produto Projeto e Desenvolvimento do

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Amintas engenharia.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
Sistemas de Informações Gerenciais
Rational Unified Process
Gerenciamento de Projetos
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Como organizar um, sem esquecer nada
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Custos ... afinal, o que é isto?
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula
Técnicas de orçamento de capital
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Gerenciamento do escopo do projeto
Apresentação do Projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Questionário de Avaliação Institucional
Fundamentos do Design.
Como Desenvolver Sistemas de Informação
25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 1 O que é o Design / Design Industrial Uma visão Pessoal para aplicação no Projecto 1.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Logística Interna.
Provas de Concursos Anteriores
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
CONCEITOS DE QFD: QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT.
A CRISE INTERNACIONAL E O MERCADO DE COMPENSADO – TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS MARCO TUOTO MARÇO, 2009 IRATI-PR / BRASIL 1.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Prof. Everton da Silva Correa
ME623 Planejamento e Pesquisa
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
BENCHMARKING.
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Professora Carol/Geografia
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Projeto de Banco de Dados
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
Técnicas e Projeto de Sistemas
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos
Definição do Termo Marketing
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Identificando Oportunidades
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
INTRODUÇÃO AOS S.I.M. Sistemas Integrados de Manufatura
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Transcrição da apresentação:

produto Projeto e Desenvolvimento do UFERSA | Eng. de Produção | Kléber Barros

Roteiro da aula TEMA 1 – INTRODUÇÃO AO DESIGN 1 – Design - Bases Históricas 2 – Design - Conceitos 3 – Design de Produto - Definições 4 – Reflexões 5 - Conclusões 2

Produto – Bases Históricas A relação do homem com os produtos tridimensionais é tão antiga quanto a própria humanidade. Adveio da necessidade de sobrevivência. (ROMEIRO, 2006) Ferramentas miniaturizadas Eficiência no processo de caça Nova formação na divisão do trabalho Mulheres dedicadas aos filhos Redução da mortalidade infantil Aumento da população dos humanos A evolução das necessidades do homem também fez evoluir os projetos de novos produtos. Figura 1 – Produto / homem Fonte: Adaptado de Vidal (2003) 3

Design - Bases Históricas O Design de produto, dada a sua relação com os processos de produção industriais e sua origem na Revolução Industrial, começa a se delinear no século XIX. Ganha maturidade e sofre uma profunda revolução com as experiências feitas na Bauhaus, no início do século XX, praticamente definindo a noção atual da atividade e da profissão. (ROMEIRO, 2006) 4

Design - Bases Históricas BAUHAUS 1919 – Inaugurada a Escola de Arquitetura Bauhaus em Weimar (Alemanha) pelo seu fundador Walter Gropius. Tornou-se o berço do Design Mundial. 1925 – O governo local cortou os subsídios à escola, obrigando sua transferência para outra cidade. Dessau (Alemanha) 1932 – A nova escola de Dessau foi fechada pelos Nazistas e seus principais expoentes migraram para Inglaterra e para os Estados Unidos. 2009 – Em Weimar (Atualmente Escola Superior) Em Dessau (Atualmente Fundação Bauhaus) 5

Design de Produto - Conceitos “[...] O design se refere aos produtos tridimensionais ou máquinas, fabricados exclusivamente por processos modernos de produção para distingui-los dos métodos manuais tradicionais [...]”. (TEDESCHI, 1968) 6

Design de Produto - Conceitos “Existe uma infinidade de produtos que pertencem a um universo de produção não industrial, mas que utilizam o projeto, a funcionalidade e estética em seus princípios projetuais e que são produtos do Design”. (MALDONADO, 1977) CONTRA- PONTO 7

DEFINIÇÃO oficial do ICSID Design de Produto - Conceitos DEFINIÇÃO oficial do ICSID Atividade envolvida nos processos de desenvolvimento de novos produtos, estando ligada ao uso, função, produção, mercado, utilidade e/ou estética dos produtos. (ICSID - International Council of Society of Industrial Design, 2009) 8

Produtos USO FUNÇÃO ESTÉTICA PRODUÇÃO MERCADO UTILIDADE ESTRUTURA PÚBLICO NECESSIDADE PROJETO

Produtos 10

Produtos 11

Design de Produto Utilizado como ferramenta estratégica, o design fornece condições de planejamento, concepção e especificação dos objetos, amarradas à sua natureza tecnológica e os demais processos que fazem parte de sua produção [...] (GOMES FILHO, 2003) 12

