Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil Proposta DIJ - FEB - UEM 2010
Currículo para escolas de evangelização espírita FUNDAMENTAÇÃO: JESUS: “Vos me chamais o Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou.” (João, 13:13) KARDEC: “Educação: A arte de formar caracteres.” (L.E. 685a)
Currículo para escolas de evangelização espírita “Sendo o Espiritismo a revivescência do Cristianismo, nada mais natural que ele tenha no seu interior uma dimensão essencialmente educativa, uma proposta de educação moral voltada para a formação do homem de bem.” (Currículo FEB)
Currículo para escolas de evangelização espírita OBJETIVOS: a) promover a integração do evangelizando: consigo mesmo; com o próximo; com Deus.
Currículo para escolas de evangelização espírita b) proporcionar ao evangelizando o estudo: da lei natural que rege o Universo; da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal.
Currículo para escolas de evangelização espírita c) oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como: homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível.
Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM a) Caracterização: JESUS: O Mestre utilizou o exemplo e situações concretas da vivência do povo. KARDEC: O Codificador utilizou uma pedagogia baseada na pergunta, na observação, na análise, no amor.
Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM b) elementos do processo ensino-aprendizagem: o evangelizando o evangelizador; a família; o meio social; os conteúdos de ensino.
Currículo para escolas de evangelização espírita O EVANGELIZANDO ser espiritual, participa dos dois planos da vida; traz sua bagagem de conhecimentos; tem como destino a perfeição de que é suscetível; deve ser visto de forma integral e integrado. no processo educativo de auto aperfeiçoamento, se transforma e transforma a realidade em que vive;
Currículo para escolas de evangelização espírita O EVANGELIZADOR ser espiritual, em processo de evolução, vivenciando o auto aperfeiçoamento; auxiliar na construção de um Mundo melhor; facilitador do conhecimento espírita.
Currículo para escolas de evangelização espírita O EVANGELIZADOR Características que deverá reunir: conhecer os conteúdos doutrinários; ser um referencial de comportamento ético; estar convencido da importância da Evangelização; ter entusiasmo pela tarefa; ser flexível e receptivo à aquisição de conhecimentos; saber escolher metodologia: construir, elaborar, expressar o conhecimento; ter sensibilidade para avaliar.
Currículo para as escolas de evangelização espíritas A FAMÍLIA Pais e responsáveis precisam: estar conscientes de que a Filosofia Espírita deve embasar a educação dos filhos; acompanhar de perto a atuação da Escola de Evangelização; participar das reuniões de pais; freqüentar grupos de estudo; dar seu respaldo para o trabalho de Evangelização.
Currículo para escolas de evangelização espírita MEIO SOCIAL Vivenciando os princípios espíritas, evangelizando, evangelizador e família, se integrarão com o meio social mais amplo, contribuindo para a construção de um mundo mais evangelizado.
Currículo para escolas de evangelização espírita CONTEÚDOS DE ENSINO A linha didático - pedagógica buscou seus fundamentos em Jesus e em Kardec; Os conteúdos estabelecidos pelo Currículo estão dispostos de tal modo que, se bem aplicados, levarão ao atendimento dos objetivos propostos;
Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: A construção do conhecimento: dimensão cognitiva dimensão sócio-afetiva dimensão psicomotora
Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: Atividades: dinâmicas e desafiadoras; significativas; encadeadas; individuais; grupais.
Currículo para escolas de evangelização espírita O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: A expressão do conhecimento interação pensamento e linguagem interação social “Possibilita ao Evangelizador avaliar parte dos resultados do processo ensino-aprendizagem”
Currículo para escolas de evangelização espírita METODOLOGIA: do simples para o complexo; de situações concretas para a culminância espiritual. JESUS dentre outros procedimentos didáticos, consegue, por meio de perguntas e respostas, estabelecer as bases da Codificação Espírita. KARDEC
Currículo para escolas de evangelização espírita METODOLOGIA: Participação ativa do evangelizando pesquisa; experimentação; artes cênicas; artes plásticas; apresentação de aulas pelos alunos; exposição interativo-dialogada; problematização; construção de modelos;
Currículo para escolas de evangelização espírita PLANO CURRICULAR a) caracterização: Núcleo central - conteúdos doutrinários Parte complementar - práticas educativas
Currículo para escolas de evangelização espírita b) Estrutura Pedagógica: Juventude 3° Ciclo ( 18 a 21 anos) 2° Ciclo ( 15 a 17 anos) 1° Ciclo (13 a 14 anos) Infância (11 a 12 anos) (09 a 10 anos) (07 a 08 anos) Jardim ---------- (05 a 06 anos) Maternal (03 a 04 anos)
Currículo para escolas de evangelização espírita PLANO CURRICULAR Módulo I : O Espiritismo Módulo II: O Cristianismo Módulo III: Conduta Espírita – Vivência Evangélica Módulo IV: Movimento Espírita
Currículo para escolas de evangelização espírita c) Conteúdo programático: Módulo I O Espiritismo I Unidade: A criação Divina II Unidade: A ligação do Homem com Deus III Unidade: Bases do Espiritismo Módulo II O Cristianismo I Unidade: Antecedentes do Cristianismo II Unidade: Jesus e sua Doutrina III Unidade: Jesus e Kardec
Currículo para escolas de evangelização espírita c) Conteúdo programático: Módulo III Conduta Espírita e Vivência Evangélica I Unidade: O Auto-aperfeiçoamento II Unidade: Relações Familiares III Unidade: Relações Sociais IV Unidade: Relações do Homem com a Natureza Módulo IV Movimento Espírita I Unidade: Espiritismo e Movimento Espírita II Unidade: A Organização do Movimento Espírita
Currículo para escolas de evangelização espírita “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc. 16:15) “O Semeador” – Vincent Van Gogh