ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi
Advertisements

SOCIOLINGUÍSTICA.
Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil Profa. Dra
Análise Automática do Discurso
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Uma supernova é uma explosão estelar que produz objetos muito brilhosos na esfera celeste, dai que se lhes chama-se inicialmente Estrela nova o simplesmente.
Dispositivo de Análise
O texto e o discurso na história do pensamento da linguagem I
O texto e o discurso na história do pensamento da linguagem I
Tópicos Especiais em Teoria e Análise do Discurso 2/2011.
Análise do Discurso: introdução
A Lingüistica Pré e Pós Saussureana
ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
Linguística Histórica – Maria Clara Paixão de Sousa
Curso Livre de Humanidades – Marxismo
Paradigma do signo Conceitos.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTRUTURALISMO De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as inter-relações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro.
UFRGS -  Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura
Os clássicos e o trabalho
Prof. Ivan Claudio Guedes
Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014
Linguagem, alfabetização e letramento
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
USP 2013 Márcia Cançado (UFMG)
LINGUAGEM E IDEOLOGIA TURMA: G
O Currículo e as Teorias Críticas
O Discurso Joselita Boaventura e Íngrede Sacramento DMMDC/FACED/UFBA 15/10/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
PSICANÁLISE.
EDITORAÇÃO Aula 6 Prof. Rogério X. Neves 2º Semestre 2014.
História da comunicação.
(in Aparelhos Ideológicos de Estado Louis Althusser)
Ideologia um conceito complexo
Para uma visão marxista das relações internacionais
Pierre Bourdieu: habitus, racionalidade e o mercado linguístico
Estrutura do documento:
CEAP – 2012 Disc. Sociologia Geral e Jurídica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Aula de Sociologia – Karl Marx
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Sociologia Clássica e Educação II
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Concepções de linguagem e ensino de português
Perspectiva Benvenistiana
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
II Unidade Semiótica.
Disc. Sociologia Geral e Jurídica
Linguagem e Psicanálise
ESCOLA DE FRANKFURT.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Mediação Semiótica em Vygotsky
Profª SILVIA MARIA DE SOUSA LINGUíSTICA III 2014
22/9/20151www.nilson.pro.br. Numa abordagem processualística, a mensagem é o conteúdo da comunicação. Resulta de uma intenção (evidente ou não, consciente.
Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
Linguística Aprofundamentos
O Texto nos Estudos da Linguagem
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Análise de Conteúdo de Bardin
Karl Marx e o materialismo histórico
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
ENSINAR a APRENDER a LER,
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
O texto como objeto de estudo: de elemento empírico a categoria teórica Profa. Solange Mittmann UFRGS – IL – DECLAVE LET01424 – Teoria do Texto.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA PROF.ª Me. Angélica Lino S. Moriconi

Influência do Estruturalismo, do Marxismo e da Psicanálise ORIGEM: FRANÇA- DÉCADA DE 60 JEAN DUBOIS (Lexicólogo) MICHEL PÊCHEUX (Filósofo) Cenário do marxismo e da política. Dubois e Pêcheux estavam envolvidos no cenário do marxismo e da política. Nasce, pois, o projeto da Análise do Discurso que se inscreve num objetivo político e a Linguística oferece meios para abordar a política.

Estudada a partir de suas regularidades. Estruturalismo OBJETO DE ESTUDO: LÍNGUA Estudada a partir de suas regularidades. O que importa é a apreensão da totalidade do objeto: influências externas - não afetam o sistema, a estrutura.

ALTHUSSER Ideologia e aparelhos ideológicos do estado(1970) RELEITURA DE MARX: AS IDEOLOGIAS TÊM EXISTÊNCIA MATERIAL: CONJUNTO DE PRÁTICAS MATERIAIS QUE REPRODUZEM AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO. METÁFORA MARXISTA DO EDIFÍCIO SOCIAL: BASE = INFRA-ESTRUTURA INSTÂNCIAS POLÍTICO-JURÍDICAS E IDEOLÓGICAS= SUPERESTRUTURAS A INFRA-ESTRUTURA DETERMINA A SUPERESTRUTURA: (MATERIALISMO HISTÓRICO) Ideologia: reprodução do modo de produção, uma vez que é por ele determinada.

Relação entre a Linguística e a proposta althusseriana: A linguagem se coloca como uma via por meio da qual se pode depreender o funcionamento da ideologia. Materialidade: Discurso dos AIE

Nascimento da Análise do Discurso Linguística saussuriana: língua: insuficiente Saussure: significação é sistêmica Michel Pêcheux: significação: fala/Sujeito Objeto de estudo: discurso Sujeito e sentidos: Históricos e Ideológicos. As condições sócio-históricas de produção de um discurso são constitutivas de sua significação.

A psicanálise lacaniana nos estudos do discurso FREUD: Inconsciente A ideia de sujeito homogêneo cede lugar à ideia de sujeito clivado, dividido entre o consciente e o inconsciente. LACAN: O inconsciente se estrutura como linguagem que interfere no discurso efetivo: o discurso é sempre atravessado pelo discurso do outro, do inconsciente. SAUSSURE: critério posicional dos elementos no sistema.

Lacan X Saussure A noção de sujeito Lacan: Sujeito X Outro Sujeito dessubstancializado não está onde é procurado ( Consciente) – local da ilusão do sujeito “centro” – mas no inconsciente, local do “outro”. Lacan inscreve o sujeito no sistema. Pura continuidade, descompleta o conjunto dos significantes. Saussure: Sujeito X Sistema Saussure: o sistema não é afetado por nada externo a ele.

Pensamento Lacaniano e fundação da análise do discurso O sujeito lacaniano, clivado, dividido, mas estruturado a partir da linguagem, fornece para a AD uma teoria do sujeito condizente com a concepção de texto como produto de um trabalho ideológico não consciente.

A TEORIA SEMIÓTICA DO TEXTO SAUSSURE: Língua (dimensão máxima: frase) objetos concebidos fora do contexto da enunciação. M. BRÉAL: Estudos de semântica (década de 60) HJELMSLEV: isomorfismo entre o plano da expressão e do conteúdo. Objeto: plano do conteúdo: ampliação da noção da unidade de estudo: da frase para o texto.

A NOÇÃO DE TEXTO Texto: SEMIÓTICA: OBJETO DE ESTUDO : TEXTO 1. Objeto de significação “Um todo de sentido” Análise estrutural (interna) 2. Objeto de comunicação “OBJETO CULTURAL” Análise externa do texto