Design de Produto Desenvolver produtos consiste em um conjunto de atividades por meio das quais busca-se, a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, e considerando as estratégias competitivas e de produto da empresa, chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, para que a manufatura seja capaz de produzi-lo. (ROZENFELD, et al 2006) 13

Design de Produto “O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade complexa. Ela requer pesquisa, planejamento cuidadoso, controle meticuloso e o mais importante, métodos sistemáticos” (BAXTER, 2001) 14

Se liga aí ! DESIGN é o método, a atividade de projetar algo, o atributo do produto, o curso superior que pode ser Design de Produto, Design Gráfico ou Web Design. DESIGNER é o profissional formado em Design, o criador, a pessoa, a profissão que pode ser Designer de Produto, Designer Gráfico ou Web Designer. 15

Design de Produto Um novo produto deve ser desenvolvido com base na inovação, conhecimento do mercado-alvo, características do produto, fontes de tecnologia, habilidades da empresa, atores envolvidos, organização e qualidade de execução das atividades. (FASCIONE, 2007) 16

IMPORTANTE ! O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade importante, mas também muito arriscada. A cada 10 idéias sobre novos produtos, 3 serão desenvolvidas, 1,3 lançadas no mercado e apenas uma será lucrativa ! (BAXTER, 2001) 17

Design de Produto Não se deve projetar sem método, pensar de forma artística procurando logo a solução, sem se ter feito uma pesquisa para se documentar acerca do que foi feito de semelhante, sem saber que materiais utilizar para a construção, sem ter precisado bem a sua exata função. (MUNARI, 1985) 18

Design de Produto Qualquer objeto - um parafuso, um prédio, um avião, um lápis, etc – concebido pelo homem é um produto, embora as metodologias e processos estejam em sua maior parte centrados no desenvolvimento de produtos industriais, fabricáveis em série. Neste caso, o importante para o desenvolvimento da atividade projetual não é necessariamente o produto a ser desenvolvido, mas o rigor e a consistência do método utilizado. 19

Vamos pensar ... “A excelência do projeto não está diretamente ligada à tecnologia utilizada, ou a complexidade do produto” Um pedaço de metal, como um arame, retorcido três vezes, em direções opostas, em formato retangular, triangular ou arredondado. Que produto é este? Trata-se de um produto complexo ou simples? 20

O Clipe foi inventado em 1899 por Johan Vaaler, um Norueguês graduado em ciências, eletrônica e matemática. Durante a II Guerra os Noruegueses utilizavam clipes presos às roupas em sinal de protesto e patriotismo. Não podemos necessariamente associar a excelência da solução à complexidade do problema !

Qual produto é referência em termos de Design? Vamos pensar ... 22

Os dois produtos são referência em Design na sua época ! Vamos pensar ... Os dois produtos são referência em Design na sua época ! O Design não se refere apenas a estética, a forma plástica do produto, mas também ao projeto, a função, a estrutura e aos materiais. 23

Fixando o conteúdo ... O Design de produto se refere a toda atividade projetual que se presta a conceber e desenvolver um novo produto utilitário, que supra uma necessidade humana e que esteja ligada ao uso, função, produção, mercado, utilidade e/ou estética do produto. 24

Artesanato História da Atividade Projetual Característica Básica: Domínio da tecnologia de projeto e produção por uma única pessoa, ou por um grupo relativamente restrito 25

História da Atividade Projetual No artesanato a base para aquisição do conhecimento necessário à construção do objeto é a tradição. A competência para atividade de construção de produtos é muito mais calcada no aprendizado do ofício junto a um “mestre” do que na concepção de “novos” produtos. 26

História da Atividade Projetual O artesanato representou no seu tempo uma forma de atendimento adequado às necessidades do cliente. 27

Controle dos meios de produção História da Atividade Projetual Controle dos meios de produção O mestre artesão possuía teoricamente o domínio da competência requerida para sua função e o controle dos meios de produção necessários. 28

Controle dos meios de produção História da Atividade Projetual Controle dos meios de produção Os artesãos formavam grupos de acordo com a competência, as corporações de oficio, que possuíam uma estrutura de aprendizado profissional bastante complexa. O Conhecimento era passado por meio da experiência no trabalho, e do acompanhamento do mestre pelo aprendiz que posteriormente poderia tornar-se mestre 29

História da Atividade Projetual As Corporações de Ofício eram associações, existentes no final da Idade Média, que reuniam trabalhadores (artesãos) de uma mesma profissão. Existiram corporações de ofícios de diversos tipos como, por exemplo, carpinteiros, ferreiros, alfaiates, sapateiros, padeiros, entre outros

