Custeio ABC - Custeio baseado em atividades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação de Custos
Advertisements

A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Sistema de Informação Gerencial
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Administração Financeira III
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ABC – Activit-Based Costing Prof. Sergio Guaraci
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Custeio por atividades
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
MÉTODOS DE RATEIO Prof Samir Silveira.
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR
Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque:
CUSTOS.
A Logicon Sistemas As soluções da Logicon Sistemas lhe ajudam a gerenciar e organizar os processos operacionais e administrativos envolvidos na gestão.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
2 . Custos para avaliação de estoques.
Unidade 2.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Novos Serviços Prestados
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Tema 4– Critérios ou Métodos de Custeio
Unid. 6 – Custeio Baseado em Atividades
Planejamento Estratégico
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Iniciando na logística empresarial
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Planejamento e Responsabilidade Social
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
CONTABILIDADE GERENCIAL
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Custeio baseado em atividades
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL.
MÉTODO ABC Trabalho elaborado por: Lícia Fernandes.
Plano de Negócios.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Administração e Análise de Custos Prof.Mônica
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
ADEQUAR AS ESTRUTURAS DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA Sub-projeto:
Como deve ser classificada a Propaganda do Produto
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Disciplina: Contabilidade Gerencial
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
Gestão de Custos Aula 1.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Controladoria.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Contabilidade de Custos Prof. Alexandre
Transcrição da apresentação:

Custeio ABC - Custeio baseado em atividades

O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando assim as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes. Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.

O ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permite ainda que se tome ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros

No sistema de custeio ABC a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios. No primeiro estágio, denominado de “custeio das atividades”, os custos são direcionados as atividades. No segundo estágio, denominado de “custeio dos objetos”, os custos das atividades são atribuídos aos produtos, serviços e clientes. Assim como os demais sistemas de custeio ele também tem suas restrições e entre elas a de não ser aceito pelo fisco. Pelas suas próprias características, o ABC tem como fortes candidatas a sua implantação as organizações que utilizam grande quantidade de custos indiretos no seu processo produtivo e que tenham significativa diversificação em produtos, processos.

Embora suficientemente simples o sistema de custeio ABC tem contribuído para melhorar sensivelmente a tradicional metodologia de análise de custos. Seu objetivo é rastrear as atividades mais relevantes para que se identifiquem as mais diversas rotas de consumo do recursos da empresa. Por meio dessa análise de atividades busca-se planejar e realizar o uso eficiente e eficaz dos recursos da empresa. A atribuição de custos as atividades é feita de uma forma criteriosa de acordo as seguintes prioridades:

1) Alocação direta: isto se faz quando há uma identificação clara direta e objetiva de certos itens de custos com certas atividades; 2) Rastreamento: é uma alocação com base na identificação da relação causa efeito entre a ocorrência da atividade e a geração de custos. Essa relação é expressa através de direcionadores de custos de primeiro estágio também conhecidos como direcionadores de custos e recursos; 3) Rateio: o rateio é realizado quando não há a possibilidade de utilizar nem a alocação direta, nem o rastreamento.

A medida que as empresas utilizam tecnologia de produção mais avançadas os custos indiretos de fabricação aumentam e o valor da mão-de-obra direta diminui. Assim a distribuição dos custos indiretos proporcionalmente a mão-de-obra direta conduz a um custeio incorreto dos produtos. Nesse intenso movimento de mudanças o processo de gestão empresarial passa por novos desafios e os gestores necessariamente passam a trabalhar com novos modelos de decisão e esses novos modelos de decisão demandam novas informações. Não podemos esquecer que a informação é a matéria-prima do processo de tomada de decisões.

Vantagens e Desvantagens do Custeio ABC.

Como vantagens podemos ressaltar • informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio; • adequa-se mais facilmente as empresas de serviços pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades; • menor necessidade de rateios arbitrários; • atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade; • obriga a implantação permanência e revisão de controles internos; • proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;

• identifica de forma mais transparente onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos; • identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade; • pode ser empregado em diversos tipos de empresas; • pode ou não ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade; • pode fornecer subsídios para gestão econômica custo de oportunidade e custo de reposição; • possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.

Desvantagens • gastos elevados para implantação; • alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados; • necessidade de revisão constante; • leva em consideração muitos dados; • informações de difícil extração; • dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;

• necessidade de reorganização da empresa antes de sua implantação; • dificuldade na integração das informações entre departamentos; • falta de pessoal competente qualificado e experiente para implantação e acompanhamento; • necessidade de formulação de procedimentos padrões; • não é aceito pelo fisco; • maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las.

O sistema de custeio ABC apresenta diversas vantagens que devem ser cuidadosamente analisadas pelas empresas com o sentido de serem tirados proveitos de suas informações colocando a entidade em uma posição privilegiada. Contudo a necessidade imposta pelo mercado os custos de implantação e acompanhamento o recurso humano necessário os produtos envolvidos as necessidades dos gestores etc., devem ser analisados para que se dimensionem as vantagens e desvantagens para cada instituição. Não se pretendeu ser finalista nos estudos sobre vantagens e desvantagens do ABC visto que em cada entidade pode se numerar outros pontos. O que deve ocorrer é manter-se sempre pronto para as mudanças mercadológicas e estar sempre preparados para reorganizar o sistema de custeio ABC de maneira harmônica com cada momento da economia. 

CONCLUSÃO Ficou muito mais claro a idéia de Custo por Absorção e Custo Baseado na Atividade. Suas idéias básicas nos mostraram a eficiência de seus conceitos. A idéia de que os custos são essenciais para a empresa é um fator determinante. Hoje em dia todas as decisões empresariais devem ser tomadas com base nas informações fornecidas pelo custo. Nenhuma informação deve ser desprezada. Ao analisar o sistema ABC, fica difícil exemplificar com dados numéricos a sua contabilização isso pq como já dissemos é preciso ter um conhecimento único da empresa e de todo o seu sistema de informação e produção.

BIBLIOGRAFIA • Contabilidade de Custos – Elizeu Martins • Contabilidade Empresarial – José Carlos Marion