal.

Currículo para escolas de evangelização espírita c) oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como: homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível.

Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM a) Caracterização: JESUS: O Mestre utilizou o exemplo e situações concretas da vivência do povo. KARDEC: O Codificador utilizou uma pedagogia baseada na pergunta, na observação, na análise, no amor.

Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM b) elementos do processo ensino-aprendizagem: o evangelizando o evangelizador; a família; o meio social; os conteúdos de ensino.

Currículo para escolas de evangelização espírita O EVANGELIZANDO ser espiritual, participa dos dois planos da vida; traz sua bagagem de conhecimentos; tem como destino a perfeição de que é suscetível; deve ser visto de forma integral e integrado. no processo educativo de auto aperfeiçoamento, se transforma e transforma a realidade em que vive;

Currículo para escolas de evangelização espírita O EVANGELIZADOR ser espiritual, em processo de evolução, vivenciando o auto aperfeiçoamento; auxiliar na construção de um Mundo melhor; facilitador do conhecimento espírita.

Currículo para escolas de evangelização espírita O EVANGELIZADOR Características que deverá reunir: conhecer os conteúdos doutrinários; ser um referencial de comportamento ético; estar convencido da importância da Evangelização; ter entusiasmo pela tarefa; ser flexível e receptivo à aquisição de conhecimentos; saber escolher metodologia: construir, elaborar, expressar o conhecimento; ter sensibilidade para avaliar.

Currículo para as escolas de evangelização espíritas A FAMÍLIA Pais e responsáveis precisam: estar conscientes de que a Filosofia Espírita deve embasar a educação dos filhos; acompanhar de perto a atuação da Escola de Evangelização; participar das reuniões de pais; freqüentar grupos de estudo; dar seu respaldo para o trabalho de Evangelização.

Currículo para escolas de evangelização espírita MEIO SOCIAL Vivenciando os princípios espíritas, evangelizando, evangelizador e família, se integrarão com o meio social mais amplo, contribuindo para a construção de um mundo mais evangelizado.

Currículo para escolas de evangelização espírita CONTEÚDOS DE ENSINO A linha didático - pedagógica buscou seus fundamentos em Jesus e em Kardec; Os conteúdos estabelecidos pelo Currículo estão dispostos de tal modo que, se bem aplicados, levarão ao atendimento dos objetivos propostos;

Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: A construção do conhecimento: dimensão cognitiva dimensão sócio-afetiva dimensão psicomotora

Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: Atividades: dinâmicas e desafiadoras; significativas; encadeadas; individuais; grupais.

Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: A expressão do conhecimento interação pensamento e linguagem interação social “Possibilita ao Evangelizador avaliar parte dos resultados do processo ensino-aprendizagem”

Currículo para escolas de evangelização espírita METODOLOGIA: do simples para o complexo; de situações concretas para a culminância espiritual. JESUS dentre outros procedimentos didáticos, consegue, por meio de perguntas e respostas, estabelecer as bases da Codificação Espírita. KARDEC

Currículo para escolas de evangelização espírita METODOLOGIA: Participação ativa do evangelizando pesquisa; experimentação; artes cênicas; artes plásticas; apresentação de aulas pelos alunos; exposição interativo-dialogada; problematização; construção de modelos;

Currículo para escolas de evangelização espírita PLANO CURRICULAR a) caracterização: Núcleo central - conteúdos doutrinários Parte complementar - práticas educativas

Currículo para escolas de evangelização espírita b) Estrutura Pedagógica: Juventude 3° Ciclo ( 18 a 21 anos) 2° Ciclo ( 15 a 17 anos) 1° Ciclo (13 a 14 anos) Infância (11 a 12 anos) (09 a 10 anos) (07 a 08 anos) Jardim ---------- (05 a 06 anos) Maternal (03 a 04 anos)

Currículo para escolas de evangelização espírita PLANO CURRICULAR Módulo I : O Espiritismo Módulo II: O Cristianismo Módulo III: Conduta Espírita – Vivência Evangélica Módulo IV: Movimento Espírita

Currículo para escolas de evangelização espírita c) Conteúdo programático: Módulo I O Espiritismo I Unidade: A criação Divina II Unidade: A ligação do Homem com Deus III Unidade: Bases do Espiritismo Módulo II O Cristianismo I Unidade: Antecedentes do Cristianismo II Unidade: Jesus e sua Doutrina III Unidade: Jesus e Kardec

Currículo para escolas de evangelização espírita c) Conteúdo programático: Módulo III Conduta Espírita e Vivência Evangélica I Unidade: O Auto-aperfeiçoamento II Unidade: Relações Familiares III Unidade: Relações Sociais IV Unidade: Relações do Homem com a Natureza Módulo IV Movimento Espírita I Unidade: Espiritismo e Movimento Espírita II Unidade: A Organização do Movimento Espírita

Currículo para escolas de evangelização espírita “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc. 16:15) “O Semeador” – Vincent Van Gogh