História da Atividade Projetual PRODUÇÃO DA RENDA DE BILRO EM NATAL - RN

Atividade Projetual Evolução da Atividade Projetual O período das grandes navegações foi marcante para o desenvolvimento da atividade projetual. A arte de construir navios envolvia diversas formas de competência em um trabalho conjunto altamente sofisticado. 32

Atividade Projetual Evolução da Atividade Projetual A construção de caravelas constituiu-se um marco pela utilização de desenhos construtivos em perspectiva, como o objetivo expresso de documentar a construção do barco e transmitir informações entre os diversos envolvidos. 33

Atividade Projetual Evolução da Atividade Projetual O Início da Revolução Industrial no Século XVIII marcou a difusão de novos produtos e desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas a manufatura. Data de 1700 a primeira referência à atividade do Design, concepção, por um especialista, de novos produtos para a manufatura 34

Atividade Projetual Evolução da Atividade Projetual A divisão internacional do trabalho, reservando às colônias o papel de consumidores de bens industriais, proporcionou condições para o aumento nos níveis de produção e redução dos custos dos produtos, além de fomentar ainda mais o comércio internacional 35

Evolução na Europa e nos Estados Unidos Evolução da Atividade Projetual - Design Evolução na Europa e nos Estados Unidos Na Europa: Ligada à arte (Bauhaus): Orientação de produção voltada para uma retomada dos ideais do “artesanato” que depois evoluiu para um enfoque voltado pare empresa. 36

Evolução na Europa e nos Estados Unidos Evolução da Atividade Projetual - Design Evolução na Europa e nos Estados Unidos Nos Estados Unidos: Ligada à Industria. Em conseqüência da ausência de “história” ligada ao artesanato desenvolveu-se atividades fortemente voltadas para produção industrial de bens em sistema “de massa”. Fabricação do FORD T 37

CURIOSIDADE ! O Francês naturalizado americano Loewy foi um dos responsáveis pela introdução de conceitos de “melhoria contínua” em produtos, com lançamentos periódicos de novos modelos que representavam significativa vantagem para o usuário, levando ao desejo pela aquisição de um novo produto. 38

Raymond Loewy teve um papel essencial na promoção da profissão de designer, mostrando os benefícios da aplicação de um design funcional. Como o próprio afirmou, o bom design dos produtos torna-os maiores sucessos de mercado, reduz os custos de produção, melhora o prestígio dos produtos, aumenta os lucros da empresa, beneficia o cliente e aumenta o emprego.

Evolução no Brasil Evolução da Atividade Projetual No Brasil, estima-se que a atividade projetual de design de produtos teve início em meados do século XX. O conhecimento e divulgação das experiências não- acadêmicas de design, anteriores ao ensino sistematizado no país, chama atenção para a riqueza cultural que esses objetos representam e mostram que a história do design brasileiro pode ser mais extensa do que se imagina. 40

Ícones do Design no Brasil Evolução da Atividade Projetual Ícones do Design no Brasil Poltrona “Mole” de Sérgio Rodrigues, Sandálias Havaianas e Sandália Melissa dos Irmãos Campana. 41

Foco da atividade projetual atual Evolução da Atividade Projetual Foco da atividade projetual atual Projeto centrado nas necessidades do usuário e produtos ecologicamente corretos. All Star feito de material reciclado de garrafa PET. Cabedal, forro interno e cadarço são confeccionados a partir de matéria-prima gerada das garrafas e demais materiais, como ilhoses em alumínio, borracha e EVA, procedentes de componentes reaproveitados. E a cola é à base de água. Cadeira produzida para acomodar bem 99% dos usuários. Projeto centrado no consumidor.

Projeto de Grandes Produtos Design na Europa e nos Estados Unidos SEC XV Construção das primeiras caravelas SEC XIV SEC XVIII Projeto de Grandes Produtos Revolução Industrial Design na Europa e nos Estados Unidos Design no Brasil Design 2009 Pré-História Produção Artesanal Atendimento ao mercado com produtos de usufruto Difusão de novos produtos e novas tecnologias SEC XIX Europa: ARTE (BAUHAUS) EUA: Indústria e produção em massa Necessidade de sobrevivência PRODUTO PRODUTO SEC XXI Influência Européia e Americana SEC XX Necessidade do usuário e consciência ecológica

QUE PRODUTO É ESSE? Teste sua criatividade !! 44