Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
F Ó RUM NACIONAL DE EDUCA Ç ÃO Hist ó rico Reivindica ç ão da Sociedade Educacional A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica.
Que EJA temos e queremos?
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
PLANO DE GESTÃO.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
1ª Consocial Informações Gerais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Consocial METODOLOGIA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
Contexto de atuação do CME
Controle Social.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
Psicologia e Segurança Pública
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Uma Escola do Tamanho do Brasil
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
REUNIÕES REGIONAIS.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Haddad lança Conferência Nacional de Educação

O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae) que será realizada em abril de Durante o encontro será realizado um balanço sobre as ações educacionais dos últimos anos e a discussão de novas perspectivas para o setor.

Até lá, serão realizadas conferências preparatórias nos estados e municípios, com a participação dos setores da sociedade civil e dos governos envolvidos com todas as etapas e níveis da educação. A intenção é mobilizar a sociedade e enriquecer o encontro nacional. De acordo com Haddad, as mudanças não ocorrem só com atos administrativos. A participação e a mobilização social já vêm ocorrendo. A realização de três conferências anteriores ajudou, segundo o ministro, a estimular o debate com a sociedade.

Historicamente, no Brasil, inúmeros movimentos sociopolíticos contribuíram para a construção de uma concepção ampla de educação, com a articulação entre os níveis e modalidades de educação com os processos educativos ocorridos fora do ambiente escolar, nos diversos momentos e dinâmicas da prática social.

A Conferência Nacional da Educação (CONAE) a ser realizada em 2010, precedida por conferências municipais e estaduais, em 2009, será um acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no Brasil. Sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou responsáveis) de estudantes se reunirão em torno da discussão pela melhoria da qualidade da educação brasileira.

A CONAE deverá, portanto, constituir-se em um espaço social de discussão da educação brasileira, articulando os diferentes agentes institucionais, da sociedade civil e dos governos, em prol da construção de um projeto nacional de educação, tendo como tema central: CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO.

O tema central da Conae - Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes e Estratégias de Ação - está relacionado a questões do dia a dia da escola. Além do tema central, serão discutidas questões como financiamento da educação, gestão democrática, avaliação, formação dos professores e visão sistêmica da educação.

Além do tema central, a CONAE terá seis Eixos Temáticos. Para cada Eixo, serão organizados vários Colóquios como propósito de garantir aprofundamentos teóricos necessários à análise das propostas, bem como para subsidiar as deliberações da CONAE. EIXOS TEMÁTICOS: I – Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade : Organização e Regulação da Educação Nacional; II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; IV – Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; V – Financiamento da Educação e Controle Social; VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Na 2ª reunião com o Coordenador Regional da CONAE, o prof. Jader da Coordenadoria Regional 19 – METRO I – no dia 17 de abril, foi proposto o dia 20 de maio como o DIA REGIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO. Este dia será destinado para a discussão dos eixos temáticos em todos os Municípios. Ainda neste dia, deverão ser redigidos os relatórios elaborados por temas, conforme os eixos temáticos, levando-se em consideração as questões locais de cada Município. Cada Unidade Escolar terá até o dia 26 de maio para entregar os relatórios já digitados e assinados.

As Unidades Escolares poderão obter maiores informações quanto aos Eixos Temáticos com os respectivos Colóquios e Regimento Interno da CONAE, através: a) da página eletrônica: b) do endereço eletrônico: